Alimentar 1% da população mundial sem impactar negativamente o meio ambiente: como a Agrotools contribui com esta missão do McDonald’s

“Antes da Agrotools, toda reunião começava com ‘Este projeto é impossível’.”

Diretora Global de Sustentabilidade do McDonalds

A McDonald´s Corporation é a maior rede mundial de restaurantes de fast food, servindo cerca de 68 milhões de clientes ao dia, o equivalente a 1% da população do planeta, sendo um dos maiores compradores de carne bovina do mundo. Com nome de peso no fornecimento global de alimentos, a companhia está ciente da representatividade da marca junto à sociedade, fato que coloca o grupo em posição estratégica para influenciar a melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente.

Por isso, o grupo criou sua própria política de práticas socioambientais, firmando o compromisso de eliminar o desmatamento de sua cadeia de suprimentos globais até 2030. Este objetivo está previsto no documento Commitment on Forests, criado pela corporação e que deve reger a compra das principais matérias-primas da companhia. A empresa declarou publicamente sua intenção de obter parte da carne bovina de fornecedores que participam de programas de sustentabilidade alinhados aos princípios e critérios do GRSB (Global Roundtable for Sustainable Beef) e que atendem seus requisitos para produção sustentável. A grande questão era como fazer esse compromisso se realizar, na prática. Como monitorar em tempo real uma quantidade enorme de fornecedores, em países diferentes.

Big Mac Digital

“A solução Brand viabiliza a digitalização das informações da cadeia de fornecimento, protegendo o maior ativo das companhias: a própria marca.”

Breno Felix, diretor de produtos e inovação da Agrotools

Com tecnologia 100% brasileira, a Agrotools assumiu o desafio de rastrear a origem de toda a carne bovina exportada do Brasil e vendida nos restaurantes da marca no mundo, monitorando a proveniência de suprimentos da corporação e mitigando riscos do supply chain do grupo na Argentina, Austrália, Paraguai e Brasil. 

A solução digital Agrotools Brand foi a tecnologia apropriada para atender aos propósitos de monitoramento dos fornecedores da McDonald ‘s. A ferramenta – também utilizada por grandes nomes do varejo como Carrefour, Frooty e Walmart – foi desenvolvida devido à crescente necessidade de se compreender os bastidores do agronegócio e, adicionalmente, influenciada por diversos tratados e protocolos de sustentabilidade internacionais, que levaram alguns grandes nomes do varejo a mudarem seus processos de aquisição de mercadorias para se manterem conformes com as novas convenções de sustentabilidade, garantindo a blindagem de suas marcas, evitando danos à reputação e, consequentemente, ao faturamento.

A tecnologia Brand permite que as empresas saibam que seus produtos estão de acordo com os padrões exigidos pelo mercado e pela sociedade, unindo todos os elos da cadeia de fornecimento em uma única plataforma, com rastreamento de todo o processo. 

“O sucesso das parcerias estabelecidas pela Agrotools reside no fato de desenvolvermos tecnologias criadas para auxiliar na aquisição/concessão da matéria-prima/crédito sustentável, em compliance com os respectivos protocolos de sustentabilidade existentes no mundo.”

Sérgio Rocha, CEO da Agrotools

Desafio da soja

Além de toda o projeto para a cadeia a carne bovina, a Agrotools também foi chamada para entender as complexidades e os desafios da cadeia de suprimentos da soja. Desde 2019, o McDonald’s e a Agrotools estão desenvolvendo uma abordagem para estimar as origens deste grão, revisando estratégias de fornecimento responsável, com base nas iniciativas projetadas para separar a soja do desmatamento.

O que a solução Agrotools garante para o McDonald´s?

  • Compreensão da cadeia de valor da corporação, monitorando de forma totalmente digital, prática e eficaz as múltiplas commodities existentes no processo. 
  • Adaptação da política de sustentabilidade da companhia para cada país.
  • Rastreio dos volumes de carne a serem adquiridos pelo McDonald´s, atendendo a Política de Compra de Carne sem Desmatamento. 
  • Avaliação das fazendas, com o uso de imagens de satélites, juntamente com a análise de dados para determinar se as áreas cumprem a política de carne bovina livre de desmatamento.
  • Análise de risco do território para desenvolver uma pontuação para cada região, baseada na variedade de fontes de dados, avaliando riscos, como pontos críticos ambientais e sociais.

Os resultados da solução Agrotools para o McDonald’s já provaram a conformidade com políticas socioambientais exigidas e com aquelas estabelecidas pela própria corporação, mantendo o nome da empresa desvinculado de fornecedores não idôneos, o que promoveria sérios prejuízos reputacionais e financeiros. A ideia da McDonald´s Corporation é inspirar outras empresas e pessoas – envolvidas ou não com a marca – a fazerem a diferença para o planeta.


Sua empresa compra matéria-prima agropecuária de forma indireta e quer proteger a marca e mitigar riscos reputacionais durante o processo? Conheça a solução digital Agrotools BRAND.

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