Financiamento rural além do Plano Safra: oportunidades e desafios

Principal instrumento para o repasse de recursos públicos para o financiamento rural, o Plano Safra 21-22 foi liberado recentemente pelo Governo e deve injetar bilhões no setor Agro nos próximos meses. 

No entanto, se a sua instituição financeira não faz parte do grupo de parceiros governamentais para a concessão de crédito rural, não há problema. Neste artigo, falamos sobre como vencer os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de financiamento agrário para além do programa de repasse público. Confira. 

O Plano Safra e a concessão de crédito rural 

Desde 2003, o Plano Safra é o programa do Governo Federal responsável pela destinação de recursos públicos para financiar as atividades agrícolas de pequenos, médios e grandes produtores do país. 

Por meio do programa, produtores rurais podem solicitar às instituições financeiras parceiras crédito para ações de custeio, investimento e comercialização de suas safras. Para o período 21-22, o Governo Federal liberou mais de R$ 250 bilhões, valor distribuído entre os 12 bancos parceiros do plano. 

Apesar do aumento de mais de 6% no valor liberado pelo Governo, em comparação com o período 20-21, o programa ainda não atende a toda a demanda do setor Agro, fortemente dependente de financiamento para o custeio de sua operação. 

E no cenário atual, com o boom das commodities e a alta do dólar, produtores que não querem perder a chance de aproveitar o bom momento, têm recorrido ainda mais à solicitação de crédito: conjuntura ideal para bancos e cooperativas que atuam na oferta de financiamento rural. 

Os desafios de oferecer financiamento para o campo

Mesmo em um cenário favorável, com alta demanda, a concessão de crédito agrícola lida com desafios diários, que podem tornar as operações caras, lentas e arriscadas. 

banner agribureau

A rotina em muitas das financeiras que atuam no setor agro é preenchida por problemas como: 

  • lentidão na análise das solicitações de crédito
  • inviabilidade do monitoramento de territórios rurais
  • necessidade de coletar dados de forma presencial e manual 
  • falta de informações para uma melhor análise de riscos 

As dificuldades encontradas para ter acesso a dados e para fazer o monitoramento da carteira de clientes aumenta os riscos das operações e tira transparência dos processos. O que afasta produtores e pode levar instituições a perderem boas oportunidades de negócio. 

As oportunidades do boom do agro para quem fornece crédito agrícola 

Apesar dos muitos desafios, o cenário atual, com demanda por aumento de produção, apresenta para quem financia o agro ótimas oportunidades, com produtores e empresas do campo precisando de capital para custear, expandir e comercializar sua produção. 

E para não perder essas oportunidades, bancos e cooperativas de crédito precisam estar atentos às tendências, em busca de recursos que otimizem sua operação, para tornar seus processos mais ágeis, transparentes e seguros para a própria instituição, mas também para quem pede crédito. 

O papel da tecnologia no aperfeiçoamento da concessão de financiamento rural 

Para quem quer se destacar da concorrência na concessão de crédito — inclusive das instituições parceiras do Plano Safra —, investir em tecnologia é a escolha certa. Com os recursos de uma solução digital como o Credit, é possível garantir acesso a dados e verificar todos os critérios que devem ser analisados na oferta de financiamento agrícola.  

A solução da Agrotools desenvolvida para facilitar a rotina das instituições financeiras que atuam no mercado agro digitaliza todos os processos de validação, análise e monitoramento das operações de concessão de crédito para o campo. Oferecendo vantagens como:

  • mais qualidade na coleta de evidências de campo
  • valoração de garantias de forma 100% remota
  • gestão ativa da carteira de clientes
  • aumento no número de vendas de crédito
  • análises ESG feitas em apenas alguns segundos
  • blindagem e valorização da marca 

Se você precisa aperfeiçoar seus processos de concessão de financiamento rural para aproveitar o momento favorável do mercado, fale com os especialistas da Agrotools e conheça todos os recursos do Credit. Nossa solução transforma o modo como financeiras, bancos e cooperativas oferecem crédito para produtores e empresas do segmento agro.

CREDIT

Compartilhar este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Anterior
Próximo

Mais para explorar