Blog

Caramuru Alimentos investe em solução digital Agrotools

Caramuru Alimentos investe em solução digital Agrotools

15 de fevereiro de 2021

Tempo de Leitura: 4 minutos

Caramuru investiu em solução digital para conhecer sua cadeia de fornecedores e manter blindagem reputacional

A ferramenta digital Safe foi escolhida para atender as exigências da Caramuru, principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola, cujo objetivo é a sustentabilidade de suas operações comerciais no relacionamento com os fornecedores de matéria-prima.

São Paulo, outubro de 2019 – A demanda por produtos sustentáveis, com produção que respeite a sociedade e o meio ambiente, cresce mundialmente, fazendo com que empresas repensem e cessem compras e financiamentos de fornecedores que não estejam em conformidade com a legislação ambiental e trabalhista.

Mas como saber quem são esses fornecedores socioambientalmente corretos, sem acesso a informações verdadeiras?

Há cerca de dois anos, a Caramuru Alimentos, principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola, também tinha essa dúvida e apresentou à Agrotools um desafio: como blindar a reputação de uma empresa, já comprometida com a responsabilidade socioambiental em suas operações junto a sua cadeia de fornecimento e financiamento?  A necessidade de blindagem transcendia a questão ética e impactava diretamente fatores comerciais, como atender requisitos legais – nacionais e internacionais – de stakeholders para se manter em ação tanto no mercado interno, como externo.

Para suprir essas expectativas, a Agrotools indicou o Safe, uma solução digital 100% nacional e proprietária, desenvolvida com base em dados territoriais. Por meio do Safe é possível saber o DNA de determinada área rural: campos desmatados, terras indígenas e áreas embargadas, entre outros indicadores, são detectados, proporcionando segurança sobre a verdadeira origem da matéria-prima.

“Até a utilização do Safe, a Caramuru operava com gestão tabular dos dados, o que poderia gerar inconformidades territoriais”, afirma o gerente de Agricultura da Caramuru, André Luís. “O Safe permitiu que a empresa mapeasse e detectasse – talvez pela primeira vez – todo o portfólio de fornecedores que possui no país.”

Segundo o diretor de Fomento, Davi Depiné, a transição para essa gestão geográfica e digital, graças ao empenho e foco dado, ocorreu em curto espaço de tempo. Hoje, a Caramuru faz emissão de extratos para verificar o status de sua cadeia de fornecimento: se estão em compliance em relação a aspectos socioambientais, citados em lista de embargo do Ibama, por exemplo, ou na “lista suja” do Ministério Público do Trabalho, que relaciona atividades de trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Graças à utilização do Safe, a empresa também tem acesso a critérios espaciais, como o Prodes, do Inpe – que realiza monitoramento por satélite do desmatamento na Amazônia Legal  e Cerrado – além de verificar embargos ambientais, sobreposição de terras indígenas, unidades de conservação e outros.

Dessa forma, utilizando tecnologia brasileira para monitorar riscos nas relações com fornecedores do agro no território nacional, a Caramuru conquistou transparência e agilidade para suas transações comerciais, dando respaldo tanto para investidores internacionais como para seus acionistas. “A solução digital não trouxe apenas blindagem, mas também percepção de valor para um produto que, muitas vezes, está só referenciado como commodities”, diz o diretor Comercial e de Marketing da Agrotools, Lucas Tuffi. “Assim, podemos afirmar que a sustentabilidade virou vetor de eficiência e agregou valor aos negócios da Caramuru.”

“Em um segundo momento no trabalho com esse cliente, estruturamos um protocolo personalizado de riscos socioambientais, permitindo que a Caramuru atendesse a critérios internos e externos relacionados ao seu negócio, como Moratória da Soja e Protocolo dos Grãos, entre outros, para que possa – online e real time – monitorar riscos utilizando a plataforma da Agrotools.”, ressalta Tuffi.

Mais ações Agrotools 

A fim de maximizar o desenvolvimento de estratégias de gestão de risco para seu cliente, a Agrotools também presta consultoria para a Caramuru Alimentos relacionada a outros assuntos técnicos, como checagem de motivos de embargos de fornecedores, criação de mapas personalizados e construção de gráficos de gerenciamento de dados sob demanda.


Tecnologia sob medida para

sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 

 IR PARA A LOJA

Relacionados

Case São Martinho

ESG: Agrotools garante sustentabilidade em larga escala para o agronegócio com uso de dados e tecnologia

Case rabobank_certificação ISO 271001

Uma jornada para construção de confiança e segurança com a certificação ISO 27001

Líder no segmento agro, a Bayer lançou a iniciativa PRO Carbono para contribuir na questão do aquecimento global.

Case Bayer PRO Carbono

Solicitar Orçamento