Blog

ESG Solo fértil para as finanças verdes.

ESG Solo fértil para as finanças verdes.

2 de março de 2021

Tempo de Leitura: 6 minutos

Em julho, o movimento norte americano Stop Hate For Profit (algo como pare de dar lucro ao ódio), liderado por empresas como Coca-Cola, Honda, Unilever, Verizon, The North Face, entre outras, promete incentivar o boicote aos anúncios no Facebook durante um mês. A represália seria uma reação da sociedade civil contra a tolerância da companhia com mensagens de ódio veiculadas nas redes sociais da marca. O objetivo da campanha deixa um recado claro: as empresas irão pensar duas vezes antes de se “vincularem” a quem não demonstra preocupação ou respeito com questões de cunho social, econômico ou ambiental. 

E no agronegócio não é diferente, embora se engane quem acredita que os princípios ESG  são nada mais nada menos que uma questão de escolha. 

Mas o que são os princípios ESG?

Do inglês “environmental, social and governance”, esta métrica nas empresas, serve para medir o nível de aplicação de boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa

No agronegócio as companhias querem saber de quem estão comprando, quem financiam ou asseguram. Após a ESG nenhuma operação de empresa  será aleatória ou imune às consequências que estas novas regras provocam e isso é muito bom: a nova maneira de ver o mundo eleva o nível dos negócios no segmento. Produzir no campo, respeitando a sustentabilidade, não é só uma questão de consciência, mas, algumas vezes, exigência legal e de aumento de percepção de valor. 

Portanto, quem não trabalha em conformidade com os princípios ESG terá que se adequar por conta da vontade da sociedade, das leis e do bolso, uma vez que a fonte de recursos para quem negligencia o território tende a secar.

Confira exemplos de leis que já vigoram e podem impactar drasticamente o seu negócio:

MP do Agro e consequências para produtores

A adoção de medidas como a MP do Agro, transformada na Lei 13.986, contribui para que os produtores busquem financiamentos com menos custos e mais facilidades, mas trata-se de uma rua de mão dupla: as leis serão cada vez mais pragmáticas e as operações do “dar o crédito sem olhar a quem” já beiram à extinção. 

As regras de crédito baseadas nos princípios do ESG, que também englobam essa MP,  já estão sendo usadas para garantir a liberação de crédito e investimentos, baseados em critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, Bancos, Seguradoras e Tradings Investidoras, também observam fatores ambientais, sociais e de governança na hora de disponibilizar crédito.  

Climate Bonds Initiative (CBI)

Outra iniciativa recente foi o lançamento do Plano de Investimento para a Agricultura Sustentável, desenvolvido pelo governo brasileiro em parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI), principal certificadora da área no mundo. A ideia é incentivar a emissão de títulos verdes (green bonds e transition bonds), certificando quem for capaz de reduzir o consumo de água, energia e matérias-primas, além de estimular a adoção de tecnologias que preservem o meio ambiente.

É como se o cerco das finanças sustentáveis – ou finanças verdes – estivesse se fechando, direcionando recursos para atividades econômicas que atendem às boas práticas ambientais, sociais e de governança, estimulando o cumprimento das determinações e critérios dos programas regulatórios, sob pena de restrições mercadológicas ou de valor de mercado.

ESG no contexto de Bancos, seguradoras e mercado de capitais

As finanças verdes são formadas por três grandes elos: bancos; seguradoras e resseguradoras e empresas do mercado de capitais e securitização. Mas cada um destes elos terá um aproach diferente e formas particulares de atuação.

No caso dos bancos, a concessão de crédito irá se ater ao fomento de produções que resguardem o social, o ambiental e o econômico, além de buscar entender qual o projeto do produtor: para qual finalidade a verba será utilizada? 

O próprio Banco Central tem se empenhado na construção de resoluções que obriguem as instituições a terem critério ao financiar. Um exemplo é a Resolução 4327, que estabelece princípios e diretrizes na análise socioambiental, sendo que qualquer comprometimento pode inviabilizar o fechamento da parceria.

Para as seguradoras e resseguradoras há, por exemplo, o respaldo dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, em inglês), estabelecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente  em parceria com a indústria global de seguros para o desenvolvimento. A iniciativa data de 2014 e objetiva criar relações mais sólidas entre a indústria de seguros e a sociedade, respeitando as dimensões socioambientais. Da mesma forma, quando falamos em mercado de capitais, os investimentos deverão ter o lastro verde, sem nenhum comprometimento com atividades não conformes.

Para cumprir as premissas das finanças verdes, as instituições têm o apoio de empresas de tecnologia, como a Agrotools, que há 13 anos desenvolve soluções para o segmento cumprir sua parte na construção de financiamentos verdes, seguros verdes e títulos verdes. A eficácia das ferramentas Agrotools é comprovada pelos nomes que compõem sua carteira – que inclui marcas como Rabobank, Banco ABC, Itaú BBA, Fairfax e Banco Mundial, entre outras – que a consolidam como principal player de monitoramento e fomento às boas práticas do setor financeiro. 

A preocupação crescente com a gestão de riscos e não apenas dos riscos operacionais, que compreendem perdas financeiras, mas principalmente com os reputacionais esbanja coerência. Isso porque as perdas financeiras podem ser revertidas quando a imagem da companhia é preservada. Mas a recíproca não é verdadeira.

Por isso a mobilização em prol de ações sustentáveis, começando pelos parâmetros financeiros, anuncia uma boa safra para o futuro, com todos os elos do agronegócio trabalhando para produzir sustentabilidade e valor em larga escala.

*Lucas Tuffi é diretor da Agrotools.


Quer saber mais sobre como garantir Finanças Verdes e compliance com as regras ESG atuais?

Relacionados

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Manuseio de plantação, representando a agricultura de baixo carbono.

Agricultura de baixo carbono: o que é, como aplicar, desafios e oportunidades para o futuro

Solicitar Orçamento