Blog

Seguro rural: por que utilizar uma solução digital para fazer sua gestão de riscos?

Seguro rural: por que utilizar uma solução digital para fazer sua gestão de riscos?

8 de dezembro de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

A gestão de riscos envolve fases como: aceitação, monitoramento das apólices emitidas, regulação de sinistros… o mercado de seguro rural tem muitos processos envolvidos e que precisam conversar entre si. Nesse sentido, a tecnologia é fundamental para manter a operação em sintonia.

Mais do que isso, as soluções digitais trazem grandes benefícios, que são sentidos diretamente nos resultados financeiros das companhias. Isso porque a imprevisibilidade do agronegócio demanda que a instituição esteja preparada para mitigar esses riscos e agir com mais segurança — algo que as ferramentas proporcionam.

Entenda, nas linhas abaixo, como a digitalização do seguro rural tem papel significativo na rotina das seguradoras e resseguradoras!

Digitalização de toda a esteira do seguro rural

Existe uma distância física entre os escritórios das instituições financeiras nas grandes cidades e as propriedades rurais no interior do país. Anteriormente, era necessário manter uma equipe mais próxima para serem os seus olhos no campo, mas felizmente essa história mudou com a evolução da tecnologia.

Agora, as informações estão disponíveis na tela do computador ou do celular. Não quer dizer que a figura do perito está dispensada, ainda que isso possa ocorrer totalmente no futuro, mas a digitalização permite que toda a esteira do seguro rural esteja conectada e ágil.

Ou seja, contratar um solução digital impacta em todos os processos:

  • subscrição: informações confiáveis tornam a gestão de risco mais assertiva e segura;
  • contratação: menos burocracia na relação com o cliente e mais agilidade para liberar a subvenção federal;
  • monitoramento: acompanhamento das apólices por imagens de satélite, com a possibilidade de antecipar eventos adversos e atuar com mais planejamento;
  • regulação de sinistros: controle à distância dos sinistros, com a utilização da tecnologia para apoiar e facilitar o trabalho dos peritos ou até mesmo substituí-los.

 

Nova call to action

 

Dados confiáveis trazem melhor gestão de riscos

O seguro rural é um mercado cheio de oportunidades. Atualmente, quase 80% das terras brasileiras não têm cobertura. Mas existe um desafio a ser superado: a assimetria de informações entre a instituição e a propriedade rural, que impacta na concessão deste produto.

Muitas vezes, perguntas básicas não têm resposta automática, como o tipo de cultura plantada, a data do plantio e se ela respeitou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Mas existe uma resposta para isso: o acesso a dados confiáveis e automatizados, que trazem essas respostas em poucos cliques.

Dessa forma, a instituição consegue mensurar e mitigar os riscos, porque o serviço facilita a coleta de dados e possibilita o monitoramento contínuo dos territórios, funcionando como uma lente sobre o campo. A maneira mais efetiva para fazer a gestão de riscos é conhecê-los e estar preparado para eles — o que é possível com a digitalização.

Solução personalizada para as necessidades da instituição

O agronegócio é muito amplo e, ainda que o equilíbrio das apólices por culturas e regiões seja fundamental para a saúde financeira das seguradoras e resseguradoras, é inviável trabalhar com todos os produtos existentes. Assim, é importante contar com suporte adequado para as suas necessidades.

Na Agrotools, nossas APIs e ferramentas prontas para uso promovem a digitalização do seguro agrícola, centrado principalmente na mitigação dos riscos e na oferta de dados confiáveis para a instituição financeira. Duas características são protagonistas na plataforma: tecnologia proprietária e equipe qualificada, com anos de experiência no mercado.

Dessa forma, mais do que um sistema automatizado, a instituição financeira tem acesso a um relacionamento com profissionais que entendem sobre o assunto e estão disponíveis para customizar o produto para as suas necessidades. Ou seja, há um aumento na segurança e agilidade das operações.

 

Nova call to action

Melhor rentabilidade na gestão de riscos das operações

No fim das contas, o grande benefício das soluções digitais para o seguro rural é melhorar a rentabilidade das instituições financeiras. O risco é a essência do seguro, então utilizar uma ferramenta que faz a sua mitigação permite alavancar a margem de lucro da companhia e ainda possibilita a expansão da área de atuação.

Tradicionalmente, o seguro rural é um produto mais caro, porque envolve riscos que são praticamente impossíveis de controlar. Porém, com um planejamento bem executado, é possível diminuir a sua precificação, deixando o valor mais acessível e atrativo para os clientes.

Porque não é possível impedir que o excesso de chuva ou que uma seca prolongada ocorra, mas é possível prever riscos socioambientais e monitorar o clima, o que traz mais previsibilidade para suas ações. O crescimento do mercado tem um efeito multiplicador em toda a cadeia: com mais produtores, o risco é distribuído e o impacto financeiro é positivo.

Portanto, a tecnologia tem potencial para transformar a concessão de seguro rural na sua instituição, com ganhos de qualidade em toda a sua cadeia, por meio da digitalização e gestão de riscos adequada.


A Agrotools é referência em tecnologia para o agro e nossas soluções para Seguro Rural são utilizadas com sucesso pelos principais players do mercado. Tenha visão completa das operações e riscos envolvidos, para tornar sua operação mais ágil, segura e lucrativa.
Conheça nossas soluções para Seguro Rural e gerencie melhor sua carteira de clientes com todas as análises que você precisa ao alcance de um clique!

Quero saber mais

Relacionados

Dois bois parados próximos à cerca de um curral olhando para a foto

Entenda o seguro pecuário, também conhecido como seguro de gado

Seguro agrícola: o que é, tipos e benefícios para o agronegócio brasileiro

Condições climáticas e a demanda por seguro rural nos próximos anos

Solicitar Orçamento