Blog

Janela de Plantio: entenda como nossa API ajuda as empresas que se relacionam com o agro

Janela de Plantio: entenda como nossa API ajuda as empresas que se relacionam com o agro

27 de dezembro de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

Para as empresas que se relacionam com o agronegócio, um dos principais desafios é ter acesso fácil, rápido e seguro a informações que otimizem sua operação e possam melhorar os resultados do negócio.

E para conseguir mitigar riscos, evitar perdas e aproveitar as oportunidades que brotam do campo, hoje é indispensável lançar mão de soluções tecnológicas.

Conhecedora desse cenário, a Agrotools, maior AgTech da América Latina, desenvolve ferramentas que aproximam os territórios rurais das empresas que compram, financiam e seguram a produção agrícola no Brasil e em diversos outros países.

Neste texto, nós apresentamos uma dessas ferramentas para você: nossa API Janela de Plantio. Entenda como esse microsserviço ajuda a otimizar a operação da sua empresa.

O que é o ZARC

Desenvolvido pela Embrapa e disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pela primeira vez em 1996, o ZARC, ou Zoneamento Agrícola de Risco Climático, é um instrumento de política agrícola que tem como objetivo mitigar riscos de perda de safra ocasionados por eventos climáticos, como chuva ou seca em excesso.

O estudo disponibilizado anualmente, divide o ano em 36 decênios (períodos de 10 dias) e permite aos municípios do país identificarem a melhor janela de plantio para cada cultura plantada em seus territórios.

Metodologia de fácil entendimento para os produtores rurais e de importante papel para acesso a programas públicos como o ProAgro, o ProAgro Mais e a Subvenção Federal do Prêmio de Seguro Rural, nos quais observar os períodos de plantio indicados no ZARC é uma exigência.

Quais os benefícios de monitorar o cumprimento da janela de plantio para as empresas que se relacionam com o agro

Instrumento de grande importância para o produtor rural, que mitiga riscos de quebra de produção e perda de safra ao seguir as orientações sobre os melhores períodos de plantio, o ZARC também tem se mostrado de grande utilidade para players que se relacionam e gostariam de estar mais próximos com o campo.

Segundo publicação no site do MAPA, já há instituições financeiras condicionando à observação das janelas de plantio contidas no manual para liberar crédito e investimento para plantações. E a verdade é que poder monitorar o cumprimento dessa orientação é vantajoso para toda a esteira de produção agrícola.

Entre os benefícios desse monitoramento estão:

  • otimizar o planejamento para compra e venda de grãos e outras commodities
  • monitorar garantias em operações de crédito rural
  • oferecer mais segurança a operações de barter
  • identificar risco excluído em apólices de seguro agrário

Como funciona a Function janela de plantio 

As Functions são os microsserviços da Agrotools que oferecem APIs abertas e totalmente integráveis a todos os tipos de sistemas usados em empresas que se relacionam com o agronegócio.

Desenvolvida para validar dados sobre o período de cultivo de lavouras a Function Janela de Plantio identifica os decêndios que determinadas culturas podem ser plantadas em cada município, baseando-se em informações climáticas, caracterizações físicas do solo e ciclo da cultura analisada, assim como o risco de se plantar em cada decêndio.

Com nosso microsserviço é possível realizar infinitas requisições e receber sempre os dados mais recentes, e de forma simples e rápida.

Para quem é a API janela de plantio 

Como dissemos anteriormente, monitorar a janela de plantio tem se mostrado útil para diferentes players do agro, e nossa API é indicada para todos entre esses players que se relacionam com o cultivo.

Venda de grãos e derivados

Para quem vende ou tem determinadas culturas como matéria-prima, a nossa Function apoia no planejamento e na organização das vendas.

Compra de commodities 

Para quem compra dos territórios o microsserviço auxilia no planejamento da compra e ajuda a prevenir e alertar possíveis perdas com quebra de safra.

Financiamento da produção de grãos

Para os bancos e outras instituições financeiras que concedem empréstimos e linhas de crédito para produtores de determinadas culturas, a API Janela de Plantio ajuda a mitigar riscos de não-pagamento e o monitoramento do uso do dinheiro emprestado.

Seguro agrícola

Para as seguradoras e resseguradoras que oferecem seguro para lavouras, nossa Function apoia a identificar rapidamente a ocorrência de risco excluído quando o produtor não obedeceu à recomendação do ZARC. Agora que você sabe das vantagens de monitorar se os produtores rurais com os quais sua empresa se relaciona seguem as orientações do programa de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, acesse o AT Market e veja na prática como utilizar a Function Janela de Plantio é simples e como ela é útil para o seu negócio.


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

 

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento