Blog

Princípios ESG: 5 passos essenciais para o compliance em empresas agro e financeiras.

Princípios ESG: 5 passos essenciais para o compliance em empresas agro e financeiras

Princípios ESG: 5 passos essenciais para o compliance em empresas agro e financeiras.

24 de maio de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

Não há como fugir: sustentabilidade é o assunto da vez no agronegócio. E com os princípios da agenda ESG sendo cada vez mais difundidos e valorizados entre os agentes do mercado, todos os elos dessa cadeia precisam buscar estar em conformidade com a agenda de preservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Os players que já se comprometeram com os critérios de Enviroment, Social and Governance já sabem: estar com o compliance em dia garante maior credibilidade junto a clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores; mitiga riscos; previne perdas; e ajuda a melhorar a lucratividade.

Para que o seu negócio desfrute dessas vantagens, a seguir nós listamos cinco passos fundamentais para estar em compliance com os princípios ESG. Boa leitura!

Nova call to action

1. Entenda a fundo os princípios ESG

Cada vez mais em voga, a agenda ESG ainda é uma novidade para a maioria das empresas. E em muitos aspectos, em especial para aquelas que atuam no setor agro.

Por isso, para estar em compliance com essa agenda o primeiro passo é ir a fundo no conhecimento dos princípios que formam cada um dos seus pilares. E perceber que a sustentabilidade não se limita a aspectos ambientais e a responsabilidade social não está relacionada apenas a projetos sociais.

2. Tenha uma área responsável pela agenda ESG

Para estar em conformidade com uma agenda tão complexa, negócios que já estão mais maduros na temática Environment, Social and Governance entenderam a importância de nomear um responsável por fazer a organização atender aos critérios ESG.

É essa pessoa que, especialmente no momento da implantação da estrutura ESG, deve apontar para a alta direção da empresa os caminhos e os primeiros passos a serem dados para atender aos critérios e estar em compliance com os pilares Ambientais, Sociais e de Governança.

3. Identifique os pontos de adequação do negócio aos critérios ESG

Não há um modelo pronto para estar em compliance com os pilares ESG. Isso porque as ações adotadas para atender aos princípios de Cuidados Ambientais, Responsabilidade Social e Governança dependem também do tipo de negócio da empresa.

É preciso identificar, por exemplo, se no pilar Ambiental, cabe à organização investir em fontes de energia renovável, tratar de diminuir a emissão de gases poluentes ou adotar ações de reflorestamento. Se na vertente Social a organização precisa focar em políticas de igualdade de gêneros ou na erradicação do trabalho escravo. E o que precisa ser priorizado nas ações do pilar de Governança.

 

Nova call to action

4. Use tecnologia para ajudar no compliance com os princípios ESG

Na busca pelo compliance ESG a tecnologia é uma das grandes aliadas das empresas do segmento agro. Soluções digitais como as desenvolvidas pela Agrotools possibilitam ter maior controle de tudo o que acontece no território, identificando gargalos e ajudando no cumprimento de regras socioambientais.

Os recursos tecnológicos coletam dados e informações que afastam riscos de estabelecer negócios ou parcerias com produtores que fazem mau uso do território, além de colaborarem para o atendimento dos critérios dos outros pilares da ESG, cooperando para melhores práticas sociais e de governança nos agentes do agronegócio.

5. Faça negócios apenas com quem também está comprometido com os princípios ESG

Você conhece o ditado “diga-me com quem andas…”, então, se a sua empresa quer estar em compliance com os princípios ESG, não basta agir de maneira coerente com essa agenda: precisa também fazer parceria apenas com empresas que estejam comprometidas com os mesmo princípios.

Isso vale para as grandes corporações, quando querem investir no campo e para as financeiras, quando são procuradas para a concessão de crédito agro. Mas também precisa estar claro para o produtor do campo, que deve ter consciência que, sem se comprometer com uma agenda Ambiental, Social e de Governança, ficará cada vez mais difícil conseguir boas oportunidades de negócio.

Agora que você conheceu os passos essenciais para sua empresa estar em compliance com os princípios ESG, conheça as soluções digitais oferecidas pela Agrotools que ajudam sua organização a criar uma estrutura eficiente para os pilares de Environment, Social and Governance. 


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 

 IR PARA A LOJA

 

Relacionados

Mercado de carbono_protagonismo do setor privado

Mercado de carbono: protagonismo do setor privado

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Solicitar Orçamento