Blog

4 formas para se manter atualizado(a) sobre o mercado de seguro rural

4 formas para se manter atualizado(a) sobre o mercado de seguro rural

13 de dezembro de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

O mercado de seguro rural está em constante evolução. Novos concorrentes, desenvolvimento de produtos mais sofisticados, mudanças nas regulamentações… estar por dentro de tudo pode ser uma tarefa difícil, mas existem formas para ficar inteirado sem impactar sua rotina.

Aqui no blog sempre trazemos conteúdos sobre o agronegócio — incluindo a esteira de seguro rural. Neste artigo, separamos outras 4 dicas informação para você se manter atualizado(a) e ganhar destaque dentro da sua atividade. Confira!

 

Nova call to action

 

1. Assista a palestras e webinars

A necessidade de isolamento durante a pandemia intensificou a produção de entrevistas e palestras online, algo que já ganhava força nos anos anteriores. Essa é uma excelente alternativa para quem tem uma rotina intensa, mas precisa se manter atualizado sobre o mercado de seguro rural.

Em julho de 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o Monitor do Seguro Rural. Esse projeto é realizado em parceria com as instituições financeiras, que apresentam seus produtos por meio de videoconferências e abrem espaço para debates sobre inovação no setor.

Ou seja, essas reuniões são interessantes para conhecer o que as outras empresas estão desenvolvendo no mercado e também ouvir sugestões diretamente de quem atua conectado aos territórios rurais, a fim de aperfeiçoar os produtos disponíveis na sua instituição. Também vale ficar de olho em entrevistas e webinars com especialistas da área.

2. Acesse estudos e relatórios sobre o mercado de seguro rural

Outra forma de acessar dados confiáveis sobre o mercado é ler os relatórios disponíveis na internet. O mais relevante deles é o Atlas do Seguro Rural, que disponibiliza informações atualizadas sobre a contratação de apólices e a subvenção federal, por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Além disso, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) também divulga estatísticas e mantém uma área com publicações recomendadas sobre o mercado segurador. Elas são retiradas de fontes seguras, como SUSEP e ANS, e ajudam a ter a visão ampla sobre o setor.

Por fim, é possível consultar estudos divulgados por universidades brasileiras, como trabalhos de conclusão de curso de alunos ou artigos de pesquisadores. Em geral, são materiais mais densos e completos, mas que trazem insights interessantes sobre a atividade da sua instituição. O Google Scholar pode ser usado para esse fim.

 

Nova call to action

3. Leia publicações oficiais e livros relacionados

O Guia de Seguros Rurais é um documento-base, que é atualizado periodicamente e serve para tirar dúvidas mais gerais relacionadas ao mercado.

Ademais, recomendamos a leitura de livros sobre assuntos relacionados aos seguros, como gestão de risco e instrumentos financeiros. Mais do que as regras (o que você provavelmente já tem gravado), é fundamental dominar os aspectos que envolvem sua operação para buscar mais rentabilidade e previsibilidade dos riscos.

Confira algumas indicações de livros bem avaliados sobre o tema:

  • Análise de Riscos (Fabiano Guasti Lima);
  • Gestão de riscos no mercado financeiro: Uma abordagem prática e contemporânea para as empresas (Virgínia Izabel de Oliveira e Juliano Lima Pinheiro);
  • Manual do Seguro Rural: Teoria e Prática (Tobias Marini de Salles Luz);
  • Contabilidade de Seguros – Fundamentos e Contabilização das Operações ( Mara Jane C. Malacrida, Gerlando Lima e Jorge Andrade Costa).

4. Acompanhe sites e blogs de conteúdo especializado

A dica final é acompanhar sites que produzem conteúdo sobre o mercado de seguro rural de forma gratuita. Em complemento a relatórios e estudos, esses artigos são mais rápidos e práticos, então podem ser lidos durante a rotina de trabalho ou mesmo nas horas vagas.

Aqui na Agrotools, nós separamos uma área exclusiva no site com materiais gratuitos sobre seguro e temas relacionados, como ESG e Finanças. Além disso, alimentamos semanalmente o nosso blog com conteúdos voltados para as instituições financeiras, tradings, revendedores de insumos entre outras empresas que se relacionam com territórios rurais e, dessa forma, fazem parte da cadeia do agronegócio.

Manter-se atualizado(a) é primordial para alcançar melhores resultados. No mercado de seguro rural, ficar por dentro de informações relevantes sobre gestão de riscos, novas tecnologias aplicadas ao agronegócio e exigências dos órgãos reguladores torna o caminho mais fácil para expandir a rentabilidade das suas operações. 

 


A Agrotools é referência em tecnologia para o agro, com mais de 15 anos de experiência e nossas soluções para Seguro Rural são utilizadas com sucesso pelos principais players do mercado. Tenha visão completa das operações e riscos envolvidos, para tornar sua operação mais ágil, segura e lucrativa.
Conheça nossas soluções para Seguro Rural e gerencie melhor sua carteira de clientes com todas as análises que você precisa ao alcance de um clique!

Quero saber mais

Relacionados

Dois bois parados próximos à cerca de um curral olhando para a foto

Entenda o seguro pecuário, também conhecido como seguro de gado

Seguro agrícola: o que é, tipos e benefícios para o agronegócio brasileiro

Condições climáticas e a demanda por seguro rural nos próximos anos

Solicitar Orçamento