SaaS (Software as a Service) vs. Software por consultoria: qual a melhor solução para seu negócio?

Contratar uma solução SaaS (Software as a Service) ou construir a própria solução, com o apoio de uma consultoria?

De fato, essa é uma grande questão que comumente surge nas avaliações dos clientes que querem e/ou necessitam digitalizar, especialmente para as grandes empresas, devido ao ambiente complexo e com múltiplos stakeholders.

Em vista disso, destacamos as principais razões para sua empresa optar pelo SaaS ao invés de contratar uma consultoria de desenvolvimento de software.

  • Agilidade: o produto SaaS está pronto para uso, necessitando apenas de configurações, parametrizações e algumas customizações, quando solicitadas pelo cliente. O chamado “TTFV – Time to the first value“, ou tempo de entrega do primeiro valor, é muito mais rápido e, consequentemente, o impacto positivo em sua operação e o retorno sobre o investimento também acontecem em um menor espaço de tempo. Portanto, enquanto o desenvolvimento de uma solução por uma consultoria pode levar anos, as soluções digitais da Agrotools são entregues em poucas semanas, além de compreenderem profunda e exclusivamente as particularidades do agronegócio, em escala.
  • Investimento: em uma solução SaaS, não é necessário um alto investimento inicial (up-front), assim como acontece em um projeto de construção de um software customizado. No SaaS, o investimento é feito por meio de mensalidades, que representam o “aluguel” ou licenciamento do software, o que proporciona maior previsibilidade de custos e investimentos diluídos ao longo do tempo de contrato.
  • Expertise: Ao contratar uma empresa SaaS, com uma solução focada no seu negócio, você contrata indiretamente a expertise dos profissionais que entendem as suas particularidades, sabem como seu mercado funciona e conhecem os desafios que precisam ser superados pela solução proposta. A equipe da Agrotools possui conhecimento profundo do agronegócio e a Solução SaaS é acompanhada por uma consultoria embarcada tanto na tecnologia desenvolvida, quanto na mensalidade do software. Além disso, o SaaS da Agrotools foi amadurecido durante mais de uma década, com atestado de satisfação dos clientes do mundo corporativo do agro. Portanto, o desenvolvimento por consultoria está suscetível a desafios que a Agrotools já superou.
  • Inovação: uma empresa SaaS possui um constante roadmap tecnológico, consequentemente, sua empresa também terá acesso à inovação e receberá novas funcionalidades ao longo do tempo, mediante a atualização de versão do(s) produto(s) contratado(s). Vale destacar que a plataforma Agrotools possui mais de 63 APIs com 203 microsserviços desenvolvidos exclusivamente para os desafios do agronegócio, que podem ser combinados de acordo com necessidades específicas, como um “Lego” de serviços, que se adapta à inovação requerida pelo cliente, ao invés de fazer com que o cliente se adapte à plataforma. São microsserviços que atualmente têm a “chancela” das principais empresas do agronegócio mundial, que os utilizam por muitos anos.
  • Garantias: uma consultoria de desenvolvimento de software possui um prazo determinado de garantia, que é contabilizado e encerrado após a entrega. Enquanto isso, no mundo SaaS, a garantia acontece enquanto durar o contrato de licenciamento do software, sem custo adicional para possíveis ajustes de conformidade do produto, independentemente de quando ele foi entregue.
  • Segurança da Informação: uma grande preocupação das empresas ao contratar um SaaS é em relação a segurança dos dados. Na Agrotools, por exemplo, não compartilhamos dados entre clientes: os dados ficam armazenados em uma nuvem (cloud) privada e dedicada ao respectivo cliente. Além disso, nossa plataforma é multi-cloud, ou seja, os produtos da Agrotools possuem mecanismos de contingência, que proporcionam alta confiabilidade e disponibilidade dos dados.
  • Melhoria contínua: Um SaaS de mercado está em constante evolução pela simples utilização e recomendações de melhorias dos usuários. Portanto, trata-se de uma modalidade de produto que está constantemente evoluindo de acordo com os desejos de seus usuários. Diferentemente de um software desenvolvido para um cliente específico.

Por que investir no SaaS ao invés de uma consultoria?

A utilização do SaaS é uma forte e irreversível tendência no mundo. Segundo a BCM, pesquisas recentes descobriram que:

  • Em 2021, 73% das organizações usarão todas ou principalmente as soluções SaaS.
  • Quase 85% das pequenas empresas já investiram em SaaS.
  • Organizações com mais de 250 funcionários usam mais de 100 aplicativos SaaS.
  • Pequenas empresas com até 50 funcionários usam entre 25-50 soluções SaaS, em média.

A Agrotools integrou o SaaS ao mundo corporativo do agronegócio, através do desenvolvimento de soluções digitais, que incorporam sua expertise adquirida ao longo de mais de uma década. Atualmente, possui uma carteira de mais de 100 clientes ativos, que usufruem da sua competência técnica e do conhecimento de mercado.

Se a sua empresa, em algum momento da operação, se relaciona com o mundo agro, as soluções Saas da Agrotools são capazes de proporcionar diversos benefícios, tais como: proteção de marca, decisões com o mindset sustentável, compras mais seguras de insumos, ganho de eficiência, identificação de oportunidades de negócios no mundo agro, mitigação de riscos ao conceder crédito e/ou seguro, entre outros.

>>>> Quer saber mais sobre a solução digital adequada ao seu negócio? Clique aqui ou Entre em contato pelo e-mail comercial@agrotools.com.br <<<<

Mais para explorar

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Copyright © Agrotools.com.br

Copyright © 2020 Agrotools.com.br