Geoprocessamento de imagens de territórios rurais na sua versão Saas
24 de maio de 2022
Tempo de Leitura: 3 minutos
A visibilidade das análises territoriais, através de ferramentas que conseguem retornar um basemap do alvo a ser inspecionado, é uma necessidade em sua operação? E como o geoprocessamento se aplica nesse contexto?
Voltando alguns anos atrás, havia uma desorganização das informações geográficas perante a forma que elas eram armazenadas, sejam elas documentos do território, informações cadastrais e diversos outros tipos de dados. Isso gerava a desunificação das informações entre setores internos da empresa e até mesmo a perda dos dados.
A Agrotools compreendeu a necessidade de informação das empresas que se relacionam com territórios rurais e por isso investiu no desenvolvimento tecnológico para oferecer soluções digitais que preenchem essa lacuna de informação. Com isso, transformou o que até então era uma gestão tabular de dados através do excel, em uma gestão geográfica e digital.
Fato que para o agronegócio faz todo sentido, já que estamos falando da coleta, integração, armazenagem, tratamento, validação e disponibilização de informações geográficas e territoriais.
Inovação em geoprocessamento
Mais do que responder às perguntas: o que é geoprocessamento e por que ele é importante, a Agrotools revolucionou a gestão geográfica e digital através da tecnologia GeoID, metodologia desenvolvida e patenteada. Tamanha evolução, para além dos métodos teórico-matemáticos e computacionais, possibilita o desenvolvimento do maior banco de dados do agro, que hoje é integrado em diversas soluções prontas para uso e APIs, disponíveis no marketplace Agrotools.
É uma poderosa aliada neste processo e que possibilita às empresas e instituições que compram, vendem, financiam e seguram o agro fazerem a identificação dos limites territoriais de cada uma das propriedades rurais com as quais se relacionam, através de informações territoriais.
Essas informações abarcam o CAR (Cadastro ambiental Rural), upload de arquivos vetoriais (SHP, KML), coordenadas geográficas e desenhos de polígonos em nosso basemap Terra Matrix. Com essas informações conseguimos delimitar o polígono do território o que facilita a visualização e consequentemente a análise do “alvo”.
O GeoID é construído através de todas essas informações territoriais e com a associação a um agente (CPF ou CNPJ), podendo ser associado diversos agentes a um território ou diversos territórios a um agente.
Geoprocessamento de imagens na sua versão Saas
Seguindo o processo, após cadastrar os territórios em nosso basemap Terra Matrix, que posteriormente serão submetidos a diversos tipos de análises, através de ferramentas como o Pixel Socioambiental, Pixel Composição do Uso do Solo, Pixel Estimativa de Penalização da Produtividade e entre outras.
Toda esta tecnologia unida com o Cofre Digital, uma de nossas ferramentas inseridas nas soluções Pixels, que tem a funcionalidade de uma “gaveta digital”, na qual você consegue guardar documentos de suma importância do território cadastrado, serve para tornar sua operação cada vez mais ágil, robusta e rentável.
Para ter mais informações sobre geoprocessamento de imagens, como utilizar nossas ferramentas Saas e aproveitar os benefícios que elas oferecem para sua empresa, acesse agora mesmo o marketplace e fale com nossa equipe comercial pelo chat ao vivo.