Blog

ESG: Agrotools garante sustentabilidade em larga escala para o agronegócio com uso de dados e tecnologia

Case São Martinho

ESG: Agrotools garante sustentabilidade em larga escala para o agronegócio com uso de dados e tecnologia

26 de fevereiro de 2024

Tempo de Leitura: 3 minutos

Expertise no monitoramento e análise de informações no maior banco de dados do mundo permitem monitoramento socioambiental para gigantes como São Martinho

De acordo com um levantamento feito pela agência Lew’Lara/TBWA, quando se fala em relacionamento com marca e ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), o pilar ambiental é o que mais chama atenção dos consumidores brasileiros. Em um contexto como esse, análise de dados, inovação e tecnologia são aliados das companhias.

A Agrotools, empresa líder em tecnologia e inteligência para o agronegócio, atua, há quase 20 anos, dentro desse contexto, possibilitando a sustentabilidade em larga escala por meio de um ecossistema tecnológico, que proporciona uma visão macro, com análises em massa em diversos territórios. “O maior banco de dados do agronegócio, criado pela Agrotools, proporciona às corporações a visão completa da origem de suas matérias-primas, assegurando qualquer risco envolvendo os fornecedores, possibilitando acordos comerciais seguros dentro do aspecto ESG e garantindo a blindagem reputacional das companhias, alinhada com a exigência dos consumidores”, explica Sergio Rocha, founder e CEO da Agrotools.

As informações coletadas e integradas pela Agrotools permitem, além da análise dos territórios, o status de protocolo socioambiental, viabilizando que os clientes se mantenham atualizados sobre o andamento do monitoramento, com base em dados auditados e verificáveis, além de consultoria ESG especializada para suporte e análises de casos específicos. 

Aplicação na prática

Um exemplo dessa aplicação é a São Martinho, uma das maiores companhias sucroenergéticas do Brasil, que fechou uma parceria com a Agrotools para ter acesso a esse monitoramento e a uma maior gestão sustentável do seu negócio. No total, são 108 mil análises desde o início da parceria, que começou em novembro de 2021, além de 13,8 mil cadastros geográficos, para garantir um processo automatizado e seguro com maior segurança de informações. 

“Parte importante de um setor que se caracteriza por essa capacidade de produzir energia limpa em larga escala, a São Martinho procurou a tecnologia da Agrotools com o propósito de garantir um monitoramento socioambiental, em consonância com as práticas ESG. Trata-se de duas empresas brasileiras escalando ainda mais a sustentabilidade no agronegócio”, completa Rocha.

“O uso dessa tecnologia nos proporcionou segurança jurídica e reputacional na seleção dos parceiros para fornecimento de matéria-prima, notadamente cana-de-açúcar e milho”, finaliza Oscar Tribst Paulino, Gerente de Sustentabilidade e do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da São Martinho.

Relacionados

Case McDonald’s

Alimentar 1% da população mundial sem impactar negativamente o meio ambiente: como a Agrotools contribui com esta missão do McDonald’s

Case rabobank_certificação ISO 271001

Uma jornada para construção de confiança e segurança com a certificação ISO 27001

Líder no segmento agro, a Bayer lançou a iniciativa PRO Carbono para contribuir na questão do aquecimento global.

Case Bayer PRO Carbono

Solicitar Orçamento