Alimentar 1% da população mundial sem impactar negativamente o meio ambiente: como a Agrotools contribui com esta missão do McDonald’s
22 de abril de 2024
Tempo de Leitura: 4 minutos
“Antes da Agrotools, toda reunião começava com ‘Este projeto é impossível’.”
Diretora Global de Sustentabilidade do McDonald’s
A McDonald’s Corporation é a maior rede mundial de restaurantes de fast food, servindo cerca de 68 milhões de clientes ao dia, o equivalente a 1% da população do planeta, sendo um dos maiores compradores de carne bovina do mundo. Com nome de peso no fornecimento global de alimentos, a companhia está ciente da representatividade da marca junto à sociedade, fato que coloca o grupo em posição estratégica para influenciar a melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente.
Por isso, o grupo criou sua própria política de práticas socioambientais, firmando o compromisso de eliminar o desmatamento de sua cadeia de suprimentos globais onde o McDonald’s pode ter o maior impacto até 2030. Este objetivo está previsto no documento Commitment on Forests, criado pela corporação e que deve reger a compra das principais matérias-primas da companhia. A empresa declarou publicamente sua intenção de obter parte da carne bovina de fornecedores que participam de programas de sustentabilidade alinhados aos princípios e critérios do GRSB (Global Roundtable for Sustainable Beef) e que atendem seus requisitos para produção sustentável. A grande questão era como fazer esse compromisso se realizar, na prática. Como monitorar em tempo real uma quantidade enorme de fornecedores, em países diferentes.
Big Mac Digital
“A solução Brand viabiliza a digitalização das informações da cadeia de fornecimento, protegendo o maior ativo das companhias: a própria marca.”
Breno Felix, diretor de produtos e inovação da Agrotools
Com tecnologia 100% brasileira, a Agrotools assumiu o desafio de rastrear a origem da carne bovina potencialmente vinculada ao McDonald’s na Argentina, Paraguai e Brasil.
A solução digital Agrotools Brand foi a tecnologia apropriada para apoiar esta iniciativa de monitoramento. A ferramenta – também utilizada por grandes nomes do varejo como Carrefour, Frooty e Walmart – foi desenvolvida devido à crescente necessidade de se compreender os bastidores do agronegócio e, adicionalmente, influenciada por diversos tratados e protocolos de sustentabilidade internacionais, que levaram alguns grandes nomes do varejo a mudarem seus processos de aquisição de mercadorias para se manterem conformes com as novas convenções de sustentabilidade, garantindo a blindagem de suas marcas, evitando danos à reputação e, consequentemente, ao faturamento.
A tecnologia Brand permite que as empresas saibam que seus produtos estão de acordo com os padrões exigidos pelo mercado e pela sociedade, unindo potenciais elos da cadeia de fornecimento em uma única plataforma.
“O sucesso das parcerias estabelecidas pela Agrotools reside no fato de desenvolvermos tecnologias criadas para auxiliar na aquisição/concessão da matéria-prima/crédito sustentável, em compliance com os respectivos protocolos de sustentabilidade existentes no mundo.”
Sergio Rocha, CEO da Agrotools
Como a solução Agrotools ajuda o McDonald’s?
- Aprimoramento da compreensão dos elementos da cadeia de valor da corporação, monitorando de forma totalmente digital, prática e eficaz a carne bovina em regiões geográficas selecionadas;
- Adaptação da política de sustentabilidade da companhia para biomas selecionados;
- Rastreio dos potenciais volumes de carne adquirida pelo McDonald’s, atendendo a Política de Aquisição de Carne Bovina Livre de Desmatamento.
- Avaliação das fazendas potencialmente vinculadas ao McDonald’s, com o uso de imagens de satélites, juntamente com a análise de dados para determinar se as áreas cumprem a política;
A ideia da McDonald’s Corporation é inspirar outras empresas e pessoas – envolvidas ou não com a marca – a fazerem a diferença para o planeta.
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