Blog

Como sua securitizadora pode tirar vantagem de APIs e microsserviços digitais?

Como sua securitizadora pode tirar vantagem de APIs e microsserviços digitais?

Como sua securitizadora pode tirar vantagem de APIs e microsserviços digitais?

2 de agosto de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

Faz parte do dia a dia de uma securitizadora que atua no setor agro avaliar adequadamente os diferentes riscos apresentados pelos títulos de dívida rural que ela vende. Uma missão cheia de desafios, especialmente pelas dificuldades em acessar dados e informações sobre os produtores e os territórios atrelados a cada um desses títulos.

Neste texto, nós mostramos como a tecnologia dos APIs e dos microsserviços digitais ajuda a transformar a rotina nessas instituições e mitiga os riscos das operações de securitização de créditos no agronegócio. Confira!

 

Nova call to action

 

Quais são os desafios da securitização de crédito no agronegócio 

A grande distância e os problemas para conectar as instituições financeiras ao campo criam para as securitizadoras dificuldades que afetam diretamente suas operações. Isso porque aumentam os riscos e diminuem a transparência dos processos, tanto para os produtores quanto para os investidores. O que pode impactar nas oportunidades de negócio e diminuir a rentabilidade da empresa.

Com uma rotina preenchida por atividades que incluem a avaliação de risco de crédito que envolvem fatores climáticos, aparecimento de pragas, quebra de safra, entre diversas outras incertezas, uma securitizadora que não investe em tecnologia tem seus processos bastante comprometidos. 

A falta de ferramentas integradas, como os microsserviços e as APIs, resultam em análises de crédito lentas, causadas pelos problemas para extrair as evidências necessárias do campo, o que leva a securitizadora a sofrer para cumprir legislações e normas nacionais e internacionais e a perder qualidade na tomada de decisões estratégicas para o negócio.

O que são APIs privadas e microsserviços

Para compreender bem como os microsserviços e as APIs podem beneficiar a operação de uma securitizadora, vale entender o que são esses dois recursos: 

Microsserviços 

Serviços individuais que compõem uma arquitetura de web service, os microsserviços são funcionalidades que podem ser divididas em fragmentos menores. Seu uso torna mais fácil o desenvolvimento, a integração e a manutenção de aplicações.

Os microsserviços são extremamente úteis em empresas de operação complexa, como as securitizadoras, pois permitem que as equipes trabalhem em itens separados, sem a necessidade de qualquer orquestração complicada entre eles. E, ao mesmo tempo, são capazes de se comunicarem entre si de forma eficaz através das APIs privadas.

APIs 

As APIs (Application Programming Interface) surgiram junto com a computação e são espécies de portas que permitem acessar os dados ou utilizar as funções de uma aplicação. De forma geral, são as APIs chamadas de publicadas que possibilitam que qualquer pessoa possa fazer conexões entre eletrônicos, aplicativos e páginas da web, o que permite que tais itens se comuniquem e trabalhem juntos. 

Há, no entanto, as APIs privadas, que têm proliferado com a popularização dos microsserviços. E nesse caso, as APIs agem como uma solução leve para que os microsserviços individuais se comuniquem uns com os outros.

Nova call to action

Quais são os benefícios das APIs e dos microsserviços para a securitização 

Como mostramos no tópico anterior, os microsserviços, que podem se integrar via APIs, possibilitam utilizar partes individuais de uma aplicação, o que é especialmente útil para securitizadoras e outras instituições financeiras que têm uma operação complexa.

Com os microsserviços, uma securitizadora de crédito financeiro, que precisa acessar e integrar diversos dados, pode fazer isso step by step, garantindo a comunicação eficaz e a total integração por meio das APIs.

Estão entre as vantagens que as securitizadoras podem tirar do uso dos microsserviços e das APIs:

  • contratar web service de forma personalizada e individualizada
  • viabilizar o monitoramento remoto de territórios rurais 
  • conseguir acessar e integrar dados complexos
  • ter melhor visão dos riscos envolvidos em cada operação de crédito 

 


Tecnologia sob medida para

sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

*Para grandes operações, mais complexas e sofisticadas, recomendamos agendar com um de nossos Executivos

Relacionados

Financiamento do agronegócio: quais tecnologias usar para a gestão de riscos

Terra com brotos de folhas verdes ao lado de moedas empilhadas com pequeno broto em cima, remetendo ao financiamento rural.

Financiamento rural: como ter mais segurança e agilidade

Mitigação de risco no crédito rural: dicas para instituições financeiras

Solicitar Orçamento