Blog

Risco de crédito no agronegócio: coleta presencial de dados é coisa do passado!

Risco de crédito no agronegócio: coleta presencial de dados é coisa do passado!

Risco de crédito no agronegócio: coleta presencial de dados é coisa do passado!

12 de julho de 2021

Tempo de Leitura: 4 minutos

Quem atua no setor agro sabe que o risco de crédito é afetado pelas incertezas inerentes às atividades agrícolas. Riscos climáticos, socioambientais, de pagamento, dentre muitos outros, afetam sensivelmente os resultados de produtores e de todos os players da cadeia. 

Para bancos, cooperativas e outras instituições financeiras que atuam no setor, a exposição a esses riscos é agravada por condições como a distância do território financiado e a escassez de dados e informações. Neste texto, mostramos como mitigar o risco de crédito para quem financia o agro. Continue a leitura.

 

Nova call to action

 

Os desafios da concessão de crédito rural

Para as instituições que financiam o agronegócio, o risco de crédito está relacionado principalmente às dificuldades para: 

  • acessar e validar dados sobre o produtor e os territórios 
  • gerenciar a carteira de clientes 
  • viabilizar a vistoria em campo 

Esses desafios tornam as operações de crédito rural lentas, caras e pouco seguras, expondo as instituições financeiras a altos riscos de inadimplência e também levando à perda de ótimas oportunidades de negócio. 

A importância da digitalização dos processos de oferta de crédito no agro 

Além da distância que comumente existe entre instituições financeiras e território rural, o grande causador dos desafios enfrentados pelo segmento é o déficit no uso de recursos tecnológicos que automatizam processos e dão acesso a dados que podem facilitar toda a rotina de quem oferece crédito ao agronegócio. 

Por isso, o investimento em tecnologia e inovação se transformou em muito mais do que uma opção: é o principal diferencial competitivo para quem quer conceder crédito e financiamento rural com baixo risco, alta produtividade e boa lucratividade. 

A mitigação do risco de crédito pela tecnologia 

O uso de tecnologia pode encerrar grande parte dos problemas que complicam o dia a dia das instituições que fornecem crédito para o setor rural, isso porque permite a coleta digital e 100% remota de dados, eliminando a necessidade das visitas a campo, o que reduz custos e aumenta a agilidade dos processos. 

Além disso, recursos tecnológicos são os únicos capazes de garantir análise e monitoramento completo dos territórios e da cadeia de valor, o que dá as instituições blindagem socioambiental — fator essencial em um mercado cada vez mais preocupado em não consumir ou fazer negócios com quem realiza ou financia práticas como desmatamento, uso ilegal de territórios indígenas, emprego de trabalho escravo e outras ações que descumprem a agenda ESG.

Vale dizer, ainda, que Business Intelligence e Big Data têm se tornado cada vez mais populares no agronegócio, por serem capazes de extrair dos dados informações que possibilitam dimensionar os riscos associados às operações agrícolas, gerando insights para as empresas que financiam o setor.

 

Nova call to action

Credit, a solução da Agrotools que mitiga os riscos na concessão de crédito no agro 

Agora que você entende a importância da tecnologia para mitigar os riscos na concessão de crédito rural, vale conhecer o Credit, a solução que digitaliza todo o processo para financiamento de produtores e empresas do agronegócio. 

Com nossa solução, sua instituição:

  • elimina a necessidade de visitas frequentes a campo para avaliação de imóveis 
  • automatiza e padronizar os processos de concessão de crédito 
  • faz monitoramento completo e eficiente de territórios e produtores de forma 100% remota
  • ganha eficiência na gestão da carteira de clientes 
  • tem acesso rápido a dados estratégicos, que geram insights 
  • garante compliance com a agenda ESG

 


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 

 IR PARA A LOJA

 

Relacionados

Financiamento do agronegócio: quais tecnologias usar para a gestão de riscos

Terra com brotos de folhas verdes ao lado de moedas empilhadas com pequeno broto em cima, remetendo ao financiamento rural.

Financiamento rural: como ter mais segurança e agilidade

Mitigação de risco no crédito rural: dicas para instituições financeiras

Solicitar Orçamento