Blog

Como a evolução tecnológica no agro contribui para a segurança alimentar

Evolução-tecnológica-no_agro

Como a evolução tecnológica no agro contribui para a segurança alimentar

4 de maio de 2023

Tempo de Leitura: 7 minutos

Um dos papéis centrais do agronegócio é contribuir para a segurança alimentar do planeta. Melhorar a qualidade e a disponibilidade de alimentos está no DNA deste setor, com o Brasil tendo uma participação relevante na exportação de carnes e grãos.

Porém, alguns fatores vêm criando desafios na distribuição de alimentos, com destaque para as mudanças climáticas e o crescimento populacional. Nesse sentido, buscar formas de aumentar a eficiência da produção torna-se ainda mais relevante para o agro.

A seguir, entenda melhor o conceito e veja como o agronegócio pode impactar positivamente a segurança alimentar no Brasil e no mundo!

O que é segurança alimentar

De acordo com a Declaração de Roma, assinada por diversos chefes de Estado em 1996, segurança alimentar refere-se à condição em que todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos, que atendam às suas necessidades nutricionais e preferências alimentares para uma vida saudável.

Portanto, engana-se quem pensa que a segurança alimentar significa apenas a disponibilidade de alimentos. Na verdade, é necessário garantir a sua qualidade e acessibilidade. Isso porque, além de ser um direito humano básico, ela também protege a saúde pública e promove o desenvolvimento econômico e social adequado.

Principais causas da falta de alimentos

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que a produção de alimentos mundial ficou na casa dos 10,4 bilhões de toneladas em 2021. Porém, muitos países, incluindo o Brasil, sofrem com problemas de segurança alimentar. Conheça as principais causas:

  • Eventos climáticos: os fatores ambientais, como secas, enchentes e desastres naturais, contribuem, de forma positiva ou negativa, diretamente na produção de alimentos e na disponibilidade de recursos naturais.
  • Crescimento populacional: com o crescimento da população mundial, torna-se fundamental o aumento da produtividade na dinâmica de produção de alimentos atual, mas há desafios para isso ocorrer de forma sustentável.
  • Escassez de recursos: na mesma linha dos eventos climáticos, a falta de disponibilidade de recursos, como a água, pode comprometer a eficiência do agro em determinados locais.
  • Fatores econômicos: apesar de a produção de alimentos ser suficiente, a distribuição, em muitos casos, é inadequada e gera insegurança. Fatores como a pobreza, dificuldade de acesso ao crédito e desemprego dificultam o acesso a alimentos.

Importância do agronegócio para a segurança alimentar

O agronegócio desempenha um papel fundamental na segurança alimentar, pois é responsável por produzir a maior parte dos alimentos que consumimos. Sendo assim, o setor impacta diretamente no acesso a alimentos, com destaque para:

  • Aumento na produção: o agronegócio pode aumentar a quantidade de alimentos produzidos por meio de práticas agrícolas sustentáveis, como o uso de tecnologias mais eficientes, técnicas de cultivo mais avançadas e investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
  • Qualidade dos alimentos: principalmente com o desenvolvimento tecnológico, o agronegócio é capaz de garantir a qualidade dos alimentos produzidos. Não apenas na produção em si, mas em todas as etapas da cadeia até a distribuição, por meio de sistemas de controle de qualidade rigorosos e que prezam pelas boas práticas.
  • Acesso aos alimentos: o agronegócio pode promover o acesso aos alimentos por meio da distribuição eficiente e equitativa dos alimentos produzidos, de forma com que eles possam chegar ao maior número de pessoas. Além disso, deve implementar práticas que promovam a economia circular para reduzir o desperdício de alimentos e atingir o máximo aproveitamento dos recursos.
  • Impacto positivo na economia local: um grande número de cidades brasileiras, por exemplo, têm o agronegócio como seu principal motor econômico. Portanto, o agro pode ajudar a desenvolver mercados locais e, dessa forma, melhorar o acesso aos alimentos para as pessoas em áreas rurais e remotas, além de trazer ganhos econômicos para os trabalhadores envolvidos.

Tecnologia é a chave para tornar a produção mais eficiente

No contexto de segurança alimentar, tornar o agronegócio mais sustentável é fundamental, principalmente para evitar a degradação do meio ambiente e garantir que as práticas de produção de alimentos sejam socialmente justas e economicamente viáveis.

Em um planeta cuja população não para de crescer, fica ainda mais clara a necessidade de uma evolução constante das técnicas de produção. No fim das contas, o objetivo é produzir mais alimentos, com maior qualidade nutricional, mas em áreas cada vez menores e com melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

A saída para resolver essa equação, naturalmente, passa pela tecnologia. Quanto mais eficiente é a produção, mais pessoas ela é capaz de atender e contribuir para o acesso à alimentação no mundo.

Abaixo, separamos alguns exemplos de como a tecnologia pode impactar positivamente a segurança alimentar:

  • Sistemas de irrigação inteligentes: por meio de sensores, é possível manejar melhor o uso da água, já que as plantas recebem apenas a quantidade necessária e não há desperdício desse recurso.
  • Equipamentos avançados: investimento em maquinário moderno, que são equipados com tecnologias de automação e precisão, pode reduzir o uso de insumos (fertilizantes, por exemplo) e tornar os alimentos mais nutritivos.
  • Imagens de satélite: sistemas de informação ajudam agricultores, instituições financeiras e seguradoras, entre outros agentes do agro, a monitorar culturas e identificar áreas que precisam de atenção, permitindo tomadas de decisão mais inteligentes e com menor custo.
  • Novos tipos de produção alimentar: a evolução da tecnologia pode impulsionar a produção de alimentos em ambientes controlados, com maior eficiência de recursos. Um exemplo é a fazenda vertical, que é implementada em áreas urbanas. Esses modelos se destacam por estimular a agricultura regenerativa e mais consciente.

Por meio de imagens de satélite, é possível identificar áreas com boa aptidão agrícola e que estão sendo subutilizadas ou estão degradadas e poderiam ser recuperadas por meio de boas práticas agrícolas, como os sistemas de integração-lavoura-pecuária, ou por meio do plantio direto, ou consórcio entre culturas que promovam a fixação de nutrientes no solo.

É verdade que os produtores rurais são os protagonistas da busca pela segurança alimentar, mas todos que estão envolvidos no agro têm sua participação. Um exemplo são as empresas que trabalham com alimentos e que precisam garantir que a sua cadeia de fornecedores seja eficiente e livre de riscos socioambientais.

Nesse sentido, está na hora de conhecer a solução digital da Agrotools voltada para o compliance e sustentabilidade da cadeia de suprimentos. A sua aplicação garante uma posição mais competitiva dos fornecedores e, além de melhorar a rentabilidade das suas operações, contribui para a produção de alimentos mais sustentáveis e de maior qualidade. A rastreabilidade aplicada à cadeia de fornecimento garante segurança a todos os envolvidos, desde o produtor rural até o consumidor final. Entre no link acima para ver mais informações!

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento