Blog

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

1 de fevereiro de 2024

Tempo de Leitura: 8 minutos

A análise e inteligência de dados no agronegócio possibilita maior agilidade e segurança na liberação do financiamento rural, por meio do consumo de soluções digitais avançadas que entregam o conhecimento necessário para a tomada de decisão.

Com o avanço do uso das tecnologias no agronegócio, muitas formas de trabalho estão mudando, dentro e fora do campo, dentre elas a análise para liberação do financiamento rural.

Se antes, a checagem de informações básicas para liberação do financiamento rural levava dias e até meses, hoje pode ser feita no mesmo dia, bem como a liberação do dinheiro, a depender da instituição.

Mas de que maneira ocorre essa análise, de modo a dar segurança às negociações? Quais dados são analisados? Qual o nível de confiabilidade?

Essas são perguntas recorrentes de quem financia o produtor rural. E você verá neste artigo que a Agrotools possui respostas e soluções digitais para o financiamento no agronegócio. Confira! 

O que é a análise de dados no agronegócio?

A análise de dados no agronegócio diz respeito à utilização de ferramentas tecnológicas, que se alimentam de dados de múltiplas fontes, para obtenção de informações relevantes que serão utilizadas na tomada de decisão sobre determinada ação, a exemplo do financiamento rural.

No agronegócio moderno, marcado pela presença cada vez maior das tecnologias, ocorre a geração de dados a todo momento, referente às atividades de campo ou fora dela.   

Essas informações podem ser referentes tanto ao presente, como a situação de uma área de plantio, passado ou futuro – perspectiva de produtividade, alterações no clima, etc.

Assim, como o uso de ferramentas adequadas para a análises de dados no agronegócio, é possível estabelecer estratégias de atuação, planejar melhor as atividades e reduzir riscos.

Para bancos, empresas e cooperativas que operam com o crédito rural, a análise de dados é fundamental e constitui uma das etapas mais importantes na liberação do dinheiro.

Afinal, é por meio da análise de dados que será possível obter a segurança necessária para a redução de riscos nas negociações, podendo estes serem os mínimos possíveis, a partir de uma análise bem feita ou um conjunto de análises.

Contudo, é preciso saber também o que verificar e qual ferramenta utilizar, tarefas que o aperfeiçoamento das tecnologias tem tornado mais simples, com sistemas intuitivos, como as functions da Agrotools, microsserviços que tornam a sua atividade mais ágil, sem interface específica e podendo ser integradas em qualquer sistema.

O que é Big Data no agronegócio?

O Big Data no agronegócio se refere ao uso de bancos de dados capazes de armazenar grandes quantidade de informações dos mais variados tipos e oriundas de diversas fontes. 

Ela surgiu da necessidade do próprio agronegócio ter mais capacidade de guardar informações que serão úteis no momento atual ou futuro para basear decisões.

Uma maior capacidade de armazenagem de dados, por meio do big data, é essencial, por exemplo, para traçar tendências e prever o futuro, seja relacionado à produtividade, ou ao preço dos produtos, fornecimento dos insumos ou hábitos de consumo.

Em um banco de dados é possível também armazenar informações variadas sobre produtores e propriedades rurais, que podem ser utilizadas para análise para liberação de crédito. Deve-se sempre atentar ao compliance e regularidade relacionado às regras e requerimentos da LGPD assim como a segurança das informações.

Com o armazenamento das informações em um banco de dados relacionais, por exemplo, é possível estabelecer conexões, caso haja, entre determinado proprietário rural ou sua propriedade com situações de responsabilidade social e ambiental.

Esta é uma das grandes contribuições do Big Data para o agronegócio: relacionar informações sobre determinadas variáveis.

Sistemas de informação mais avançados podem fazer isso de forma automatizada e, por meio da inteligência artificial, realizar ações específicas programadas para determinada situação.

Quais as principais tecnologias utilizadas no agronegócio?

As principais tecnologias utilizadas no agronegócio, para coleta e análise de dados, são os maquinários, sensores, sistemas de informação geográfica e os sistemas utilizados para armazenar e analisar dados.

Para quem atua no financiamento rural, o uso das ferramentas tecnológicas e microsserviços é essencial para agilizar as demandas dos produtores rurais por crédito.

É possível, por exemplo, usar ferramentas automatizadas que fornecem análises rápidas e assertivas sobre determinado assunto que pode interferir na liberação do financiamento rural.

De grande importância também é saber quais são as normas da legislação atual que devem ser seguidas para a liberação do crédito rural, conforme a Resolução Nº 140 do Banco Central do Brasil.  

Tais normas devem ser seguidas à risca para a liberação do crédito rural, o que exige a realização de procedimentos de fiscalização e monitoramento por parte das instituições financeiras.

Dentre as regras, está a vedação do crédito rural para produtores ou empreendimentos que tiverem problemas como os relacionados abaixo:

  • ausência de inscrição ou cancelamento no sistema do CAR (Cadastro Ambiental Rural);
  • área da propriedade sobreposta parcial ou total a uma Unidade de Conservação, em terra indígena, áreas de remanescentes de quilombos;
  • pessoa física ou jurídica inscrito na lista do trabalho escravo do Ministério do Trabalho;
  • propriedade inserida no Bioma Amazônia que tenha embargos por conta do desmatamento. 

Essas normas estão no Manual de Crédito Rural, na parte que versa sobre impedimentos sociais, ambientais e climáticos para liberação do crédito rural.

A questão climática é outra preocupação relacionada ao assunto. Inclusive, o Banco Central do Brasil orienta que instituições financeiras incluam em seus relatórios anuais ações voltadas para o gerenciamento de riscos sociais ambientais e climáticos.

Soluções digitais da Agrotools para análise de dados e redução de riscos no financiamento rural

Na Agrotools, você encontra as melhores soluções digitais para análise de dados no agronegócio, para que o financiamento rural ocorra de forma segura, transparente e ágil. 

Ao utilizar as ferramentas da Agrotools, você estará atuando conforme a Resolução nº 140 do Banco Central do Brasil e aumentando a sua eficiência, além de poder multiplicar o seu número de clientes, expandir sua área de atuação e otimizar a sua gestão de riscos.

A Solução digital Agrotools para análise de dados no financiamento rural

A Agrotools possui uma solução digital fim-a-fim, utilizada por grandes players do mercado para agilizar e proteger toda a sua esteira e o controle da carteira de financiamento no agronegócio.

É uma solução digital completa, para contas Enterprise, criada por especialistas da Agrotools, estando em constante aperfeiçoamento e atualização, para que suas análises sejam feitas da forma mais simples, segura e ágil possível. 

Além disso, você encontra na Agrotools os Pixels, ferramentas prontas para o uso, que traz um conjunto de análises para garantir que as informações necessárias para liberar o financiamento rural sejam processadas o mais rápido possível.

Você pode fazer:

  • análises socioambientais;
  • consultar as coordenadas geodésicas do Banco Central do Brasil;
  • verificar a composição de uso do solo;
  • estimativa da produtividade;
  • índices de vegetação;
  • previsão do tempo para a safra;
  • validação da área total do imóvel;
  • produtividade histórica da safra.

Por meio dessas soluções, é possível viabilizar a digitalização da oferta de financiamento rural, o empréstimo e qualquer outra linha de crédito, sendo possível a realização do monitoramento de todas as variáveis que afetam a liberação do dinheiro, do setor financeiro ao produtor.

Conclusão

As soluções digitais da Agrotools para análise de dados no agronegócio são de grande importância para a sua atuação no financiamento rural.

Por meio de centenas de ferramentas, em diferentes formatos, você pode fazer análises seguras que vão dar as respostas que você procura para atuar com segurança, transparência e agilidade, em respeito às normas vigentes para a liberação do financiamento rural.

Com isso, poderá captar muito mais clientes, aperfeiçoar o seu negócio e promover o desenvolvimento do setor de forma sustentável.

>> Solicite uma demo das nossas soluções para o financiamento do agronegócio!

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Evolução-tecnológica-no_agro

Como a evolução tecnológica no agro contribui para a segurança alimentar

Solicitar Orçamento