Blog

Consulta Base Fundiária do Incra simples e ágil com a Function Agrotools

Function Consulta Base Fundiária do Incra

Consulta Base Fundiária do Incra simples e ágil com a Function Agrotools

10 de novembro de 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

Escolher o território rural para investir é um processo que exige cuidado. Afinal, você quer garantir a segurança do seu investimento. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) disponibiliza informações georreferenciadas sobre territórios cadastrados em todo o Brasil. Os imóveis cadastrados  nessa base foram avaliados e certificados pelos técnicos do INCRA. O processo de certificação exige um engenheiro credenciado junto ao órgão, o que caracteriza a alta precisão e confiabilidade das informações apresentadas.

A necessidade de informações precisas para se investir na aquisição de um território rural

Comprar uma propriedade rural pode ser um investimento muito lucrativo, mas também pode ser extremamente arriscado. Muitas vezes, os compradores não têm acesso a informações precisas e confiáveis sobre o território rural que estão considerando.

Isso torna difícil avaliar se um determinado território é um bom investimento ou não. Instituições financeiras e seguradoras que se relacionam com atividades produtivas no campo também enfrentam esses problemas quando tentam emitir créditos ou seguros rurais.

O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) é o principal órgão do governo brasileiro responsável pelo zoneamento e ordenamento territorial do território nacional. A autarquia federal, mantém um banco de dados georreferenciado com informações sobre territórios cadastrados em todo o país.

Essas informações podem ser extremamente úteis para investidores que estejam considerando investir em territórios rurais, pois elas fornecem uma visão completa da área e permitem que os potenciais compradores analisem as condições da propriedade antes de tomar uma decisão de investimento.

Além disso, o INCRA pode fornecer orientação sobre o processo de zoneamento e outros aspectos jurídicos relacionados a territórios rurais, o que torna mais fácil para os investidores tomarem decisões informadas sobre esses territórios.

A informação georreferenciada do INCRA é a chave para o investimento seguro

A informação georreferenciada do INCRA é a chave para a aquisição de territórios de forma segura. Com ela, o potencial investidor tem acesso a todos os dados necessários para analisar um território e avaliar se ele atende às suas necessidades.

Os territórios rurais disponíveis na base de dados do INCRA consistem na avaliação e certificação realizada pelos técnicos da instituição, o que caracteriza a alta precisão e confiabilidade das informações armazenadas.

Além disso, a informação georreferenciada do INCRA também permite que o comprador verifique se o território está em conformidade com as leis e regulamentos vigentes.

Assim, a aquisição de um território rural com base na informação georreferenciada do INCRA garante que o processo seja realizado de forma segura e transparente.

Function Consulta Base Fundiária do Incra

Antes de realizar qualquer tipo de investimento na aquisição de territórios rurais, é fundamental se certificar de que as informações sobre o território são confiáveis. A Function Consulta Base Fundiária do Incra, API – Webservice da Agrotools disponível em nosso Marketplace, é uma das formas de assegurar essas informações.

A Function Consulta Base Fundiária do Incra retorna o mapa referente a um imóvel rural, cadastrado na base fundiária Incra/Sigef, a partir do fornecimento de uma Coordenada Geográfica. A solução reúne todas as informações relevantes sobre os territórios rurais brasileiros, incluindo dados cadastrais, cartográficos, fundiários e ambientais.

Além de ser uma ferramenta vital para quem quer investir em territórios rurais, a Function Consulta Base Fundiária do Incra também é útil para outros fins, a exemplo da emissão de crédito e seguro rural.

Com a Function Consulta Base Fundiária do Incra é possível:

Adquirir informações precisas de imóveis rurais a partir de uma coordenada geográfica

A Function Consulta Base Fundiária do Incra é alimentada pelo Sistema de Gestão de Informações Fundiárias (SIGEF), que reúne todos os dados oficiais sobre imóveis rurais brasileiros.

Isso garante que as informações sobre os territórios rurais estejam sempre atualizadas, o que minimiza o risco de erros na hora da tomada de decisão sobre um investimento.

Digitalizar a obtenção de informações geográficas de um território:

Ao contrário de outras fontes de informação, a Function Consulta Base Fundiária do Incra disponibiliza as informações em formato digital, o que facilita e agiliza o processo de aquisição dos dados.

Além disso, a Function Consulta Base Fundiária do Incra disponibiliza as informações de forma organizada e de fácil acesso, o que permite que o investidor analise as informações de forma mais precisa e detalhada.

Automatizar e escalar processos de fornecimento de crédito e seguro rural:

A Function Consulta Base Fundiária do Incra também pode ser usada para automatizar e escalar processos de fornecimento de crédito e seguro rural a investidores. 

Os dados precisos e confiáveis sobre os territórios cadastrados no SIGEF permitem que os bancos e seguradoras avaliem melhor os riscos envolvidos em operações de crédito e seguro rural.

Isso contribui para a segurança do processo de aquisição do território rural certo, uma vez que os riscos envolvidos são minimizados.

Investimentos sem riscos: não deixe que a falta de informação confiáveis o impeça de investir na aquisição de territórios rurais

Com a Function Consulta Base Fundiária do Incra da Agrotools, os investidores podem ter acesso a todas as informações precisas e confiáveis sobre os territórios rurais que estão sendo considerados para a aquisição.

Isso garante que você esteja sempre bem informado sobre o território rural que está sendo considerado, minimizando assim os riscos envolvidos na hora de investir.

Estamos aqui, através do AtMarket, o Marketplace da Agrotools,  para garantir o sucesso das suas operações envolvendo territórios rurais. Nosso time de especialistas já está de prontidão para te explicar melhor sobre todas as facilidades e benefícios das soluções digitais Agrotools.

Nova call to action

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento