Blog

Gestão de carteira de crédito e seguro e o monitoramento de territórios rurais

Monitoramento de territórios rurais na gestão de credito e seguro

Gestão de carteira de crédito e seguro e o monitoramento de territórios rurais

No Brasil, o agronegócio é um dos principais pilares da nossa economia. O interessante é que essa representatividade se deve ao crédito rural e investimento em apólices de seguro específicas ao agro. Mas você sabia que o monitoramento de territórios rurais tem relação direta com a melhor gestão agrícola?

Um eficiente monitoramento de territórios rurais torna a gestão de carteira de crédito ou seguro agrícola muito mais ágeis e transparentes, pois a grande quantidade de dados gerada permitirá uma visão bastante completa das operações e dos riscos.

Diante disso, convidamos você a entender a verdadeira importância da oferta de crédito e seguro agrícola para o sucesso do agronegócio e como o monitoramento de territórios rurais e as ferramentas tecnológicas a ele associadas, contribuem com estes processos.

Carteira de crédito e seguro: essenciais para o agronegócio nacional

O agronegócio nacional se desenvolveu de tal forma nos últimos anos que fez do Brasil um dos maiores produtores e exportadores do mundo em um espaço de tempo relativamente curto. 

Todos os bons resultados só evidenciam a vocação do país na condução dessa atividade. No entanto, esse sucesso não seria possível sem a oferta de crédito e de seguro ao setor.

No agronegócio nacional, o crédito rural tem se consolidado como um dos principais fatores de produção, sendo um importante condicionante do sucesso do agro brasileiro nas últimas décadas. 

Isso se deve, em muito, a uma política agrícola consistente, capaz de garantir um volume de recursos e taxas de juros compatíveis com o retorno das atividades no meio rural.

Já a contratação do seguro rural também apresenta grande importância para o sucesso do agro nacional. Ele permite que o produtor consiga amenizar os riscos do agronegócio, proporcionando a recuperação de sua capacidade financeira em eventuais sinistros.

Mas, para que o crédito e o seguro agrícola tragam eficiência ao sistema produtivo é exigido que produtores, bancos, financeiras, seguradoras e demais agentes do setor tenham à disposição os melhores dados e informações. 

Dentro deste cenário, adotar um bom monitoramento de territórios rurais adquire grande valia, pois oferece as melhores informações sobre a área que receberá financiamento ou que será segurada, reduzindo o risco.

Monitoramento de territórios rurais: Informações relevantes para tomada de decisão

O Brasil agrário tem por característica possuir vários solos, climas e capacidades produtivas. Por consequência, as propriedades rurais costumam apresentar diferentes características dentro da mesma área. 

Em um mesmo território, há diversos atributos que influenciam na capacidade de produção e consequentemente na gestão de carteira de crédito ou de seguro. Diante disso, o monitoramento de territórios rurais adquire importância, pois permite conhecer diversas informações sobre determinada área.

O uso de tecnologias de monitoramento de territórios rurais permite que companhias compreendam o que acontece nas áreas de produção, por meio de relatórios que reúnem dados de fontes diversas, incluindo dados oficiais. 

Com o monitoramento é possível ter um maior respaldo sobre o que está acontecendo no campo. Isso gera segurança nas transações de financiamento e seguro agrícola, beneficiando o produtor e permitindo vistorias mais eficientes das grandes empresas que atuam dentro do agro, como seguradoras, bancos e financeiras.

Ferramentas tecnológicas: Grandes auxiliadoras do monitoramento de territórios rurais

Por muito tempo, uma das grandes dificuldades de seguradoras e financeiras é realizar a vistoria de determinado território para liberar o financiamento ou elaborar um eficiente plano de apólice de seguro agrícola.

Antigamente, profissionais com atuação nestes negócios tinham que realizar visitas in loco, viajando até a propriedade para realizar medições e coletar dados/informações. 

Mas, isso está mudando, por meio do uso de ferramentas tecnológicas – como o Pixel de Composição do Uso do Solo, pertencente ao Marketplace Agrotools – isso não é mais necessário e, ou seja, as visitar in loco começam a ficar no passado!

Este Pixel faz uso de dados obtidos a partir de imagens de satélite e cruzamento de dados. Com isso é possível calcular o percentual de cada classificação encontrada no território, trazendo informações mais confiáveis para bancos e financeiras, no caso da oferta de financiamento e seguradoras, responsáveis pela definição do seguro agrícola.

Para bancos e financeiras que oferecem linha de crédito, o Pixel de Composição do Uso do Solo permite verificar, dentre outras coisas, se em um território realmente há área de agricultura, evitando fraudes na liberação de crédito.

Essa ferramenta tecnológica também garante às seguradoras a capacidade de elas concederem apólices de seguro para a área agrícola correta da propriedade, com uma precisão muito maior, diminuindo riscos.

Dessa forma, as ferramentas de monitoramento de territórios rurais tornam os processos muito mais ágeis e transparentes, permitindo digitalizar a esteira de seguro e do financiamento agrícola, viabilizando a análise e o mapeamento territorial das propriedades cobertas. 

Você quer saber mais sobre a importância do uso de uma plataforma digital na gestão da sua carteira de credores? Então confira essa aula com Lucas Tuffi e entenda como.

Saiba Mais

Relacionados

Tecnologia que agrega valor para o agro da porteira pra fora

Tecnologia que agrega valor para o agro além da porteira

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

SaaS e o mundo corporativo do agronegócio. Como a Agrotools conecta sua empresa aos territórios rurais

Solicitar Orçamento