Dia da Amazônia: maior reserva natural do planeta
5 de setembro de 2022
Tempo de Leitura: 3 minutos
Em 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, bioma que abrange 9 países, 40% das florestas tropicais remanescentes e 25% da biodiversidade terrestre do planeta. Além do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela também possuem o bioma em parcela importante de seus territórios.
Em tempos em que crescem as preocupações acerca das mudanças climáticas e o aquecimento global, as florestas tropicais possuem importante função no ciclo de carbono global. Estudos apontam, no entanto, que entre 2010 e 2018, a Amazônia absorveu 130 milhões de toneladas de carbono, e liberou 410 milhões, resultando em um saldo de 280 milhões de ton de carbono emitidas por ano.
Nesse cálculo, há que se considerar a mudança do uso e cobertura da terra, o avanço das queimadas, que liberam diretamente para a atmosfera o carbono estocado na vegetação, e uma maior mortalidade de árvores decorrente de secas mais severas e prolongadas.
Mas também existem boas práticas sendo desenvolvidas, particularmente fruto de uma maior conscientização sobre a agenda ESG. Confira a seguir.
Iniciativas para um Agro mais sustentável com apoio Agrotools
Como integrante do Sistema B, Agrotools abraça o propósito de conectar o território rural com o mundo dos negócios, visando sempre o equilíbrio entre rentabilidade e o bem-estar das pessoas, das sociedades e da natureza. Junto com parceiros e clientes estamos provando na prática que a sustentabilidade é possível.
Dia da Amazônia: celebrar, conhecer e preservar
Nesse Dia da Amazônia, mais do que celebrar esse importante bioma brasileiro e sul-americano, é fundamental refletir sobre os danos causados e sobre caminhos para superá-los. Novas tecnologias de monitoramento ambiental, como a da Agrotools, têm sido fundamentais para lidar com esses desafios.
Ideias para fortalecer o agronegócio e a sustentabilidade na Amazônia
Em um tema tão importante, é indispensável buscar conhecimento baseando-se em dados reais e especialistas que ofereçam uma perspectiva equilibrada. Prestando sua contribuição, a Agrotools promoveu um debate maduro sobre a produção e conservação da Amazônia.
Clique neste link para ver a página especial com o conteúdo em vídeo, podcast e e-book que abordam:
- O Brasil no centro da agenda ESG.
- Sociobiodiversidade. Como dar escala ao extrativismo legal?
- Conheça as diversas formas de pagamento por serviços ambientais.
- Investimentos em Green Bonds, os títulos verdes.
Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento
Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.