ESG: entenda por que adotar essa agenda é vantajoso para o agronegócio

Crise climática, explosão de movimentos sociais, pandemia da covid-19… Com esse pano de fundo, a adoção da agenda ESG se tornou pauta constante entre empresários e gestores mundo afora em 2020. E no segmento agro não foi diferente, já que negócios que não se atentarem aos critérios dessa agenda terão sua imagem e seus ganhos afetados negativamente em um futuro próximo.

Olhar as ações e as estratégias de negócio para além da rentabilidade, pensar no benefício de todos os stakeholders e manter empreendimentos sustentáveis são critérios que vão pavimentar o caminho das companhias de sucesso nos próximos anos.

E se você ainda não sabe como adotar essa agenda é vantajoso para a sua empresa, precisa conferir as informações reunidas neste conteúdo. Boa leitura!

O que é ESG

Sigla para Environmental, Social and Governance, ESG é um conjunto de critérios relacionados a questões sociais, ambientais e de governança corporativa que indicam o grau de preocupação e comprometimento de uma empresa com temas ligados a esses três pilares.

São práticas da agenda ESG:

Para o Meio Ambiente

  • preocupação com as mudanças climáticas
  • compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa
  • adoção de iniciativas para evitar o esgotamento de recursos naturais, especialmente os hídricos
  • adoção de políticas para armazenamento e descarte consciente de resíduos
  • adoção de iniciativas antidesmatamento.

Para o Social

  • respeito ao bem-estar dos colaboradores e busca pelas melhores condições de trabalho
  • combate à escravidão e ao trabalho infantil
  • criação/ investimento em projetos que apoiam comunidades locais, incluindo grupos indígenas
  • adoção de iniciativas que geram benefícios à saúde e à segurança das pessoas
  • criação/ apoio a projetos que viabilizem a ocupação feminina de todos os espaços  da sociedade e defendam os direitos das mulheres
  • adoção de ações que incentivem a diversidade no quadro de colaboradores da organização.

Para a Governança Corporativa

  • práticas anticorrupção
  • transparência dos processos
  • auditorias frequentes
  • adoção de iniciativas que evitem a instabilidade política e os conflitos de interesse
  • criação de conselho de administração independente.

Quais os desafios colocados pela ESG para as empresas

Apesar do protagonismo que a agenda ESG tem ganhado, adotar seus critérios ainda é um desafio para a maioria das empresas. Especialmente porque é preciso que cada companhia encontre o melhor caminho e as melhores causas para engajar seu negócio. 

Há também pontos como os evidenciados pela publicação do site Agência BNDES de Notícias, que mostrou que:

  • apenas cerca de 1/4 dos investidores profissionais incluem com alguma frequência informações não-financeiras em suas decisões de investimento, e apenas 10% recebe treinamento formal de como incorporar critérios ESG em suas análises.
  • ainda é preciso lidar com a ideia equivocada de muitos agentes do mercado de que empresas e investimentos comprometidos com a agenda ESG são menos rentáveis.

Para o segmento agro, no entanto, o desafio que se impõe é transformar a mentalidade e entender que o comprometimento com a sustentabilidade, o bem-estar social e as melhores práticas de gestão são o caminho para conseguir mais investimentos e melhorar a percepção de valor de um negócio no mercado.

Quais os benefícios de adotar uma agenda ESG

Apesar dos desafios postos para a adoção da ESG, é preciso não perder de vista as muitas vantagens de adequar sua empresa às melhores práticas dessa agenda. Dentre os benefícios que ser uma companhia em conformidade com a ESG garante, vale destacar: 

Redução de custos

Uma empresa que atende aos critérios ESG é um negócio comprometido com a sustentabilidade de suas práticas, com a utilização consciente dos recursos naturais e com o cumprimento das legislações, o que a médio e longo prazo resulta em redução de custos.

Mais controle organizacional

A adoção dos critérios da ESG para governança organizacional ajuda a garantir melhor controle dos processos e das práticas da empresa, estabelecendo altos padrões de gestão para o negócio e auxiliando no compliance com regulamentações locais e globais.

Maior poder de atração de investimentos

Com o mundo ligado às questões que formam a ESG, negócios que atenderem aos índices dessa agenda terão mais oportunidades de firmarem parcerias estratégicas, principalmente na vertente de sustentabilidade. E serão mais atraentes para investimentos, já que cada vez mais investidores preferem colocar seu dinheiro em green bonds. 

Retenção de talentos

Ser uma empresa preocupada com questões tão atuais quanto as que compõem a agenda ESG ajuda a atrair e reter talentos, já que profissionais de alto nível dão cada vez mais importância à satisfação no ambiente de trabalho. 

Fortalecimento da marca

Empresas comprometidas com a proteção do meio-ambiente e com o bem-estar social, que deixam claro seu posicionamento, têm fortalecido suas marcas e conquistando, assim, mais respeito de outros players e também dos consumidores. 

Agora que você sabe quão vantajoso para o seu negócio é adotar a agenda ESG, pode se aprofundar mais nesse tema assistindo ao vídeo ESG e sua abordagem holística | Agrotools e Microsoft, em nosso canal do Youtube. E acessar nosso site para saber como a Agrotools ajuda a gestão financeira da sua companhia a andar em conformidade com as melhores práticas de proteção ambiental, social e de governança corporativa.

Mais para explorar

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Copyright © Agrotools.com.br

Copyright © 2020 Agrotools.com.br