Blog

Big Data no Agronegócio: produtividade e ESG caminhando juntos

Big Data no Agronegócio: produtividade e ESG caminhando juntos

25 de outubro de 2021

Tempo de Leitura: 8 minutos

Aumentou muito o volume de dados gerados gerados diariamente pelas pessoas e organizações. Esse movimento se deve à adoção de novas tecnologias, fazendo com que Big Data seja mais do que somente uma expressão da moda: a cadeia produtiva de inúmeros setores está sendo completamente transformada.

É inegável que Big Data já se tornou vital para as atividades no agro, influenciando diretamente os rumos dos negócios, mitigando riscos, aumentando a eficiência operacional e, claro, a assertividade na tomada de decisão.

Além disso, com o avanço da pauta ESG, o investimento em tecnologia digital posiciona-se com destaque não apenas por fomentar soluções para problemas de sustentabilidade ambiental, mas, principalmente, por abrir novas oportunidades de negócio.

Para que você entenda melhor a relação entre Big Data, Agronegócio e ESG, confira este artigo.

O que é Big Data e qual sua relação com o Agronegócio?

Big Data corresponde a toda informação recolhida por meio de várias fontes tecnológicas e depois processada de uma forma que as técnicas tradicionais de exploração e tratamento de dados são incapazes de analisar.

Dados não estruturados, sensíveis ao tempo e muito grandes não podem ser processados ​​por bancos de dados padrão e requerem uma abordagem de processamento mais sensível  ― ou seja, as tecnologias de Big Data, como é o caso da inteligência artificial, internet das coisas, ferramentas de análise preditiva e blockchain.

O Big Data costuma ser caracterizado por “3 V’s”:

  • alto volume de dados em inúmeros ambientes;
  • grande variedade dados frequentemente armazenados em sistemas de Big Data;
  • velocidade na qual muitos dos dados são gerados, coletados e processados.

Quando pensamos na importância dos dados para o segmento agro, as tecnologias de Big Data vão ao encontro das tendências da chamada agricultura digital, já que são geradas informações essenciais a todas as etapas produtivas ― do campo ao consumidor final ―, possibilitando tomar decisões em tempo real, tornar o negócio mais sustentável e até salvar o setor de grandes crises.

Agricultura de precisão

Talvez a maneira mais fácil de entender a agricultura de precisão seja pensá-la como tudo o que torna a prática da agricultura mais precisa e controlada, quando se trata do planejamento agrícola.

As ferramentas tradicionais estão sendo substituídas por máquinas equipadas com sensores que podem coletar dados do ambiente para controlar seu comportamento ― como termostatos para regulação de temperatura ou algoritmos para implementação de estratégias de proteção de cultivos. A tecnologia, combinada com fontes externas de Big Data, como dados meteorológicos, dados de mercado ou padrões com outras fazendas, está contribuindo para o rápido desenvolvimento da agricultura inteligente.

Um componente-chave desta abordagem de gerenciamento de propriedade agrícola é o uso de tecnologia da informação e uma ampla gama de itens, como orientação por GPS, sistemas de controle, sensores no campo e em animais, robótica, drones, veículos autônomos, tecnologia de taxa variável (aplicação de insumos em diferentes taxas), hardware automatizado, telemática e aplicativos.

Todos esses equipamentos capturam dados relevantes de um grande número de fontes, que podem ser traduzidos em indicadores ​​para avaliar os processos de negócios e resolver problemas em escala e velocidade. Entre eles, podemos citar eventos climáticos, crises hídricas, pragas, surtos de doenças, desperdícios, estocagem, logística, gestão de pessoas e até perfis dos consumidores.

Quais os benefícios da utilização da Big Data tecnologia na gestão agrícola?

Agora você compreende por que o Big Data no Agronegócio é um dos grandes responsáveis pela transformação digital no setor, elencamos alguns benefícios da inteligência de dados no campo.

Gestão baseada em dados

Todo esse volume de dados permite que o produtor realize uma gestão estratégica. Com sistemas de gestão integrados, é possível monitorar a produção de ponta a ponta, incluindo não apenas dados da propriedade como também de terceiros, como fornecedores, parceiros, consumidores e entidades governamentais.

Automação de processos

A utilização da inteligência artificial e internet das coisas permite que processos manuais tornem-se automatizados. Por exemplo:

  • análise do solo para o plantio inteligente de sementes;
  • medição dos níveis de água para melhor controle na irrigação;
  • monitoramento de cargas durante o transporte e armazenamento;
  • monitoramento da colheita, com reconhecimento das áreas mais produtivas do terreno;
  • gerenciamento de pesticidas e fertilizantes;
  • controle dos sinais vitais dos rebanhos.

Realização de análises preditivas

A análise preditiva é uma maneira de prever eventos futuros com base no comportamento passado. É uma combinação de estatísticas e mineração de dados que permite estabelecer variáveis com base nos dados históricos e tomar decisões de grande impacto na eficiência dos processos. Ferramentas de ambas as áreas são aplicadas a grandes conjuntos de dados com o intuito de:

  • reconhecer padrões e tendências;
  • construir modelos para prever o que pode acontecer no futuro;
  • criar representações visuais das informações;
  • gerir outras informações úteis.

Minimização de riscos na aquisição de crédito

O Agronegócio é um dos setores mais vulneráveis a eventos adversos, cujos riscos podem ser agrupados em operacionais, agronômicos, de mercado, financeiros e institucionais. Logo, solicitar crédito rural é uma operação delicada.

Para isso, ferramentas como o bureau de crédito agro auxiliam no mapeamento de todos os cenários e variáveis envoltos na concessão de crédito, com fontes públicas e privadas de informação, e serviços específicos para cada player. Essa orientação por dados evita perdas para as instituições financeiras e os produtores.

Economia

Produzir e lucrar mais gastando menos. Isso só é possível por meio do uso de tecnologia digital agrícola. Conforme os algoritmos avançam, a necessidade de mão de obra de alto custo diminuirá enquanto os produtores percebem o aumento da produção. A grande conclusão é que o sistema baseado em dados pode reduzir os custos de energia, criar menos desperdício e gerar um ROI (Retorno sobre Investimento) mais alto.

Como o Big Data pode contribuir para a agenda ESG no Agronegócio?

A tecnologia é a chave para criar um Agronegócio sustentável. De olho no fortalecimento das marcas e no alcance de novos mercados consumidores, os produtores precisam ficar de olho na equação de valor de suas empresas, a qual é pautada não apenas por aspectos econômicos, mas também por sociais e ambientais.

Aí entra o desafio de implantar a agenda ESG ― sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa, que estabelece pilares e metas não financeiras com foco na sustentabilidade.

Como as práticas ESG ainda são um grande desafio no segmento agro brasileiro, a adoção do Big Data pode facilitar a implantação de tais estratégias. Os dados ESG incluem quaisquer indicadores que lançam luz sobre o contexto de sustentabilidade de um ativo, instalação, empresa ou região, seja histórico, atual ou esperado. Os dados ESG são coletados sob três aspectos primários:

  • dados ambientais: devem capturar informações ambientais, como emissões anuais de carbono e consumo de energia, uso de água, produção de resíduos, poluição e muito mais;
  • dados sociais: concentram-se em estatísticas relacionadas à diversidade da força de trabalho, igualdade de gênero, direitos humanos, entre outros;
  • dados de governança: rastreiam as contribuições da empresa sobre transparência, práticas trabalhistas, corrupção, entre outros.

Embora todos os dados ESG sejam importantes, a sustentabilidade ambiental é um assunto de interesse internacional na relação Agronegócio e meio ambiente, em que as mudanças climáticas representam um risco global para a economia.

Graças ao Big Data, quando o assunto é agenda ESG, podem ser colhidos muitos benefícios para organizações, investidores e órgãos reguladores, tais como:

  • uso de dados para comprovar desempenho dos negócios, demonstrar melhorias, rastrear metas e compromissos que constroem a sustentabilidade da marca e a confiança com investidores e consumidores;
  • informações sólidas e relatórios de alta qualidade que garantam aos investidores que as empresas estejam posicionadas para prosperar e garantam a sustentabilidade em face de turbulências sociais, econômicas e ambientais;
  • órgãos reguladores podem integrar estatísticas geradas em tempo real às políticas governamentais para se certificar de que o setor está em conformidade com a legislação.

Como você viu, o Big Data no Agronegócio é fundamental quando o assunto é inovação. Pensando nisso, a Agrotools segue com a missão de oferecer soluções para análises robustas dos cenários que envolvem os negócios agro.


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

 

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento