Entenda a importância da blindagem da cadeia de valor no segmento Agro

Não há dúvidas: a marca é, hoje, o principal ativo de qualquer companhia. E por isso, protegê-la deve ser prioridade para todas as empresas que querem ter sucesso e manter os bons resultados. 

Fazer isso, no entanto, é um grande desafio para a maioria dos negócios. Principalmente porque muitos ainda ignoram a importância de monitorar e blindar sua cadeia de valor, especialmente no setor agro. Esquecendo-se que cada vez mais os consumidores estão tornando seus hábitos de compra um ato de confiança: compro um produto ou serviço porque confio naquela marca.

Nesse cenário, empresas e produtores que não cuidam da cadeia de valor ficam expostos a riscos que podem manchar sua reputação e trazer prejuízos imensuráveis. Além de perderem vantagens competitivas e deixarem de aproveitar as muitas oportunidades de negócio geradas por uma cadeia limpa. Falo mais sobre esses pontos na sequência deste texto. Confira.

Para que serve a cadeia de valor?

Você, sem dúvidas, conhece o modelo de Michael Porter e sabe quais são as utilidades da cadeia de valor na gestão de processo e operações de uma companhia. Mas quero focar em três importantes funções dessa estrutura que muitas vezes são negligenciadas:

  • avaliar a qualidade dos elos entre as operações da companhia
  • criar valor para os clientes 
  • estabelecer as margens de lucro e os custos da empresa

Foco nesses pontos porque eles ajudam a entender o quanto a blindagem da cadeia de valor é fundamental para proteger uma marca no mercado atual e, assim, evitar que oportunidades de negócio sejam perdidas.

Afinal, se é a cadeia de valor que avalia as ligações entre as operações da companhia, cria a percepção de valores dos produtos e serviços para o consumidor e impacta a definição de custos e lucros do negócio, furos em seus elos expõem a empresa a riscos que, além de reduzir ganhos financeiros, podem gerar perdas irrecuperáveis e impedir a expansão da marca no mercado. 

Quais os benefícios de monitorar a cadeia de valor?

A verdade é que já comecei a responder essa pergunta no tópico anterior. No entanto, quero me ater a três grandes benefícios de fazer um acompanhamento eficiente da cadeia de valor da sua empresa: 

Vantagem competitiva

Como já disse anteriormente, os hábitos de compra estão cada vez mais ligados à percepção de confiança que o consumidor tem sobre uma marca. E sem uma cadeia de valor limpa, livre de práticas mal vistas pelo cliente, como desmatamento, alto nível de geração de poluentes, emprego de trabalho escravo e desigualdade de qualquer tipo, produtor e empresa ficam para trás e perdem competitividade. 

Isso porque os principais players do mercado estão cada vez mais empenhados em garantir processos e operações que estejam totalmente alinhados com a agenda ESG e com critérios de sustentabilidade internacionais, afinal, eles sabem que essa é a melhor forma de se dar bem no cenário atual. 

Acesso a novos mercados e a novos investimentos 

Outro importante benefício de blindar a cadeia de valor de uma companhia é abrir as portas de novos mercados e de novos investimentos para a empresa. 

banner ESG

Conhecedoras das novas regra do jogo, as principais marcas do agronegócio mundial, como JBS, Cofco, ADM, McDonald’s, Nestlé e Cargill, assim como os maiores nomes do segmento varejistas do planeta, não aceitam mais se relacionar com produtores que não estejam em compliance com as legislações socioambientais e nem disponibilizar em suas gôndolas produtos que não tenham comprovação de que foram produzidos de forma totalmente sustentável.

Prova de como o mercado se abre para companhias que cuidam da sua cadeia de valor e se adaptam às novas regras é o case de sucesso da Caramuru Alimentos, principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola. A empresa conquistou quatro novos mercados e aumentou em mais de 30% seu faturamento em apenas um ano, apostando no monitoramento de sua cadeia de valor para estar em completa conformidade com os princípios ESG. 

Gestão de crises

É de se considerar, ainda, que o monitoramento eficaz da cadeia de valor facilita a gestão de crises. Isso acontece, especialmente, porque o acompanhamento da cadeia de suprimentos permite identificar e prever riscos e, assim, evitar erros que causem maiores danos à imagem e às finanças da empresa.

Como monitorar a cadeia de valor 

Essencial para a blindagem da marca de uma companhia, monitorar a cadeia de valor é um dos grandes desafios para quem se relaciona com o segmento agro, principalmente porque o entendimento e o engajamento das empresas intermediárias tendem a ser baixos, dificultando todas as ações de análise e acompanhamento dos processos e operações. 

Além disso, há muitas dificuldades em fazer o monitoramento de forma eficaz das práticas e dos territórios rurais, que em sua maioria estão a quilômetros das sedes das companhias, muitas vezes em áreas que são pontos secos na cadeia de suprimentos das empresas. 

Nesse cenário, é preciso reconhecer que buscar recursos tecnológicos é a aposta certa para ter sucesso no monitoramento dos processos de produção, pois apenas a digitalização das práticas permite conhecer profundamente como são originadas as matérias-primas e acompanhar todos os elos da cadeia, desde a lavoura e o pasto até as prateleiras dos supermercados e das lojas. 

Como a Agrotools ajuda no monitoramento da cadeia de valor no agro

Há 15 anos, a Agrotools, maior AgTech da América Latina, desenvolve recursos que digitalizam as operações de análise e monitoramento em toda a cadeia agro, viabilizando o acompanhamento completo de todos os processo e operações das empresas que se relacionam com territórios rurais, seja para vender, comprar, financiar ou conceder seguro.

Soluções digitais como o Brand e o Safe tornam possível fazer monitoramento socioambiental de forma 100% remota, reduzindo a exposição aos riscos de descumprimentos de legislações ambientais, garantindo o compliance com os princípios ESG e blindando a marca contra prejuízos financeiros e reputacionais. 

Nossas soluções também geram insights e condições propícias para a conquista de novos mercados e para alcançar os sonhados green bonds, modalidade de investimento cada vez mais desejada e vantajosa para produtores e companhias. 

Vale destacar ainda, que somada aos recursos tecnológicos, nossa experiência ajuda — e muito — a conquistar o engajamento dos diferentes elos da cadeia, pois conhecemos os principais desafios de cada modelo de negócio, sabemos como estruturar um plano de trabalho adequado à realidade de cada empresa e, principalmente, temos know-how para definir o que deve ser utilizado como critérios em cada caso.

Com nossas soluções, ajudamos você a monitorar de forma simples e 100% digital toda a sua cadeia de valor, blindando a sua marca com nossa capacidade de chegar até o território, fazenda ou talhão onde é originada a matéria-prima do produto que sua companhia compra, vende ou financia. 

Quer usar os mesmos recursos que marcas como JBS, Mc Donald’s e Itaú utilizam para proteger seus negócios? Acesse o AT Market e descubra que temos soluções digitais para diversas necessidades.

Rodolpho Mittelstaedt é executivo sênior de vendas na Agrotools

Compartilhar este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Anterior
Próximo

Mais para explorar

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Copyright © Agrotools.com.br

Copyright © 2020 Agrotools.com.br