Agroenergia: fontes de energia sustentável
25 de agosto de 2022
Tempo de Leitura: 4 minutos
Nos últimos anos, tem ocorrido um aumento no interesse pela agroenergia, que refere-se à energia obtida a partir de produtos e resíduos agrícolas. Isso se deve a necessidade de se encontrar fontes de energias renováveis, ou seja, menos poluentes e mais sustentáveis.
As principais fontes de agroenergia são: biomassa, biogás, biodiesel, etanol e outros derivados de resíduos da produção. A biomassa é a principal fonte, seguida pelo biogás e o biodiesel.
Os principais benefícios da agroenergia
- Renováveis: as fontes são renováveis, o que significa que podem ser reabastecidas ao longo do tempo, ao contrário dos combustíveis fósseis. Isso garante um fornecimento de energia sustentável no futuro.
- Eficientes: o uso da agroenergia pode ser mais eficiente do que o uso de fontes tradicionais de energia. Por exemplo, o biodiesel tem uma densidade energética maior que a gasolina, o que significa que uma quantidade menor é necessária para produzir a mesma quantidade de energia.
- Amigáveis ao meio ambiente: as fontes produzem menos emissões de gases de efeito estufa do que os combustíveis fósseis, tornando-os mais ecológicos. Além disso, o uso da agroenergia pode ajudar a reduzir a poluição e o desmatamento.
Os desafios do uso da agroenergia
Apesar dos muitos benefícios da agroenergia, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados para torná-la mais amplamente utilizada. Esses desafios incluem:
Custo
As fontes de agroenergia costumam ser mais caras que as fontes tradicionais de energia. Isso ocorre porque eles exigem equipamentos e infraestrutura especializados, que podem ser caros para configurar e manter.
Disponibilidade
As fontes de agroenergia nem sempre estão disponíveis quando são necessárias. Por exemplo, a biomassa só pode ser usada quando há uma cultura para colher.
Armazenamento
Armazenar energia produzida também pode ser um desafio. Por exemplo, o biogás precisa ser armazenado em recipientes especializados chamados digestores, que podem ser caros.
Apesar desses desafios, a agroenergia é uma fonte promissora de energia sustentável com potencial para ajudar a atender às crescentes necessidades energéticas do mundo.
ODS 7: Energia limpa e acessível
Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agroenergia é uma fonte de energia limpa e acessível que ajuda a atender as metas do ODS 7, pois:
- Reduz as emissões de gases do efeito estufa;
- Auxilia na diminuição da poluição;
- Contribui para a sustentabilidade ambiental.
Além disso, para as empresas que buscam atender os requisitos da agenda ESG, esta é uma alternativa interessante de investimento, pois combina as metas ambientais e sociais com geração de energia limpa e renovável.
No Brasil, a agroenergia já é uma realidade. A produção de etanol a partir da cana-de-açúcar é um exemplo bem-sucedido de iniciativa que tem impactos positivos tanto na economia quanto no meio ambiente. O etanol produzido no Brasil tem uma pegada de carbono 70% menor do que a gasolina, significando uma redução significativa de emissões de CO2 na atmosfera.
Portanto, a agroenergia além de uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável, também é uma ótima opção para contribuir com a redução das emissões de gases do efeito estufa.
Veja o case da FS, que utiliza a solução SAFE da Agrotools e foi certificada pela RenovaBio, política nacional de biocombustíveis.
Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento
Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.