Blog

Como a tecnologia promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Como a tecnologia promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Como a tecnologia promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

28 de julho de 2022

Tempo de Leitura: 9 minutos

A agenda ESG é indispensável, já que o mundo está em apuros. Estamos enfrentando alguns dos maiores desafios da história, das mudanças climáticas à desigualdade e pandemias. E está claro que não podemos resolver esses problemas com o mesmo pensamento que nos trouxe até aqui. 

Precisamos de uma nova forma de pensar – um novo paradigma – se quisermos construir um futuro melhor com segurança alimentar, paz, justiça e instituições sólidas.

A boa notícia é que já temos um plano para esse novo paradigma. Chama-se Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criado pelas Nações Unidas em 2015.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os ODS são um conjunto de 17 diretrizes para os países membros da Onu que cobrem uma ampla gama de tópicos, desde eliminar a pobreza e fome até lidar melhor com as mudanças climáticas e promover a igualdade de gênero. Eles devem ser um roteiro de como podemos construir um mundo mais justo e sustentável.

E a tecnologia tem um papel crucial a desempenhar na construção e execução dos ODS. Por isso, estamos divulgando uma série de artigos aqui no blog da Agrotools para ampliar o entendimento do cenário e trazer bons exemplos de sustentabilidade, governança corporativa e responsabilidade social.

Desde a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a tecnologia tem evoluído a um ritmo acelerado e está se tornando cada vez mais democratizada. Como resultado, estamos vendo uma gama crescente de soluções tecnológicas para os problemas do mundo – desde a agricultura sustentável, destinação de resíduos até a produção de energia renovável.

A tecnologia não só está ajudando a resolver alguns dos maiores desafios do mundo, como também está sendo cada vez mais usada para medir o progresso em relação aos ODS. Com os dados certos, podemos ter um insight valioso sobre como as pessoas e as organizações estão se saindo em sua jornada para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mas nós precisamos fazer mais. Precisamos usar a tecnologia para transformar a maneira como vivemos e trabalhamos, para que possamos enfrentar os desafios do século XXI.Nova call to action

O fim da era de negócios sem propósito: quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Além de seus 17 objetivos a serem alcançados pelos ODS, as Nações Unidas definem 169 iniciativas visando acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos como parte da Agenda 2030. Os objetivos estão interligados com cada meta e que precisam ser alcançadas para atingir o seu propósito.

A Agenda 2030 é composta por um total de 17 objetivos divididos em cinco categorias temáticas: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parcerias e Paz. Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou oficialmente os ODS como a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para o próximo período de 15 anos.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como objetivo combater as desigualdades nas sociedades e entre elas, além de erradicar a pobreza extrema. Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 736 milhões de pessoas vivem em condições de extrema pobreza e 2,1 bilhões não têm acesso à água potável.

A Agenda 2030 busca promover o desenvolvimento sustentável, ou seja, aqueles que atendam às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Para isso, é preciso considerar três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Ou seja, deve-se equilibrar a geração de renda e riqueza com a inclusão social e a proteção do meio ambiente.

ODS #01 – Erradicação da Pobreza

ODS #02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

ODS #03 – Saúde e Bem-estar

ODS #04 – Educação de Qualidade

ODS #05 – Igualdade de Gênero

ODS #06 – Água Potável e Saneamento

ODS #07 – Energia Limpa e Acessível

ODS #08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

ODS #09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

ODS #10 – Redução das Desigualdades

ODS #11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

ODS #12 – Consumo e Produção Responsáveis

ODS #13 – Ação contra a mudança global do clima

ODS #14 – Vida na Água

ODS #15 – Vida Terrestre

ODS #16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

ODS #17 – Parcerias e Meios de Implementação

Como a tecnologia promove os ODS?

A tecnologia está cada dia mais presente em nosso cotidiano com um grande potencial para contribuir com a Agenda 2030, já que pode ser usada para solucionar diversos problemas enfrentados pelo mundo.

Evoluímos da obsolescência programada para economia circular, estamos abandonando progressivamente o modelo de negócios onde a indústria global produzia produtos com a expectativa de que eles fossem descartados após um curto período de tempo para que os consumidores comprassem novos.

Este modelo de negócios teve um impacto significativo no meio ambiente, já que a quantidade de resíduos gerados pelo descarte dos produtos era cada vez maior. Além disso, a produção de novos produtos exigia grandes quantidades de matérias-primas e energia, o que também causava um impacto ambiental negativo.

Hoje, a economia circular é um modelo de negócios que visa minimizar o impacto ambiental dos produtos e maximizar o seu valor. Neste modelo, os produtos são projetados para serem reutilizados ou reciclados, de forma a evitar o desperdício de matérias-primas e aumentar a eficiência energética.

A tecnologia tem tido um papel fundamental nessa transformação, já que é possível usar a TI para criar produtos mais eficientes, reduzir o desperdício de materiais e aumentar a reutilização e a reciclagem.

A inovação tecnológica também está sendo usada para tornar os produtos mais sustentáveis, por exemplo, aumentando a eficiência energética dos aparelhos eletrônicos, diminuindo o consumo de água nas atividades produtivas e criando novos materiais mais sustentáveis.

A TI está sendo usada para criar empregos, acesso a serviços e oportunidades de negócios, especialmente em áreas rurais e de baixa renda, melhorando a educação, tornando-a mais acessível e inclusiva, e para disseminar informações sobre saúde e bem-estar. Colaborando também para monitorar e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e ajudando a minimizar o impacto das mudanças climáticas.

Como os profissionais e empresas de tecnologia podem contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? 

Os profissionais e empresas de tecnologia têm um papel fundamental na implementação da Agenda 2030, se tornando protagonistas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma vez que podem desenvolver soluções inovadoras para contribuir com o alcance das metas estabelecidas pela ONU.

Além disso, os profissionais de tecnologia também podem atuar na disseminação das boas práticas e na conscientização da população sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

Por meio da tecnologia, é possível monitorar e mensurar o impacto das ações para garantir que elas estejam realmente contribuindo com o alcance dos objetivos. Assim, os profissionais de tecnologia podem ajudar a garantir que as ações estejam sendo tomadas de forma eficiente e eficaz.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais profissionais e empresas de tecnologia pode nos ajudar a alcançar os ODS:

1. Conectando o mundo

A tecnologia pode nos ajudar a conectar o mundo de novas maneiras. Por exemplo, plataformas de aprendizado online podem tornar a educação mais acessível para pessoas em áreas remotas. E as mídias sociais podem ajudar a divulgar questões importantes e conectar pessoas com interesses semelhantes.

2. Melhorando a comunicação

A TI também pode nos ajudar a nos comunicar melhor. Por exemplo, a videoconferência pode nos ajudar a nos conectar com pessoas em outras partes do mundo sem precisar viajar. E as mensagens instantâneas podem nos ajudar a manter contato com amigos e familiares, não importa onde estejamos.

3. Reduzindo o desperdício

Com a inovação tecnológica podemos ajudar a reduzir o desperdício de várias maneiras. Por exemplo, podemos usar materiais reciclados para fazer novos produtos. E podemos usar a impressão 3D para criar produtos personalizados e que não exigem embalagem excessiva.

4. Preservando recursos

Também podemos ajudar a preservar recursos preciosos com uso da tecnologia. Por exemplo, adotando a energia solar para gerar eletricidade. E podemos usar materiais reciclados, associados à infraestrutura de TI, para construir casas e arquiteturas de negócio.

5. Conectando as pessoas com a natureza

A tecnologia pode nos ajudar a nos conectar com a natureza de novas maneiras. Por exemplo, podemos usar drones para fotografar a vida selvagem. E podemos usar aplicativos para rastrear nossa pegada de carbono, analisar diferentes aspectos dos territórios rurais e aprender sobre práticas sustentáveis.

As possibilidades são infinitas. Usando a tecnologia com sabedoria, podemos construir um futuro com melhores oportunidades de vida para todos.

A Agrotools tem feito sua parte

Da redução do consumo de papel, com digitalização de documentos, até a maior preocupação com o descarte de dispositivos e a adoção de servidores virtuais que reduzem o consumo de energia e de sistemas de refrigeração. Além da adoção do trabalho remoto que evita deslocamentos, a Agrotools tem adotado nesses últimos anos várias mudanças comportamentais visando contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Somos a primeira Agtech certificada pelo Sistema B no Brasil, integrando um grupo de organizações que promovem uma economia mais voltada ao bem estar das pessoas e a sustentabilidade do planeta.

Além de nossas iniciativas internas, a tecnologia desenvolvida pela Agrotools também contribui com as metas dos ODS. Ao promover evolução da tecnologia Agro no contexto de cada ODS, as soluções Agrotools desenvolvem cases inspiradores, traduzindo, por exemplo, ESG em ações mensuráveis, reportáveis e verificáveis.

As soluções Agrotools permitem o melhor uso do território rural,  possibilitando o alcance de múltiplos ODS, a sustentabilidade dos ecossistemas terrestres, produção e consumo de forma sustentável e o combate à mudança climática e os seus impactos.

Quer saber como sua empresa pode se tornar mais sustentável? Clique aqui e conheça as soluções da Agrotools e descubra como podemos, juntos, construir um mundo melhor!

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento