Como proteger sua empresa do risco reputacional?
23 de agosto de 2021
Tempo de Leitura: 4 minutos
O risco reputacional e a gestão de risco de imagem corporativa estão se tornando questão de escalada ou queda do valor das companhias e das carreiras de seus executivos.
Em um mundo hiperconectado, onde, em alguns cliques sociedade, clientes, cadeias de abastecimento e funcionários são responsáveis por atribuir credibilidade às marcas, monitorar – em tempo real – todos os riscos correlacionados aos seus ativos é a única forma de blindar sua marca.
Para entender quais são os desafios da gestão de risco reputacional no agronegócio e como nossos especialistas podem lhe ajudar na proteção da sua marca, acompanhe o texto.
Esse conteúdo dará a você parâmetros para avaliar ameaças existentes e potenciais à reputação da sua companhia e descobrir se tem as ferramentas certas para monitorar e tomar medidas para blindar sua marca. Confira.
Como a baixa reputação afeta o valor das empresas?
O valor de uma companhia é composto de dois elementos, igualmente importantes, o tangível, relativo aos ativos, e o intangível, cujo principal composto é a reputação corporativa.
A participação dos ativos intangíveis, como o patrimônio da marca, no valor das companhias cresceu de importância ao longo dos anos e desde 2015 representa 84% do valor de mercado dos integrantes do S&P.
Diante de um cenário competitivo agravado por incertezas econômicas, geopolíticas, operacionais e sanitárias torna-se imperativo mapear e monitorar todas as variáveis podem impactar negativamente na reputação e no valor da sua marca.
Os riscos de imagem corporativa e o ESG.
Os bancos e as instituições financeiras, reguladas pelo Banco Central, além de seguir as diretrizes inerentes a sua área de negócios, têm que gerir riscos ligados à agenda ESG antes de validar suas operações porque poderão ser responsabilizados por ações irregulares de funcionários e parceiros.
O ESG é o índice que avalia os impactos nas operações das empresas em três eixos da sustentabilidade: o Meio Ambiente, o Social e a Governança. A reputação corporativa é composta de muitos atributos, entre eles, a sustentabilidade.
Por isso, entender quais as situações que podem fragilizar a imagem da sua companhia é fundamental. Entre os riscos de imagem, correlatos à sustentabilidade, existem o social, o de posicionamento, o de segurança, de produto, o de integridade e o ético.
Como proteger minha marca de riscos reputacionais?
As empresas acreditam que para proteger a reputação da marca basta eleger uma pessoa responsável para administrar eventuais crises, seja o CEO ou o CMO. Infelizmente depois que a crise de imagem está instalada há pouco a fazer para impedir uma queda no valor de mercado da companhia.
É crucial antecipar eventuais riscos reputacionais, fazer o mapeamento e analisar todas as variáveis, até as imponderáveis, da sua cadeia de valor para identificar as fragilidades e, só então, blindar sua marca.
Nossos especialistas em inteligência de dados prepararam um material rico que explica quais os diferentes tipos de riscos a que você está sujeito, quais os prejuízos causam e como administrar e atenuar esses riscos — como, por exemplo, o risco reputacional — para proteger o valor da sua marca.
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