Blog

Excelência em supply chain: ferramentas digitais para auxiliar decisões estratégicas

Ferramentas tecnológicas nas operações de supply chain para atender às exigências dos consumidores, agilizar os processos de compra

Excelência em supply chain: ferramentas digitais para auxiliar decisões estratégicas

Atualmente nas operações de supply chain no agronegócio brasileiro são cada vez mais evidentes as necessidades de digitalização como estratégia de expansão dos negócios.

Afinal, a originação de matérias primas no campo engloba as etapas de compra, venda, armazenagem, logística e escoamento, que são de alto risco e dependentes de diversos fatores, para fornecer produtos de qualidade e com origem comprovada.   

Em 2021, por exemplo, o setor agrícola brasileiro foi afetado por secas, geadas e excesso de chuvas que dizimaram lavouras inteiras de soja, milho e café, reduzindo o fornecimento. 

E neste ano, com a guerra na Ucrânia, há uma forte tendência de elevação dos preços das matérias-primas/alimentos por conta da escalada de preços dos fertilizantes, o que força a busca por fornecedores que ofereçam preços mais competitivos.  

Para melhor prever esses riscos, a Agrotools oferece ferramentas digitais que têm a capacidade de tornar mais eficientes as operações de supply chain, auxiliando na melhor organização da cadeia de suprimentos, com transparência e rastreabilidade. Saiba mais neste artigo!

Digitalização do supply chain: uma necessidade estratégica 

Uma pesquisa recente da McKinsey&Company aponta que muitas empresas ainda organizam suas atividades de supply chain em planilhas, cadernos físicos ou softwares antigos que hoje em dia mais atrasam do que agilizam as operações.

Diante de um mercado cada vez mais concorrido e com clientes exigentes, se faz necessário que as operações de supply chain sejam totalmente digitalizadas, sobretudo nas agroindústrias, devido às atividades agrícolas serem de alto risco, por conta de problemas relacionados a pragas e doenças, além de intempéries climáticas.

Nos últimos anos, diversas ferramentas tecnológicas vêm sendo desenvolvidas para tornar mais ágeis e mais confiáveis as operações de supply chain.

Dentre elas, estão o data science, a inteligência artificial e o machine learning, por meio das quais é possível obter informações que favorecem a redução de perdas de eficiência no supply chain.   

Essas ferramentas digitais são de grande utilidade para atuação estratégica junto aos fornecedores da cadeia de suprimentos.

As soluções digitais da Agrotools para inteligência de supply chain utilizam  tecnologia geográfica para apoiar a originação no campo,mapeando e monitorando estrategicamente todos os processos de aquisição de matéria prima, além de  oferecer o suporte necessário para quando, de quem e como comprar mais e melhor.

A partir do uso dessas ferramentas, é possível  evitar a falta de visibilidade organizada das operações em campo, problemas de logística na compra de commodities, dificuldades nas negociações com produtores e problemas de  monitoramento com  da produção agrícola e  entrega dos produtos.

As soluções da Agrotools para inteligência de originação incluem:

  • o Supply: soluções enterprise;
  • os Pixels: ferramentas prontas para uso;
  • as Functions: APIs Plug & Play;
  • o TerraMatrix: nosso banco de dados com mais de 1300 camadas de informação;
  • e o GIX: aplicativo móvel de digitalização e coleta de dados em campo.

Veja mais detalhes sobre essas soluções abaixo. Acompanhe!

Soluções digitais para as operações de supply chain

As soluções que a Agrotools oferece para sua empresa tornar mais eficientes as operações de supply chain são de grande importância para diminuir a distância junto aos fornecedores do campo, além de proporcionar agilidade e qualidade nas tomadas de decisão e aumentando o poder de negociação.

No Supply, elas envolvem, por exemplo, o  acesso fácil de dados para otimizar a gestão da cadeia de originação, o que torna a operação mais competitiva e detalhada.  

Além disso, são feitas análises que apoiam a inteligência na gestão da cadeia de suprimentos, por meio dos Pixels e dos Functions.

Supply: solução enterprise

Esta é uma solução consultiva da Agrotools. Ela leva em conta as particularidades das regras, políticas e identificação de regiões para os negócios nas operações do supply chain. 

Dessa maneira, aliando nossa tecnologia avançada com a experiência de nosso time de especialistas. Com isso, otimiza processos de compra de matéria-prima de produtores rurais.

Pixels: ferramentas prontas para uso

Com esta solução, são realizadas análises 100% digitais, que apoiam o monitoramento e o mapeamento de todos os processos de compra de matéria-prima, reduzindo riscos e custos nas operações e garantindo mais agilidade nos processos decisórios.

Os pixels da Agrotools são abrangentes a toda a cadeia produtiva, sendo ela do nível de fazenda, passando pelo meio da cadeia até o varejo e chegando no consumidor final, sendo elas utilizadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos clientes.

Dentre as ferramentas prontas para uso estão:

Functions: APIs Plug & Play 

As Functions desenvolvidas pela Agrotools são micros serviços que executam atividades específicas, podendo ser conectadas e executadas por diferentes sistemas. Com essas ferramentas, todos os processos de originação de matéria prima são desenvolvidos e conduzidos de maneira mais eficiente, visando a escalabilidade do negócio.

Com as APIs da Agrotools integradas a seu próprio sistema, você pode acessar diretamente um grande volume de dados já modelados, desenvolvendo a capacidade de análise e tomada de decisão. Há diversas APIs que podem te auxiliar na gestão da cadeia de suprimentos.

Independente do segmento dos negócios, as Functions foram criadas para entender as necessidades dos clientes e associá-las às melhores soluções. Possuem integração simples e segura, economia e otimização em armazenamento e processamento de dados e redução no tempo de análises. 

Veja algumas delas: 

O benefício principal de utilizar essas ferramentas digitais é o de você poder antecipar eventuais problemas relacionados ao fornecimento das matérias primas.

Esses problemas podem ser com relação a algo que comprometa a qualidade das mesmas ou a algum fator que vá ao encontro dos anseios dos clientes.

Visite o Marketplace da Agrotools para conhecer mais detalhes de cada solução:


atmarket

TerraMatrix: simplificando soluções

É onde estão hospedados todos os recursos digitais e ferramentas tecnológicas da Agrotools, criadas sob demanda para diversas esferas: bancos, varejo e muito mais.

A plataforma geográfica, composta por diversas camadas e metodologias, entrega soluções de negócio para simplificar a resolução de problemas na cadeia produtiva.

Ela possui um banco de dados com mais de 1.300 camadas de informações que auxiliam a reduzir a assimetria de informações que cerca o agronegócio.

O que a TerraMatrix inclui:

  • análises socioambientais, creditícias e de sinistros;
  • monitoramento e gerenciamento de toda a cadeia do supply chain;
  • valida dados meteorológicos, geográficos e de desempenho.

GIX: aplicativo mobile de digitalização e coleta de dados em campo

Disponível para sistemas operacionais IOS e Android, o aplicativo GIX tem uma série de funcionalidades para coleta de evidências geoespaciais. Ele é integrado ao TerraMatrix. 

Com o GIX, é possível digitalizar os dados coletados em campo, o que torna os processos mais práticos e eficientes, em vez de deixar as informações em papéis ou planilhas do excel.

O GIX permite ainda a parametrização dos dados e a criação de um histórico sobre clientes e territórios, o que favorece a tomada correta e mais veloz de decisões.

Transparência e rastreabilidade no supply chain

Cada vez mais se cobra das empresas transparência nos negócios, e isso tem ocorrido bastante no setor agro, sobretudo com relação à origem dos alimentos e produtos oriundos do campo. 

No campo, de acordo com pesquisa da Embrapa, a digitalização das atividades agrícolas está cada vez maior, com destaque para o planejamento das atividades, gestão da propriedade rural e comercialização (compra de insumos e a venda dos produtos).

Cadernos digitais, onde são registradas as atividades em campo, possibilitam que os dados possam ser averiguados por terceiros, desde que liberados pelos agricultores, o que favorece a transparência no supply chain.

Da mesma forma pode ocorrer com outros elos do supply chain, de modo que todos estejam conscientes da importância do seu papel e assim criar-se um sistema rastreável.

Basicamente, a rastreabilidade trabalha com três componentes principais:

  • o que: informações que serão compartilhadas em alguma forma de visualização;
  • quem: grupos que terão acesso às informações (consumidores diretos, traders);
  • quando: momento de terem acesso às informações e com que frequência.

O aprimoramento das operações de supply chain, com a digitalização dos processos por meio das ferramentas da Agrotools, aliados à transparência e à rastreabilidade dos mesmos, é essencial em vários aspectos:

  • reduz os riscos da falta de matéria prima, com antecipação de cenários não favoráveis e a busca mais rápida por soluções;
  • favorece ao maior controle sobre os fornecedores (possíveis problemas das áreas de produção, como passivos ambientais);
  • colabora para a organização da cadeia de suprimentos, a partir da conscientização sobre o papel de cada um no desenvolvimento dos processos e das boas práticas.

Conclusão

A modernização baseada em tecnologia pode tornar o supply chain mais resiliente e eficiente, diante dos grandes desafios que o mercado apresenta.

Assim, você deve fazer o quanto antes a digitalização das operações de supply chain da sua cadeia de fornecimento.

Consulte já as soluções da Agrotools para digitalização das operações de supply chain.

*autor: Mário Bittencourt Jornalista e pós-graduado em Agricultura de Precisão

 


Gerencie sua originação no campo de forma mais ágil e 100% digital

Com a tecnologia Agrotools, você tem acesso fácil a dados detalhados de todos os seus fornecedores na palma da mão.

Aumente seu poder de barganha e sinta a evolução nos resultados!

Quero saber mais

Relacionados

Zootecnista e os produtos de origem animal: Histórico e tendências de atuação

Zootecnista e os produtos de origem animal: Histórico e tendências de atuação

Barter: o financiamento rural que está revolucionando o agro

Barter: o financiamento rural que está revolucionando o agro

Frigoríficos: Requisitos para o sucesso da atividade pecuária

Frigorífico: requisitos para o sucesso da atividade pecuária

Solicitar Orçamento