Blog

Como proteger sua empresa do risco reputacional?

Como proteger sua empresa do risco reputacional?

Como proteger sua empresa do risco reputacional?

23 de agosto de 2021

Tempo de Leitura: 4 minutos

O risco reputacional e a gestão de risco de imagem corporativa estão se tornando questão de escalada ou queda do valor das companhias e das carreiras de seus executivos.

Em um mundo hiperconectado, onde, em alguns cliques sociedade, clientes, cadeias de abastecimento e funcionários são responsáveis por atribuir credibilidade às marcas, monitorar – em tempo real – todos os riscos correlacionados aos seus ativos é a única forma de blindar sua marca.

Para entender quais são os desafios da gestão de risco reputacional no agronegócio e como nossos especialistas podem lhe ajudar na proteção da sua marca, acompanhe o texto.

Esse conteúdo dará a você parâmetros para avaliar ameaças existentes e potenciais  à reputação da sua companhia e descobrir se tem as ferramentas certas para monitorar e tomar medidas para blindar sua marca. Confira.

Nova call to action

Como a baixa reputação afeta o valor das empresas?

O valor de uma companhia é composto de dois elementos, igualmente importantes, o tangível, relativo aos ativos, e o intangível, cujo principal composto é a reputação corporativa.

A participação dos ativos intangíveis, como o patrimônio da marca, no valor das companhias cresceu de importância ao longo dos anos e desde 2015 representa 84% do valor de mercado dos integrantes do S&P.

Diante de um cenário competitivo agravado por incertezas econômicas, geopolíticas, operacionais e sanitárias torna-se imperativo mapear e monitorar todas as variáveis podem impactar negativamente na reputação e no valor da sua marca.

Os riscos de imagem corporativa e o ESG.

Os bancos e as instituições financeiras, reguladas pelo Banco Central, além de seguir as diretrizes inerentes a sua área de negócios, têm que gerir riscos ligados à agenda ESG antes de validar suas operações porque poderão ser responsabilizados por ações irregulares de funcionários e parceiros.

O ESG é o índice que avalia os impactos nas operações das empresas em três eixos da sustentabilidade: o Meio Ambiente, o Social e a Governança. A reputação corporativa é composta de muitos atributos, entre eles, a sustentabilidade.

Por isso, entender quais as situações que podem fragilizar a imagem da sua companhia é fundamental. Entre os riscos de imagem, correlatos à sustentabilidade, existem o social, o de posicionamento, o de segurança, de produto, o de integridade e o ético.

 

Nova call to action

Como proteger minha marca de riscos reputacionais?

As empresas acreditam que para proteger a reputação da marca basta eleger uma pessoa responsável para administrar eventuais crises, seja o CEO ou o CMO. Infelizmente depois que a crise de imagem está instalada há pouco a fazer para impedir uma queda no valor de mercado da companhia.

É crucial antecipar eventuais riscos reputacionais, fazer o mapeamento e analisar todas as variáveis, até as imponderáveis, da sua cadeia de valor para identificar as fragilidades e, só então, blindar sua marca.  

Nossos especialistas em inteligência de dados prepararam um material rico que explica quais os diferentes tipos de riscos a que você está sujeito, quais os prejuízos causam e como administrar e atenuar esses riscos — como, por exemplo, o risco reputacional — para proteger o valor da sua marca.     

Como a Agrotools ajuda na gestão de riscos

Há 15 anos, a Agrotools, maior AgTech da América Latina, disponibiliza inteligência em dados, com segurança e em tempo real sobre o agronegócio, para seus clientes anteciparem oportunidades e mitigarem riscos na gestão, monitoramento e validação do risco em suas operações.

Nossas soluções digitais como o Brand e o Safe tornam possível fazer monitoramento socioambiental de forma 100% remota, reduzindo a exposição aos riscos de descumprimentos de legislações ambientais, garantindo o compliance com os princípios ESG e blindando a marca contra prejuízos financeiros e reputacionais.

Pensou em inteligência em dados sobre o agronegócio na gestão, monitoramento e validação do risco em suas operações? Pensou Agrotools. Acesse nosso portal AT Market e escolha entre nossas diversas soluções digitais personalizáveis as que melhor se encaixam em suas necessidades.


Gerencie sua originação no campo de forma mais ágil e 100% digital

Com a tecnologia Agrotools, você tem acesso fácil a dados detalhados de todos os seus fornecedores na palma da mão. Aumente seu poder de barganha e sinta a evolução nos resultados!

Quero saber mais

Relacionados

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Manuseio de plantação, representando a agricultura de baixo carbono.

Agricultura de baixo carbono: o que é, como aplicar, desafios e oportunidades para o futuro

Máquina agrícola trabalhando em uma plantação, enquanto no céu há 3 siglas de CO2, responsável pelas mudanças climáticas

Mudanças Climáticas: Importância e Desafios da Redução das Emissões de Carbono no Agronegócio

Solicitar Orçamento