Blog

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

27 de março de 2024

Tempo de Leitura: 11 minutos

O sensoriamento remoto permite obter informações a longa distância, sendo muito útil para o monitoramento de clientes e fornecedores no cumprimento do ESG ou em agendas de compliance 

Uma das mais poderosas ferramentas tecnológicas criadas pelo homem, devido ao seu universo de utilidades, o sensoriamento remoto é uma ferramenta essencial para quem atua no mundo rural, seja com financiamento, seguro, compra de matéria-prima ou venda de insumos.

Afinal, empresas e cooperativas que atuam no agro, para conseguir a liberação do dinheiro, por exemplo, precisam seguir regras de compliance, referentes aos critérios socioambientais e de governança.

Por isso, é essencial atuar com uma plataforma que facilite esse monitoramento com apenas alguns cliques, como ocorre na Agrotools. Saiba mais neste artigo!

O que é o sensoriamento remoto?

O sensoriamento remoto é a técnica de obtenção de informações sobre um objeto sem que seja preciso tocá-lo. Exemplo disso são os satélites, cujos sensores podem obter dados sobre um objeto na Terra, como uma área de plantação agrícola ou um rio.

Assim, o sensoriamento remoto parte do princípio de que cada alvo tem uma característica única de reflexão e emissão de energia eletromagnética, em função do seu comprimento de onda, denominado de assinatura espectral da superfície, e com isso pode gerar dados passíveis de serem interpretados.     

Os satélites são a forma mais viável de fazer o sensoriamento remoto, por haver a possibilidade de utilizar imagens gratuitas, mas isso é possível também por meio de sensores embarcados em drones, aviões ou ainda de forma manual, com o uso de equipamentos chamados espectroradiômetros.

As imagens de satélite utilizadas no sensoriamento remoto podem ser de várias fontes, a exemplo das fornecidas pelo Landsat, da NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos); do Sentinel, pertencente à ESA (Agência Espacial Europeia); e do satélite CBERS, parceria entre as agências espaciais de Brasil e China.

Por conta de atualizações, os satélites possuem várias versões. É preciso atenção com isso devido às características de cada imagem e sensor utilizado em determinada versão, que será essencial para a qualidade da imagem e dos dados.

Assim, para o maior aproveitamento do que oferecem as imagens desses satélites, é de grande importância conhecer suas características, bem como em que isso interfere na qualidade da imagem ou do trabalho que você deseja realizar a partir dos dados.

Características das imagens de satélite

O satélite Landsat-8 (um dos mais utilizados na série), possui, por exemplo, resolução espacial de 15 metros, 30 metros (a maioria das imagens) e 100 metros, além de resolução temporal de 16 dias e resolução radiométrica de 12 bits (212). 

No caso da resolução espacial, ela aponta a metragem de cada lado de um pixel de uma imagem deste satélite. Ex.: o pixel da imagem de 30 metros abrange uma área total de 90 m2.

A resolução radiométrica aponta a quantidade de níveis de cinza de uma imagem (elas são disponibilizadas como se estivessem em preto e branco), sendo a do Landsat-8 de 4.096. 

A resolução temporal indica o tempo de captura de uma nova imagem do mesmo alvo. Se o satélite passar e tiver uma nuvem cobrindo o alvo, a informação referente aquele dia não é captada e uma nova tentativa ocorrerá em 16 dias. 

Já o Sentinel-2 (mais utilizado), tem resolução espacial de 10 metros, 20 metros e 60 metros; resolução temporal de 5 dias e radiométrica de 12 bits. O CBERS-4 possui uma resolução espacial de 16,5 metros, temporal de 31 dias e radiométrica de 10 bits. 

Outra resolução importante no sensoriamento remoto é a espectral, que diz respeito à largura da quantidade de bandas espectrais ou do seu comprimento de onda e o seu posicionamento ao longo do espectro da radiação eletromagnética, sendo determinante para a identificação do alvo.

Quanto mais bandas espectrais, mais detalhada será a resposta espectral de cada pixel. Fique atento para o detalhe de que a maioria das imagens de satélite precisam ser processadas para correções atmosféricas e da reflectância na base da superfície.

Assim, busque saber a característica das imagens e quais procedimentos adotar para a correção das imagens e somente após isso analisar os dados que deseja.

Quais são as funções do sensoriamento remoto?

As funções do sensoriamento remoto dizem respeito à captura de informações sobre determinado alvo na Terra, sendo muito útil para o monitoramento de áreas agrícolas e ambientais.

Isso porque por meio dos dados das imagens de satélite é possível realizar equações para obtenção de índices de vegetação, como o NDVI, NDRE e EVI. Todos eles variam de -1 a 1, sendo que quanto mais próximo de um há maior nível de biomassa na área analisada. 

Cada índice de de vegetação, apesar de parecidos, tem por finalidade a obtenção de determinada informação sobre a vegetação ou cultura agrícola. Basicamente, eles registram a atividade fotossintética das folhas.

Uma planta que não realiza bem a sua fotossíntese está passando por algum problema. Por isso, acenda o alerta se ver uma mancha anormal em sua área de produção, pois ela pode representar uma incidência de pragas, doenças ou falhas na irrigação.

O NDVI e o EVI, por exemplo, são muito úteis para o monitoramento da produção de grãos, sendo possível acompanhar todo o ciclo da lavoura. 

Uma característica importante do NDRE é que ele utiliza uma banda espectral chamada Red Edge, associada por pesquisadores ao conteúdo de clorofila das folhas de várias culturas agrícolas, podendo ser utilizado para verificar o teor de Nitrogênio.

Neste sentido, o sensoriamento remoto por meio de imagens de satélite é uma ferramenta de grande importância, seja para quem atua no campo ou fora dele, a exemplo das empresas que trabalham com o financiamento rural.

Além disso, com esta ferramenta é possível fazer monitoramento dos potenciais clientes, antes da liberação dos recursos, e assim evitar alguma surpresa futura.

Como a Agrotools utiliza o sensoriamento remoto?

A Agrotools alia o sensoriamento remoto por imagens de satélite com a inteligência artificial para oferecer soluções digitais inteligentes que auxiliam nas atividades de financiamento e seguro rural, no supply chain (originação no campo) e nas vendas de insumos e máquinas.

Os serviços oferecidos pelas soluções da Agrotools são certificados pelo ISO 27001, padrão de referência internacional para a gestão da segurança da informação, semelhante ao ISO 9001 para certificação de gestão de qualidade.

Desenhadas pela equipe de especialistas da Agrotools, as soluções estão disponíveis nas contas Enterprise, estando em constante aperfeiçoamento e atualização.

Soluções para o financiamento rural

As soluções para financiamento rural da Agrotools são de grande importância para a digitalização da oferta de crédito rural, empréstimo e qualquer outra linha de crédito voltada para o setor agrícola.

Nossa solução digital realiza o monitoramento de todas as variáveis que afetam as operações, do setor financeiro ao produtor, dando mais segurança, transparência e agilidade. Com isso, é possível:

  • aumentar a eficiência;
  • multiplicar o número de clientes;
  • expandir a área de atuação;
  • otimizar a gestão de riscos.

Credit – Solução Enterprise

Instituições que oferecem crédito para o agro possuem uma solução digital completa: a Credit, ferramenta que está sendo utilizada por grandes players do mercado para agilizar e proteger toda a sua esteira e o controle da carteira de crédito.

>> Fale com o nosso time e entenda o funcionamento desta solução na prática! 

Soluções para Seguro Rural

Com a solução para Seguro Rural da Agrotools, é possível oferecer segurança e melhores condições. Na plataforma, você obtém informações confiáveis e individualizadas por produtor rural, o que aumenta a sua visibilidade sobre as apólices de seguro e agiliza o trabalho da sua equipe. Tudo é feito com o máximo de transparência.

Por meio das nossas soluções, você pode digitalizar a esteira de seguro agrícola e viabilizar a análise e o mapeamento das propriedades cobertas. Por meio das imagens de satélite, é possível fazer um monitoramento 100% remoto da carteira de clientes.

Com isso, os riscos das operações são mitigados e as seguradoras e resseguradoras podem oferecer coberturas com condições mais atraentes para o produtor rural.

Insurance – Solução Enterprise

A Insurance é a solução digital mais completa para instituições que oferecem seguro para o agronegócio. Nela, você tem todas as análises que precisa ao alcance de um clique.

Com a Insurance, sua empresa pode conseguir muito mais competitividade.

>> Solicite agora uma demo das nossas soluções para o Seguro Rural! 

Soluções para Supply Chain

A solução para Supply Chain da Agrotools utiliza a inteligência geográfica para apoiar a sua originação no campo, favorecendo a uma maior visibilidade das operações.

Ao utilizar essa solução digital, você evita problemas de logística na compra de commodities, dificuldades nas negociações com produtores rurais e evita surpresas no momento da entrega das mercadorias.

A gestão da cadeia de suprimentos é feita de forma ágil e totalmente digital, com a inteligência artificial apoiando suas decisões, por meio da inteligência de compra, o que possibilita sua empresa a comprar mais e melhor. 

Assim, sua empresa tem uma operação mais competitiva e fideliza fornecedores. Todos os processos são monitorados e mapeados estrategicamente, da compra à gestão e a logística de fornecedores, por meio da inteligência artificial.

Supply – Solução Enterprise 

No Supply, ocorre a coleta de dados históricos, atuais e preditivos que são utilizados para a gestão da cadeia de suprimentos apoiada pela nossa inteligência artificial.

O sistema é uma solução consultiva que leva em conta as particularidades de regras, políticas e identificação de regiões de negócio, para otimizar processos de compra de matéria-prima no campo.

Por meio da análise de dados geoespaciais, o Supply ajuda a identificar novos fornecedores e possibilita a otimização de rotas de compra.

Não perca mais tempo com processos demorados e dados desencontrados para realizar o seu supply chain.

>> Peça agora uma demonstração gratuita da solução digital Supply da Agrotools!

Soluções para Vendas no Agro

O sensoriamento remoto por imagens de satélite, com o uso da inteligência geográfica, possibilita desenvolver ferramentas para maior eficiência nas vendas do agro. 

Se você quer vender mais e para novos clientes, esta solução da Agrotools é a mais ideal para sua empresa, pois ela faz com que você economize tempo, ao usar a inteligência artificial, que fornece informações seguras para toda a sua equipe de vendas.

A solução digital para vendas no agro automatiza os processos e fornece diversas informações para que você conheça melhor os seus clientes e potenciais clientes, identificando novas oportunidades de negócio e aumentando as vendas.

Sales – Solução Enterprise

Nossa solução digital utiliza o melhor do business intelligence em uma só ferramenta, com recursos que viabilizam digitalizar e conhecer todo o território de atuação.

Com isso, a Agrotools oferece um modelo de negócio para sua empresa potencializado com a inteligência geográfica, permitindo que você otimize o tempo da sua equipe e conheça profundamente onde está atuando.

>> Clique aqui e saiba mais sobre nossa solução para Vendas no Agro!    

Conclusão

Diversas são as possibilidades de utilização do sensoriamento remoto por imagens de satélite, sobretudo aliada à inteligência artificial e outras ferramentas de sistemas de informação geográfica, para análises de dados geoespaciais.

Elas são muito úteis especialmente para empresas e instituições que atuam com o financiamento rural, o seguro rural, o supply chain e as que atuam com a venda de insumos e máquinas para produtores rurais.

Na Agrotools, além das soluções Enterprise, você conta com ferramentas prontas para uso, como os Pixels e as Functions, serviços que podem ser utilizados de forma individualizada, sem necessidade de uma assinatura.

>> Confira o atmarket da Agrotools, o marketplace de tecnologia do agronegócio!

Relacionados

Mercado de carbono_protagonismo do setor privado

Mercado de carbono: protagonismo do setor privado

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Manuseio de plantação, representando a agricultura de baixo carbono.

Agricultura de baixo carbono: o que é, como aplicar, desafios e oportunidades para o futuro

Solicitar Orçamento