Blog

Atlas do Seguro Rural: conheça a nova versão e veja como usar os dados

atlas do seguro rural

Atlas do Seguro Rural: conheça a nova versão e veja como usar os dados

23 de junho de 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos

Ter acesso a dados confiáveis é fundamental para tornar a operação de seguro rural mais segura e transparente. Por isso, o Atlas do Seguro Rural é uma fonte de informação valiosa para acompanhar a evolução dos números e tomar decisões mais eficientes na sua empresa.

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é o responsável pela divulgação dos dados, lançou uma nova versão da plataforma. Conheça melhor o Atlas e veja como utilizar suas ferramentas!

Nova call to action

Como funciona o Atlas do Seguro Rural

Apesar do nome, o Atlas não é um livro ou enciclopédia sobre o seguro rural. Na verdade, é uma plataforma que fica disponível de forma gratuita e permite a qualquer usuário acessar informações sobre as apólices contratadas no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Esses dados são importantes porque a grande maioria das apólices de seguro no país estão dentro do PSR. É provável que a sua seguradora ou resseguradora tenha os seus dados registrados em algum local próprio, mas o Atlas traz uma visão geral sobre todo o mercado do seguro rural no Brasil.

O seu funcionamento é simples. Depois de entrar no site, você escolhe a aba que contém a informação que procura e pode analisar todos os números. No fim, há uma aba de “resumo”, que mostra os dados que foram pesquisados durante aquele acesso.

Principais indicadores sobre o PSR

O Atlas do Seguro Rural apresenta dados históricos sobre o tema desde 2006, que podem ser consultados a qualquer momento. No painel disponibilizado pela plataforma, você encontra uma série de informações relevantes, como:

  • número de produtores com apólices contratadas;
  • quantidade de apólices por produto;
  • total de apólices contratadas;
  • área e importância segurada;
  • prêmios pagos aos produtores;
  • valor da subvenção dentro do PSR;
  • produtividade garantida pelas seguradoras, entre outras.

 

Nova call to action

Funcionalidades mais interessantes da plataforma

Dentro do Atlas do Seguro Rural, a funcionalidade mais interessante é a capacidade de filtrar os dados. Ou seja, é possível pegar os prêmios pagos e mostrar somente aqueles relacionados à soja no estado do Paraná, por exemplo, ou avaliar as taxas ao longo dos anos, segregadas por tipo de produção.

Assim, você pode acompanhar a evolução daqueles dados, o que pode ser útil para mitigar os riscos das suas operações se a sua seguradora atua nessas características. Na versão atual, o Mapa também introduziu novos mapas para as unidades federativas.

Portanto, o Atlas serve como um repositório de dados, em que você pode fazer consultas sobre o seguro rural no Brasil e usar na rotina do seu negócio.

Nesse sentido, é uma plataforma que serve para ficar por dentro do mercado, mas é importante ir além para oferecer coberturas mais atraentes e fazer uma gestão mais assertiva da sua carteira de clientes.

Ou seja, o Atlas do Seguro Rural é uma das fontes de informações que você deve usar para aumentar a eficiência das suas operações. Porém, é fundamental que você promova a digitalização da esteira de seguro agrícola, o que permite mitigar os riscos e fazer análises mais precisas sobre os clientes.


Soluções Agrotools para Seguro Rural

A Agrotools é referência em tecnologia para o agro e nossas soluções para Seguro Rural são utilizadas com sucesso pelos principais players do mercado. Tenha visão completa das operações e riscos envolvidos, para tornar sua operação mais ágil, segura e lucrativa.
Conheça nossas soluções para Seguro Rural e gerencie melhor sua carteira de clientes com todas as análises que você precisa ao alcance de um clique!

Quero saber mais

Relacionados

Dois bois parados próximos à cerca de um curral olhando para a foto

Entenda o seguro pecuário, também conhecido como seguro de gado

Seguro agrícola: o que é, tipos e benefícios para o agronegócio brasileiro

Condições climáticas e a demanda por seguro rural nos próximos anos

Solicitar Orçamento