Blog

Benefícios de unir a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao CPF

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e o procedimento padrão para consultas.

Benefícios de unir a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao CPF

2 de junho de 2022

Tempo de Leitura: 5 minutos

Uma dúvida comum na hora de obter informações ambientais sobre territórios rurais é identificar qual a melhor fonte de consulta.  O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e é uma das fontes principais para realizar consultas sobre os territórios na plataforma disponibilizada no AtMarket. É um documento autodeclaratório feito pelo proprietário de um imóvel rural e que precisa ser aprovado por órgãos reguladores. 

É de suma importância utilizar diferentes informações e cruzá-las sobre o território que será analisado, para obter relatórios socioambientais mais confiáveis. Somando a consulta de CPFs e CNPJs aos CARs, você garante alta acuracidade em monitoramento de territórios. 

Entenda a seguir sobre a importância de utilizar o CAR para fazer suas análises socioambientais com mais segurança, velocidade e precisão!Nova call to action

Buscar informações socioambientais considerando apenas o CPF pode ser ineficaz 

Antes de falar sobre a melhor forma de fazer consultas de territórios rurais, é importante destacar que a consulta pelo CPF traz dados relacionados a listas e bureaus de crédito, como a nossa parceira Boa Vista (colocaria o link da function Boa vista aqui, lá do market place). 

Utilizar apenas o número do CPF ou CNPJ para realizar análises socioambientais pode  fazer com que informações importantes não sejam checadas e que os dados dos territórios não sejam levados em consideração. 

Uma opção muito valiosa é informar dentro de nossa plataforma proprietária o número do CAR Federal e cruzando os dados de ambos documentos, o sistema irá retornar desde dados tabulares, como a “lista suja” do trabalho escravo, até dados geográficos como áreas de APP’s (Área de proteção permanente) e RL’s (Reserva Legal).Análises socioambientais não podem ser feitas apenas com o número do CPF

A consulta apenas pelo CPF ou CNPJ também não é a forma mais recomendada para realizar uma análise socioambiental, pois esse documento não traz informações espaciais do território que será analisado. Dessa forma, informações importantes atreladas a geometria não são consideradas, como: presenã de polígonos de embargo do IBAMA, ICMBio, SEMA estaduais, polígonos da LDI (Lista do Desmatamento Ilegal do Pará), PRODES (desmatamento) e outros, podendo resultar em um relatório incompleto e para diversos tipos de operações. 

Deste modo, a consulta pelo CPF ou CNPJ pode deixar lacunas de informação potencialmente perigosas e gerar risco moral, financeiro, reputacional, ambiental, entre outros. Por isso a importância de atrelar o CAR à análise para obter informações espaciais relacionadas a geometria que é criada através dessa documentação em nossa plataforma.

Por que a consulta de território deve ser feita com o apoio do CAR

Primeiramente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro obrigatório para todos os territórios que são monitorados pela federação. A Agrotools através da plataforma TerraMatrix, permite que a análise do território seja realizada cruzando o documento CAR com CPF’s e CNPJ’s garantindo a acuracidade das informações.

Regulação Federal e Estadual 

Os órgãos reguladores podem solicitar a qualquer momento documentos comprobatórios das informações que foram declaradas no CAR. Caso sejam detectadas quaisquer pendências ou inconsistências, o responsável pelo território poderá ser notificado para que preste informações complementares ou que promova correção e adequação dos dados. 

Responsabilidade legal

Ou seja, as informações declaradas são de inteira responsabilidade do proprietário ou do possuidor do imóvel rural e são vigentes pelo Código Florestal Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA. 

Portanto, exigir o CAR de fornecedores ou clientes torna o seu processo de análise mais completo e seguro.

Aqui na Agrotools, é possível realizar suas análises com maior acuracidade e segurança.

Agrotools tem a análise de CAR mais completa do país

No site do Governo Federal, por exemplo, é possível confirmar a existência do território com o número do CAR. Porém, a Agrotools vai além. Temos o maior banco de dados agro do país e, por isso, somos capazes de cruzar informações de diversas fontes e trazer um relatório mais completo sobre os territórios.

Por isso garantimos a confiabilidade das informações que são levantadas de diversos órgãos e imagens de satélites combinados, gerando análises mais precisas e seguras. 

No AtMarket, o marketplace de soluções da Agrotools, você encontra uma série de ferramentas para realizar suas análises socioambientais com mais velocidade e precisão.


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento