Blog

Benefícios de unir a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao CPF

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e o procedimento padrão para consultas.

Benefícios de unir a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao CPF

Uma dúvida comum na hora de obter informações ambientais sobre territórios rurais é identificar qual a melhor fonte de consulta.  O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e é uma das fontes principais para realizar consultas sobre os territórios na plataforma disponibilizada no AtMarket. É um documento autodeclaratório feito pelo proprietário de um imóvel rural e que precisa ser aprovado por órgãos reguladores. 

É de suma importância utilizar diferentes informações e cruzá-las sobre o território que será analisado, para obter relatórios socioambientais mais confiáveis. Somando a consulta de CPFs e CNPJs aos CARs, você garante alta acuracidade em monitoramento de territórios. 

Entenda a seguir sobre a importância de utilizar o CAR para fazer suas análises socioambientais com mais segurança, velocidade e precisão!

Buscar informações socioambientais considerando apenas o CPF pode ser ineficaz 

Antes de falar sobre a melhor forma de fazer consultas de territórios rurais, é importante destacar que a consulta pelo CPF traz dados relacionados a listas e bureaus de crédito, como a nossa parceira Boa Vista (colocaria o link da function Boa vista aqui, lá do market place). 

Utilizar apenas o número do CPF ou CNPJ para realizar análises socioambientais pode  fazer com que informações importantes não sejam checadas e que os dados dos territórios não sejam levados em consideração. 

Uma opção muito valiosa é informar dentro de nossa plataforma proprietária o número do CAR Federal e cruzando os dados de ambos documentos, o sistema irá retornar desde dados tabulares, como a “lista suja” do trabalho escravo, até dados geográficos como áreas de APP’s (Área de proteção permanente) e RL’s (Reserva Legal).Análises socioambientais não podem ser feitas apenas com o número do CPF

A consulta apenas pelo CPF ou CNPJ também não é a forma mais recomendada para realizar uma análise socioambiental, pois esse documento não traz informações espaciais do território que será analisado. Dessa forma, informações importantes atreladas a geometria não são consideradas, como: presenã de polígonos de embargo do IBAMA, ICMBio, SEMA estaduais, polígonos da LDI (Lista do Desmatamento Ilegal do Pará), PRODES (desmatamento) e outros, podendo resultar em um relatório incompleto e para diversos tipos de operações. 

Deste modo, a consulta pelo CPF ou CNPJ pode deixar lacunas de informação potencialmente perigosas e gerar risco moral, financeiro, reputacional, ambiental, entre outros. Por isso a importância de atrelar o CAR à análise para obter informações espaciais relacionadas a geometria que é criada através dessa documentação em nossa plataforma.

Por que a consulta de território deve ser feita com o apoio do CAR

Primeiramente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro obrigatório para todos os territórios que são monitorados pela federação. A Agrotools através da plataforma TerraMatrix, permite que a análise do território seja realizada cruzando o documento CAR com CPF’s e CNPJ’s garantindo a acuracidade das informações.

Regulação Federal e Estadual 

Os órgãos reguladores podem solicitar a qualquer momento documentos comprobatórios das informações que foram declaradas no CAR. Caso sejam detectadas quaisquer pendências ou inconsistências, o responsável pelo território poderá ser notificado para que preste informações complementares ou que promova correção e adequação dos dados. 

Responsabilidade legal

Ou seja, as informações declaradas são de inteira responsabilidade do proprietário ou do possuidor do imóvel rural e são vigentes pelo Código Florestal Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA. 

Portanto, exigir o CAR de fornecedores ou clientes torna o seu processo de análise mais completo e seguro.

Aqui na Agrotools, é possível realizar suas análises com maior acuracidade e segurança.

Agrotools tem a análise de CAR mais completa do país

No site do Governo Federal, por exemplo, é possível confirmar a existência do território com o número do CAR. Porém, a Agrotools vai além. Temos o maior banco de dados agro do país e, por isso, somos capazes de cruzar informações de diversas fontes e trazer um relatório mais completo sobre os territórios.

Por isso garantimos a confiabilidade das informações que são levantadas de diversos órgãos e imagens de satélites combinados, gerando análises mais precisas e seguras. 

No AtMarket, o marketplace de soluções da Agrotools, você encontra uma série de ferramentas para realizar suas análises socioambientais com mais velocidade e precisão.

Converse com um de nossos executivos clicando aqui.

Relacionados

Tecnologia que agrega valor para o agro da porteira pra fora

Tecnologia que agrega valor para o agro além da porteira

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

SaaS e o mundo corporativo do agronegócio. Como a Agrotools conecta sua empresa aos territórios rurais

Solicitar Orçamento