Inovação no agronegócio: plataforma TerraMatrix da Agrotools fortalece liderança em tecnologia

Inovação no agronegócio é uma pauta que ganha cada vez mais força entre os players do setor. Do produtor rural às instituições que financiam e investem no campo, todos sabem: é tempo de aplicar alta tecnologias e adotar novas práticas para garantir mais produtividade de forma alinhada com o cumprimento da agenda ESG. 

Maior AgTech da América Latina, a Agrotools trabalha para facilitar o acesso de todos os agentes da cadeia agro à tecnologia de ponta e garantir acesso a informações que transformam a operação de quem compra, vende, financia e segura o setor que sustenta a economia brasileira. 

Para isso, nós desenvolvemos soluções digitais pensadas especialmente para o agro. E todas as nossas soluções e ferramentas estão hospedadas e são utilizadas por meio da TerraMatrix: uma plataforma tecnológica robusta e amigável. 

Neste artigo, apresentamos melhor a TerraMatrix para você, falamos sobre nossa parceria com a Planet e mostramos como nossas soluções são desenhadas para conectar o campo à cidade e atender de forma inteligente às demandas do agronegócio. Boa leitura!

O que é a TerraMatrix

Se a sua empresa utiliza alguma das soluções digitais da Agrotools, você já conhece a TerraMatrix, pois é nela que estão hospedados todos os nossos recursos digitais e ferramentas tecnológicas. 

Desenvolvida exclusivamente para atender ao segmento agro, a TerraMatrix é uma plataforma geográfica composta por diversas camadas e metodologias, que entrega soluções de negócio para simplificar a resolução dos problemas na cadeia produtiva, com ferramentas sob demanda para diversas esferas, da fazenda aos bancos e ao varejo.

Utilizada em seis países, incluindo Nova Zelândia, Austrália e Argentina, a nossa plataforma garante inovação no agronegócio ao monitorar mais de R$ 100 bilhões em operações do setor, realizar mais de 200 análises socioambientais diariamente e contribuir com a base de dados de desmatamento mais importante do Brasil. 

Rafael Gomes, diretor de operações da Agrotools, lembra ainda que, como a Agrotools é uma precursora da defesa das pautas de compliance ambiental, a TerraMatrix é uma plataforma que foi pensada, planejada e projetada, desde seu início, para atender às demandas do agro considerando os critérios ESG. Sendo assim, além de informações sobre desmatamento e queimadas, com nossos recursos é possível: 

  • identificar sobreposição com terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas
  • verificar a ocorrência de trabalho escravo no campo e na agroindústria

TerraMatrix – como funciona a plataforma da Agrotools 

A TerraMatrix é uma plataforma robusta, com um banco de dados proprietário composto por mais de 1.300 camadas de informações (além de imagens de satélites e interação com bases de dados públicas) que ajudam a reduzir a assimetria de informação que cerca o agronegócio. 

Seu uso, no entanto, é bastante intuitivo e amigável, com recursos disponibilizados de forma personalizada, de acordo com a conta e as necessidades de cada usuário, o que torna os acessos mais simples e fáceis. 

Por meio de uso de login e senha, ou da integração das nossas APIs abertas com os sistemas das empresas-clientes da Agrotools, os usuários da TerraMatrix podem:

  • fazer análises socioambientais, creditícias e de sinistros
  • monitorar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos do negócio 
  • validar dados meteorológico, geográficos e de desempenho
  • coletar dados do campo de forma remota 

Principal plataforma de soluções para o agronegócio na América Latina, a TerraMatrix:

  • tem em seu banco de dados mais de 4,5 milhões de propriedades mapeadas
  • possui mais de 240 terabytes de dados armazenados

Por sua eficiência e usabilidade, a plataforma da Agrotools:  

  • tem pelo menos uma de suas soluções sendo utilizadas por 15% das maiores empresas do agronegócio brasileiro
  • cobre mais de 15 setores, de fazendas a instituições financeiras e grandes redes varejistas 
  • monitora mais de 10 tipos de commodities 
  • tem mais de R$ 50 bi em crédito rural suportado por alguma das suas soluções, em algum ponto da esteira de produção

Como a parceria com a Planet otimiza informações da TerraMatrix 

A Agrotools sabe que as inovações não param no agronegócio 4.0, e por isso nossos esforços para aperfeiçoar as soluções oferecidas para as empresas que atuam no setor são contínuos. 

Dentre esses esforços está a parceria firmada com a Planet, dona da maior constelação privada de satélites do mundo e principal produtora mundial de dados orbitais, que com seus mais de 200 equipamentos é capaz de produzir quase uma imagem de cada hectare da Terra todos os dias.

Com a parceria, a TerraMatrix passa a utilizar o basemap global da Planet, o que garante à plataforma atualização periódica das imagens de alta resolução — grandes diferenciais, já que outros provedores de imagem orbitais não garantem nem a periodicidade das atualizações e nem a alta resolução. 

Essa otimização está disponível para todos os clientes Agrotools, das contas Enterprise aos usuários dos nossos microsserviços e APIs, e oferece a quem utiliza a TerraMatrix acesso a um conjunto das melhores imagens geradas pelos satélites da Planet em um determinado período, garantindo a consistência e a recorrência dos dados.

Segundo Rafael Gomes, uma das principais vantagens da parceria Agrotools – Planet é ajudar em demandas próprias do agro, como a necessidade de validar informações sobre benfeitorias em um determinado território.

Vale ressaltar ainda que os satélites da Planet monitoram também áreas de queimada e desmatamento, apoiando os usuários da TerraMatrix no compliance com a agenda e ESG e reforçando o compromisso da Agrotools com a agenda ambiental. 

Por que usar as solução digitais da Agrotools

Para enfrentar e vencer os desafios impostos pela crise climática e pela consolidação da pauta ESG, tecnologia e agronegócio precisam caminhar de mãos dadas. E a missão da Agrotools é facilitar o acesso a ferramentas tecnológicas capazes de reduzir um dos maiores problemas para a cadeia agro: a falta de dados e informações.

Com a TerraMatrix, nós facilitamos a aplicação de recursos de tecnologia no campo. Assim, ajudamos a mitigar riscos e a potencializar a operação de todos os agentes da cadeia agro. 

Nossas soluções digitais dão mais segurança e previsibilidade a quem oferece crédito rural e seguro agrário; garante monitoramento da supply chain e proteção de marca para quem compra e vende do campo e da agroindústria; e auxilia todos os players do setor a estarem em compliance com a agenda ESG. 
Esperamos que conhecer a TerraMatrix e saber como ela pode ajudar seu negócio gere insights relacionados à inovação no agronegócio para a sua empresa. E se você quiser ver na prática como nossas soluções digitais funcionam, acesse o AT Market, nosso e-commerce pensado para o setor agro.

Compartilhar este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Anterior
Próximo

Mais para explorar