Blog

Gestão de riscos é uma prioridade na sua operação

Gestão de riscos é uma prioridade na sua operação

Gestão de riscos é uma prioridade na sua operação

11 de julho de 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos

A gestão de riscos é uma prioridade para empresas que compram ou vendem para territórios rurais, oferecem linhas de crédito ou apólices de seguros. Assim, comprovando que os negócios estão adequados e livres de possíveis não conformidades socioambientais.

As três principais categorias de risco são socioambientais, de crédito e de produtividade. 

Os riscos socioambientais são frequentemente os mais difíceis de se prever e gerir. Eles podem incluir sobreposição do  imóvel rural com unidades de conservação, terras indígenas, áreas quilombolas, detecções de desmatamento, embargos ambientais O risco de crédito é outra dimensão importante, especialmente para empresas que atuam com recursos controlados pelo Banco Central (os chamados recursos obrigatórios, oriundos de depósitos e poupança) e até mesmo para aquelas instituições de crédito que captam no mercado financeiro, ou atuam com capital de sócios investidores.

O risco de produtividade é outro fator a ser considerado e está geralmente relacionado a fatores como monitoramento da biomassa, influência de condições climáticas, incêndios, histórico de produtividade das culturas, balanço hídrico, entre outros.

Quando se trata de gerenciar riscos, ter acesso a informações e adotar ferramentas que possam minimizar ameaças é fundamental para atender novas resoluções do BACEN cujo cumprimento é requisitado a instituições financeiras que oferecem crédito.

Ao compreender e monitorar os riscos envolvidos nas transações e atividades produtivas no campo, investidores e empresas podem estar mais bem preparadas para lidar com eles. Com as devidas precauções, é possível minimizar sua exposição ao risco e maximizar o crescimento do negócio.Nova call to action

Tecnologia Agrotools para melhor gestão de riscos 

Com as ferramentas certas, as empresas podem ter mais segurança na gestão de riscos em territórios rurais. Por isso, a Agrotools é a melhor opção para quem busca melhor embasamento para as tomadas de decisão.

Em cada tipo de necessidade, a Agrotools oferece inteligência de dados para monitoramento de territórios rurais visando a gestão de riscos:

Riscos socioambientais

Pixel Análise Socioambiental: nossa ferramenta cruza os dados dos territórios e do produtor com informações de áreas desmatadas, terras indígenas, territórios embargados, unidades de conservação, entre outros indicadores, para identificar o compliance com regulamentações nacionais e internacionais e com os critérios ESG.

Pixel Composição do Uso do Solo: de forma 100% digital, você identifica quais porcentagens do solo dos territórios são cobertas por rios, florestas, pasto, lavoura, área construída, etc. E assim, além de ter real conhecimento da porção produtiva, também consegue identificar se aquela propriedade está em linha com o Código Florestal em relação à área de Reserva Legal.

Riscos de Crédito

Function score de Governança: esta ferramenta retorna como resultado o Score de conformidade de uma pessoa física selecionada pelo CPF, baseado em uma modelagem completa de fatores relacionados aos ativos, passivos, processos judiciais, renda, sociedades, exposição política, entre outros. A Function Score também retorna as principais evidências que mais pesam no relatório.

Function Consulta de Grau de Risco: Esta ferramenta, em parceria com a Boa Vista SCPC, traz um extrato completo de informações relacionadas a ativos, passivos, processos judiciais, renda, sociedades, débitos, e informações de pessoas físicas e jurídicas.

Riscos de Produtividade

Pixel Estimativa de Penalização da Produtividade: com a ferramenta da Agrotools, você monitora remotamente possíveis penalizações na produtividade esperada da safra e torna possível que bancos e instituições financeiras façam gestão de riscos de forma mais criteriosa e proativa, antecipando possíveis problemas.

Pixel Produtividade Histórica: Ferramenta para acompanhamento da lavoura com a finalidade de prover informações sobre a produtividade passada, com visualização de penalizações de um dado informado.   

A Agrotools oferece soluções para gestão de risco, permitindo o acompanhamento das condições do território e que os stakeholders tomem decisões com mais agilidade e segurança.


Atmarket, o Marketplace da Agrotools

O ATMARKET, nosso Marketplace de Tecnologia em Agronegócio, tem diversas ferramentas para gestão de riscos na sua operação. Clique abaixo para conferir mais informações:

atmarket

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento