Crédito rural: como reduzir a insegurança gerada pela escassez de informações no campo

Mesmo com a crise gerada pela pandemia do coronavírus, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 24,31% em 2020. E apesar do prolongamento da pandemia, as previsões são de que o setor continue a crescer em 2021. Esses dados deveriam ser um convite aos fornecedores de crédito rural. Mas nem tudo são flores quando esse é o tema.

Os ótimos resultados do agronegócio não eliminam um desafio diário das instituições financeiras que emprestam para o produtor rural: a assimetria de informações, que aumenta os riscos para o fornecedor e dificulta a concessão de crédito para o setor agro. 

Neste conteúdo, tratamos dos impactos dessa assimetria na rotina das empresas que concedem crédito rural e listamos formas de reduzir esse problema. Boa leitura.

O que é assimetria de informações na concessão de crédito rural

É notório: os setores do agronegócio são fortemente dependentes da disponibilização de crédito para investimento e custeio das atividades no campo. E para fornecer esse recurso, se estabeleceu um mercado de crédito que tem como uma das suas principais características a assimetria de informações: situação em que uma das partes detém mais informações do que a outra.

Essa assimetria de informações, que no âmbito do crédito rural pode ser entendida também como assimetria de percepção, está relacionada com a dificuldade que as instituições financeiras enfrentam para obter dados completos e confiáveis sobre as propriedades, os produtos e os serviços a serem financiados. E também sobre os riscos de inadimplência apresentados por um tomador. 

Isso porque, de forma geral, as empresas que fornecem crédito rural só têm acesso às informações disponibilizadas pelo produtor que precisa de financiamento: que, muitas vezes, tem uma percepção limitada sobre seu próprio negócio e não consegue ter um controle total do que acontece em seu território.

Como a falta de dados prejudica a concessão de crédito para o segmento agro

Além de impedir uma visão completa dos riscos e oportunidades contidos em cada pedido de concessão de empréstimo rural, o que força as instituições financeiras a operar às cegas em muitas concessões de linha de crédito, a assimetria de informações deixa o emprestador mais exposto ao risco de inadimplência, um dos maiores problemas desse mercado.

Esse cenário faz bancos e outras financeiras se tornarem cada vez mais seletivos e duros na busca por evitar prejuízos futuros. O que dificulta muito para o produtor rural ter acesso a crédito, mesmo que tenha um longo histórico de adimplência.

banner agribureau

Como as empresas que fornecem crédito rural podem diminuir essa assimetria

Diante desse cenário, um dos desafios para as empresas que concedem crédito rural é tentar diminuir a disparidade de informações e percepções colhidas em um pedido de linha de crédito para o campo. Quatro práticas que ajudam nessa missão são:

Maior aproximação entre tomador e emprestador

O estabelecimento de um relacionamento mais próximo entre instituição financeira e produtor rural facilita a coleta de informações, ajuda na análise de riscos da transação e permite a identificação de oportunidades vantajosas para o fornecedor de crédito.

Definição de garantias

A definição de garantias é etapa importantíssima da concessão de crédito rural, e serve como instrumento de proteção para a instituição financeira contra casos de inadimplência.

Acompanhamento de projetos financiados

Depois de concedido o crédito rural, fazer o acompanhamento do território financiado é a melhor forma de mitigar riscos e inibir inadimplentes. Soluções como o sensoriamento remoto do solo por drones e o uso de imagens de satélite garantem mais controle sobre o que está acontecendo no campo.

Uso de tecnologia e recursos digitais

Para colocar em ação as práticas acima é indispensável investir em recursos tecnológicos. A digitalização dos processos de coleta e análise de dados e o monitoramento das operações de risco na concessão de empréstimo rural são a forma mais eficaz de proteger as instituições financeiras sem deixar passar as oportunidades apresentadas pelo agronegócio.

Quer saber mais sobre como as empresas que fornecem crédito rural podem diminuir a assimetria de informação e percepção e, assim, ter um controle maior das operações? Então, conheça a Agrotools, a maior plataforma digital de soluções tecnológicas para o mercado agro. 

Gostou do conteúdo?

Leia também o artigo Crédito rural e seguro agrícola: assimetria de percepções.

CREDIT

Compartilhar este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Anterior
Próximo

Mais para explorar