Conheça a API de Consulta Geográfica de Municípios e veja suas aplicações
12 de dezembro de 2022
Tempo de Leitura: 3 minutos
Quando falamos da hierarquia entre as leis brasileiras, a Constituição Federal não coloca nenhuma definição que uma esfera tem mais poder sobre as outras. Porém, em geral, as leis municipais são mais restritivas, o que pode causar certos empecilhos para as empresas que se relacionam com o agro. Nesse contexto, a consulta geográfica de município ganha relevância.
Nos próximos tópicos, veja como a sua empresa pode realizar um monitoramento rural eficiente com a API de Consulta Geográfica, que é oferecida pela Agrotools!
Legislação brasileira pode criar obstáculos no agronegócio
Já nos acostumamos em falar que a legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo. Também pudera, o país tem dimensões continentais e há muitos “Brasis” dentro do nosso território.
Porém, a tecnologia surgiu, justamente, para facilitar a aplicação de certas normas. No caso dos municípios, que é o tema central do texto, cada um pode ter suas próprias regras e as empresas precisam se adaptar a elas.
Assim, além de fazer análises mais rápidas e com maior assertividade, as ferramentas digitais também são capazes de evitar problemas nas operações, que podem causar riscos financeiros e danos à imagem da companhia. Essa segurança traz um ganho financeiro relevante para as empresas.
Como funciona a API de Consulta Geográfica de Municípios
A API de Consulta Geográfica de Municípios identifica em qual município a coordenada ou fazenda se encontra. A resposta é o código do município, igual ao que está inscrito na base do IBGE.
Dessa forma, o cliente faz uma entrada, que pode ser um ponto, e a ferramenta devolve automaticamente o município em que ele está inserido. Essa é uma forma rápida e digital de conseguir essa informação por meio da tecnologia, sem precisar consultar mapas, por exemplo.
Como se trata de uma API, esse serviço é integrado diretamente ao software utilizado pela empresa. Porém, uma das grandes vantagens é que o AT Market, o marketplace da Agrootols, permite a compra de consultas individuais. Assim, você tem acesso somente ao número de usos que precisa.
Principais aplicações da ferramenta
A informação sobre o município pode parecer simples inicialmente, mas faz muita diferença dentro do agro em certas ocasiões. Uma delas, por exemplo, é uma empresa que tem fornecedores em diferentes municípios do país. Isso é bastante comum no Brasil.
Só que cada cidade pode ter a sua legislação ambiental específica e algumas podem ser mais restritas do que as outras. Assim, ao saber exatamente o município em que cada propriedade está inserida, há uma clareza maior nas informações.
Isso também é válido para os protocolos que foram criados no país, como o protocolo verde de grãos do Pará. Se aquela coordenada em questão está perto da divisa com o estado, é possível que certas regras sejam diferentes.
Portanto, a Consulta Geográfica de Municípios fornecida pela Agrotools é uma importante ferramenta para acessar informações sobre a localidade dos territórios rurais. Dessa forma, a empresa consegue uma informação rápida, digital e atualizada em questão de segundos, o que auxilia na tomada de decisão das operações.
Se você ficou interessado(a) na API, clique aqui e veja como a solução digital funciona!