Blog

Monitoramento de fornecedores para frigoríficos: Entenda a importância

Monitoramento de fornecedores para frigoríficos: Entenda a importância

13 de abril de 2023

Tempo de Leitura: 7 minutos

Resumo: Para evitar maiores problemas com a sua imagem e reputação, frigoríficos e varejistas devem investir cada vez mais em soluções de monitoramento de seus fornecedores.

Nas últimas semanas, uma nova suspeita da doença conhecida como “mal da vaca louca” foi confirmada no Pará. E, mesmo sendo um caso atípico, essa confirmação gerou preocupação para pecuaristas, frigoríficos e varejistas.

A encefalopatia espongiforme bovina, ou doença da “vaca louca”, é causada por proteínas anormais príons e acomete o sistema nervoso central dos animais, gerando perda de peso e na coordenação motora e outros sintomas.

Em bovinos, a forma clássica da doença está associada ao consumo de matérias-primas, usadas na fabricação de rações, como farinha de carne e ossos de animais acometidos pela doença. Em humanos, uma variante dessa doença está associada ao consumo de carne e subprodutos de bovinos acometidos pela doença.

Na forma atípica, a doença ocorre naturalmente, por mutações espontâneas do príon, principalmente em bovinos mais velhos, como foi o caso recente no Pará, confirmado pelo Ministério da Agricultura, que acometeu um único animal de 9 anos de idade.

Não há tratamento ou vacina preventiva para se conter este problema, dessa forma, o procedimento é isolar e abater imediatamente os animais contaminados. 

O Brasil segue um rigoroso protocolo sanitário com foco no monitoramento dos animais contaminados para evitar a disseminação dessa doença entre os consumidores de carne bovina brasileira. 

Isso ocorre porque qualquer caso dessa doença, naturalmente, gera flutuação no preço da carne e reação dos países importadores da carne brasileira, tanto que o Brasil suspendeu preventivamente a exportação de sua carne.

Para conter esse tipo de situação, o controle sanitário é fundamental e felizmente esse é um sistema de gestão que funciona muito bem na pecuária brasileira.

Por meio desse rígido controle é possível identificar, localizar e rapidamente conter esses casos. Ou seja, os agentes do setor podem agir de forma rápida para o impacto não ser maior.

Pecuária brasileira: atividade resiliente e próspera, mas que exige cuidados

Mesmo diante de muitos desafios, a cadeia da carne brasileira é uma atividade de grande potencial e muito resiliente, com excelentes resultados e expectativa de melhoria na cadeia de produção como um todo para os próximos anos.

O setor vive um ciclo de prosperidade, com avanços na genética dos animais e aumento da eficiência logística. 

O uso de tecnologias, para a intensificação da produção, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de nutrigenômica e nutrigenética, além da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) tornam a cadeia de produção mais sustentável e prolífica.

Na alimentação do gado, pecuaristas priorizam um eficiente manejo de pastagens, investem na suplementação mineral e garantem maior eficiência do gado confinado.

Mas, para que essa prosperidade se mantenha, gerando produtividade e lucratividade e que ao mesmo tempo seja segura, cabe a cada agente deste segmento priorizar a segurança sanitária, consequentemente, também a segurança alimentar e a eficiência de toda a cadeia produtiva da carne.

Neste contexto, o monitoramento de toda a cadeia é uma das medidas mais relevantes, garantindo a segurança do sistema produtivo, do produto e de toda a cadeia da carne.

Assim, para os próximos anos, o grande desafio da cadeia a carne é avançar no sistema de monitoramento/rastreabilidade da cadeia de fornecedores realizado por frigoríficos e varejistas, dentro de uma estrutura produtiva que envolve o trânsito intenso de animais, desde o nascimento até o abate.

Importância do monitoramento de fornecedores da carne brasileira

Na cadeia da carne, todos seus agentes têm seu papel de importância, desde o fornecedor de bezerros para engorda até o varejo que vende a carne ao consumidor final.

Garantir a qualidade do produto aos consumidores só é possível a partir do monitoramento de toda essa cadeia, o que é imprescindível para que possíveis problemas sanitários sejam rapidamente identificados e solucionados, evitando maiores consequências.

Neste contexto, frigoríficos e o varejo têm uma responsabilidade cada vez maior. Eles devem adotar estratégias para melhor monitoramento de seus fornecedores e, consequentemente, evitar problemas futuros, não somente sanitários, mas também de cunho socioambiental.

Cabe ao setor adotar estratégias capazes de cobrir (monitorar) toda a cadeia, desde o nascimento do bezerro até a venda ao consumidor final, em concordância com as legislações sanitárias, ambientais, trabalhistas e fundiárias  específicas, com tecnologia e compromisso do setor.

Essa é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta para que frigoríficos e varejistas rapidamente identifiquem alguma ação que pode comprometer a reputação do segmento junto ao mercado consumidor e investidores. 

Entre essas ações que devem ser identificadas e evitadas, merecem destaque: 

  • Diminuição de conversão de vegetação nativa, transformando-a em pastagens;
  • Invasão de áreas protegidas como Unidades de Conservação (UCs) e Terras Indígenas (TIs);
  • Presença de Trabalho Análogo à Escravidão.

Neste contexto, frigoríficos e varejistas precisam entender a real responsabilidade que eles têm dentro da cadeia da carne e adotar soluções que permitam um monitoramento mais efetivo de seus fornecedores. 

Com um monitoramento completo e mais transparente será possível que toda a cadeia da carne bovina conseguirá eliminar o desmatamento e a conversão de terras, além de outros impactos ambientais negativos.

Soluções Agrotools: Essenciais para total monitoramento de fornecedores

Fundada há mais de uma década, a Agrotools vem se consolidando como maior banco de dados associada à uma plataforma digital dinâmica e intuitiva voltada às corporações agro, com soluções para todos os elos do agronegócio, como: bancos, indústrias, tradings, resseguradoras, seguradoras, redes de varejo e food service.

As soluções digitais Agrotools se baseiam em uma plataforma geográfica proprietária, desenvolvida exclusivamente para o agronegócio. 

Para frigoríficos e varejistas, a Agrotools oferece soluções digitais específicas para que eles possam monitorar a operação de seus fornecedores.

No portfólio de produtos de monitoramento de fornecedores, a Agrotools disponibiliza uma série de ferramentas, que podem ser contratadas de acordo com a necessidade do frigorífico, varejista ou qualquer outro segmento interessado, e também podem ser adquiridas individualmente

Estas soluções ajudam frigoríficos e varejistas a fazer análises e monitoramentos de territórios de forma 100% digital e em poucos cliques. 

Permitem cruzar as informações dos territórios e do produtor com áreas desmatadas, terras indígenas, áreas embargadas, unidades de conservação e demais informações de interesse para que o setor consiga, dentre outras coisas, cumprir a agenda ESG.

Portanto, frigoríficos, varejistas ou agentes da cadeia da carne devem, cada vez mais, investir em ferramentas que otimizem o monitoramento de fornecedores, dando mais respaldo ao processo de compra. 

Tudo isso irá melhorar a gestão da cadeia da carne e ajudará o setor a atender requisitos legais quanto à sustentabilidade.

Aproveite para conhecer as soluções de Supply Chain e de Proteção da Marca que a Agrotools ao setor produtivo para que ele melhore sua capacidade de monitoramento.

Relacionados

Produção agrícola no Brasil: contexto, dados e desafios para o futuro

Múltiplas safras por ano em uma mesma área: como isso ajuda o Brasil

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Solicitar Orçamento