Blog

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

18 de agosto de 2022

Tempo de Leitura: 5 minutos

A expressão ESG, relacionada às questões ambientais, sociais e de governança de uma organização, tem tomado conta da pauta do agronegócio nos últimos tempos e é claro que a pecuária não ficaria de fora dessa tendência. Neste contexto, a Agrotools é uma grande aliada de toda a cadeia na adequação ao ESG, tanto que 60% do abate de bovinos já é monitorado por alguma de nossas soluções.

Nova call to action

Inovações e tecnologias que fortalecem o ESG

O monitoramento remoto do rebanho é essencial para se ter melhor controle e visão do desempenho produtivo, e permite ao produtor tomar decisões mais precisas e ágeis em prol de melhorar os índices zootécnicos do seu rebanho, desde seu melhoramento genético, ajustes na dieta oferecida, melhor manejo das pastagens, até chegar ao abate e processamento da carne. Ou seja, todo o ecossistema da fazenda ao prato do consumidor. 

A rastreabilidade vem se tornando indispensável, pois, além de promover a realização de melhores decisões estratégicas, permite também o melhor e mais consciente uso dos recursos disponíveis, evitando desperdícios. A informação individualizada, desde o nascimento, manejos sanitários como vacinação e vermifugação, período de pastejo, consumo, ganho de peso até o abate e rendimento de carcaça, consegue agregar valor ao produto e oferece aos clientes segurança e confiabilidade no sistema produtivo,

Boas práticas de produção são cada vez mais exigidas e podem ser facilmente implementadas, tais como: 

Para isso, a adoção de algumas boas práticas deve ser considerada:

  • Recuperação de pastagens degradadas;
  • Tratamento e reaproveitamento dos dejetos animais, com a implementação de biodigestores e fertirrigação;
  • Manejo da planta forrageira e do animal, com o uso adequado de insumos e balanceamento da dieta para uma melhor conversão alimentar e redução da emissão de carbono à atmosfera;
  • Melhoramento genético animal; e 
  • Adoção de sistemas integrados de produção, como é o caso da integração lavoura-pecuária (ILP) ou Lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que permitem a utilização mais eficiente de equipamentos e de colaboradores, elevando a renda no campo.

Além do mais, o monitoramento da propriedade rural conforme padrões socioambientais é fundamental para a viabilidade do processo produtivo, rentabilizando o rebanho e elevando os benefícios para toda a cadeia.

Dessa forma, se torna imprescindível que o produtor rural esteja adequado às legislações ambientais, possuindo também o cadastro obrigatório no Cadastro Ambiental Rural (CAR), atestando corretamente as informações sobre sua(s) propriedade(s), não apresente pendências fundiárias no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), entre outros critérios socioambientais essencias para se integrar à agenda ESG.

Nova call to action

Por que monitorar o abate de bovinos?

Como ressaltamos anteriormente, as diversas Soluções Diversas da Agrotools já monitoram aproximadamente 60% do abate de bovinos no Brasil. Mas, por que sua empresa vai se beneficiar com esse monitoramento?

A busca por produtos agropecuários sustentáveis é crescente. Consequentemente este monitoramento será uma ferramenta essencial nas análises de risco e nas decisões de investimento, compra de boi gordo para abate, e na escolha de fornecedores.

Outro benefício de ter o abate de bovinos monitorado é possuir uma eficiente ferramenta que torna possível mensurar a pegada ambiental de fazendas de bovinos, dessa forma, os compradores podem avaliar o impacto ambiental de seus fornecedores. É possível, por exemplo, visualizar possíveis áreas desmatadas ilegalmente nas fazendas, presenças de embargos ambientais por secretarias de meio ambiente ou outros órgãos ambientais, sobreposição com terras indígenas ou com unidade de conservação, entre dezenas de outros critérios socioambientais.

Com isso, é possível mensurar e reportar iniciativas de sustentabilidade que agregam valor ao produto. 

Agrotools: Tecnologia e sustentabilidade do pasto ao prato!

Neste texto, falamos que a Agrotools é uma grande aliada de pecuaristas, compradores e investidores, tanto que 60% do abate de bovinos no Brasil é monitorado por nossos produtos.

Seguem algumas das soluções da Agrotools que a cadeia da carne pode adotar:

Compradores de bovinos para abate – as Agrotools Tools & Pixels são ferramentas prontas para uso, como é o caso da análise socioambiental, sendo mais flexíveis, realizam monitoramentos de territórios 100% digital em poucos cliques. Com as Functions, nossas API’s Plug & Play, é possível realizar consultas ao CAR, ou verificar a existência de dívidas trabalhistas. Sua contratação ocorre diretamente no AtMarket, nosso marketplace!.

Já para grandes negócios, a Agrotools oferece as soluções enterprise, com destaque para:

Safe (compra direta) 

Essas soluções garantem ESG, compliance e sustentabilidade ao abate de bovinos, de forma customizável e única, atendendo especificamente aos critérios definidos pelo cliente. Por meio da Solução Digital Safe há o acompanhamento e análise da cadeia de fornecimento da carne de forma 100% digital e descomplicada. 

Destaque para a garantia de compliance, principalmente com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne, em que a indústria frigorífica se compromete a não adquirir bovinos oriundos de fazendas associadas ao desmatamento ilegal.

Brand (compra indireta)

Essa é uma solução que dá blindagem reputacional para quem compra bovinos de forma indireta.  A Solução Digital Brand permite que grandes corporações construam um posicionamento da marca de forma clara, segura e de acordo com os preceitos ESG.

Nessa solução, especialistas da Agrotools ajudam a personalizar a melhor ferramenta de acordo com as necessidades de cada cliente, permitindo mitigar riscos que podem causar danos ao nome da empresa.

Ou seja, o monitoramento do abate de bovinos é a garantia de que a sustentabilidade se fará presente do pasto ao prato!

Relacionados

Monitoramento de fornecedores para frigoríficos: Entenda a importância

Produção agrícola no Brasil: contexto, dados e desafios para o futuro

Múltiplas safras por ano em uma mesma área: como isso ajuda o Brasil

Solicitar Orçamento