Blog

Múltiplas safras por ano em uma mesma área: como isso ajuda o Brasil

Múltiplas safras por ano em uma mesma área: como isso ajuda o Brasil

1 de fevereiro de 2023

Tempo de Leitura: 7 minutos

Quase uma exclusividade global, as múltiplas safras por ano em uma mesma área fazem com que no Brasil seja possível obter bons rendimentos na safra e na safrinha.

O Brasil é um dos poucos países do mundo onde é possível realizar múltiplas safras por ano em uma mesma área, sendo isso um dos principais fatores para o país ser uma potência agrícola global.

A depender da região e do sistema de cultivo (precisa ser área irrigada), é possível colher até três safras durante o ano, obter bons rendimentos e manter o solo fértil.

As principais culturas no Brasil que permitem isso são as de milho e feijão, devido a sua adaptabilidade para o clima mais ameno do inverno.

Esse privilégio nacional, no entanto, faz surgir também novos desafios, como a sustentabilidade do solo e uso racional dos recursos naturais. Saiba mais neste artigo!

Quantas safras tem em um ano no Brasil?

No Brasil, são três safras de grãos em um ano, o que faz o país ter o calendário agrícola mais dinâmico do mundo, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento Agrícola).

O calendário agrícola nas regiões produtoras é uma importante ferramenta de planejamento agrícola sobre a época certa da semeadura e da colheita de várias culturas, conforme a região do Brasil.

Mesmo que a semeadura seja realizada fora da época adequada, em desconformidade com o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), por meio do calendário agrícola é possível fazer o acompanhamento da safra e verificar o percentual de área plantada.

É possível colher grãos durante todo o ano agrícola do país, de setembro a agosto, durante as três safras de grãos do Brasil, divididas dessa forma:

  • 1ª safra ou safra de verão: é a principal do Brasil e ocorre entre os meses de setembro a dezembro, quando as chuvas são mais intensas e regulares na maior parte das áreas de produção. Na maioria das áreas é plantada a soja.
  • 2ª safra ou safrinha: se estende do mês de janeiro a abril. É quando boa parte dos produtores de soja utilizam a mesma área para o cultivo do milho, que se adapta bem à época e apresenta boa produção.
  • 3ª safra: entre abril e junho quase não há chuvas no Brasil, então essa safra é viável somente em áreas irrigadas, para que haja bons rendimentos.

Assim, as múltiplas safras por ano em uma mesma área no Brasil ocorrem em locais de produção agrícola com sistemas de irrigação.

Isso é possível também devido ao  desenvolvimento de sementes que foram adaptadas para diferentes tipos de solo, clima e resistência à doenças e pragas.

Onde ocorrem as múltiplas safras por ano no Brasil

As múltiplas safras por ano em uma mesma área no Brasil ocorrem em áreas com sistemas de irrigação, já que a terceira safra é em período seco.

A maioria das culturas do Brasil, por conta das condições climáticas e regionais que determinam a época certa de semeadura para o melhor rendimento, possuem apenas uma safra, no caso a de verão.

A principal delas é a soja, que, apesar disso, foi adaptada para diversos tipos de solo e clima do Brasil, tendo se tornado a cultura mais rentável, sobretudo para exportação.

De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas), o Brasil tem 8,2 milhões de hectares irrigados, e até 2040 devem ser acrescentados mais 4,2 milhões de hectares com irrigação.

Nessas áreas, geralmente, são cultivadas soja na 1ª safra, milho na 2ª e feijão na 3ª safra, promovendo, assim, a rotação de culturas, 

Isso favorece a preservação do solo e a formação de palhada para o plantio direto na safra seguinte de verão.

Mas há também culturas que são cultivadas nas três safras, mas não de forma sucessiva no mesmo local: são elas o milho e o feijão.

Essas duas culturas, por conta da adaptabilidade das sementes, produzem bem no inverno. Já o amendoim, por sua vez, chega a ser colhido em duas safras (1ª e 2ª safra).

Mas a cultura de inverno de principal destaque em 2022 no Brasil foi  o trigo, por conta da redução da produção na Ucrânia, devido à guerra com a Rússia.

Produtores brasileiros têm expandido suas lavouras com essa cultura. A expectativa é que sejam colhidas 10,42 milhões de toneladas, um aumento de 34,5% em relação à safra anterior.

Um estudo da Embrapa apontou que o trigo já ocupa até 30% das áreas de verão cultivadas com soja e milho.

A vantagem do Brasil em relação aos outros países

Essa condição privilegiada do agronegócio brasileiro, de possuir três safras, não ocorreu de forma natural: ela é fruto do desenvolvimento tecnológico e da inovação no setor.

Ao longo dos anos, instituições como a Embrapa, empresas privadas, universidades e outras instituições ligadas ao setor têm promovido a inserção no campo de novas técnicas de manejo do solo e preservação dos recursos naturais, aliadas ao uso da tecnologia.

Dentre os principais sistemas agrícolas sustentáveis, estão o:

  • ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), que integra variados sistemas de produção agrícola, de pecuária e florestais numa mesma área, gerando tanto benefícios econômicos quanto ambientais;
  • Plantio direto: é um sistema conservacionista do solo difundido em praticamente todas as áreas de produção de grãos do Brasil, sobretudo no Cerrado. Esse sistema foi essencial para a implantação da segunda safra no Brasil;
  • FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio): processo que converte o nitrogênio disponível no ar em formas que podem ser absorvidas pelas plantas, o que melhora a qualidade do solo e contribui para o aumento da produtividade. Reduz, ainda, o impacto ambiental e gera maior economia com o uso de insumos;
  • MIP (Manejo Integrado de Pragas): promove o controle biológico de pragas e doenças nas lavouras, com baixo impacto ambiental, ao minimizar o uso de agrotóxicos, o que promove maior sustentabilidade.

Além desses sistemas, utilizados na produção de grãos, existem outros como as técnicas de agricultura orgânica e sistemas agroflorestais, que favorecem à maior preservação do solo e dos recursos hídricos, sobretudo a economia de água.

Tais práticas agrícolas têm sido essenciais para a difusão do ESG no agronegócio brasileiro.

Aliado a elas estão as tecnologias de agricultura de precisão e digital, com sistemas de Big Data, onde são armazenadas informações diversas sobre a lavoura e a meteorologia, contribuindo para a redução de riscos na atividade. 

Conclusão

De acordo com a Conab, o Brasil terá na safra de grãos de 2022/2023 uma produção de 312,4 milhões de toneladas, o que reforça a importância de o país ter múltiplas safras por ano na mesma área.

E a tendência, com os avanços tecnológicos e práticas sustentáveis, é a de que mais áreas se tornem viáveis para essa prática no Brasil, sobretudo as que ao longo dos anos vêm sendo utilizadas para pastagem e estão degradadas.

A recuperação dessas áreas é essencial para o agronegócio brasileiro, assim como a maior difusão das técnicas sustentáveis e das tecnologias, o que trás maior segurança tanto para quem produz quanto para quem compra os produtos agrícolas. 

Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

Relacionados

Monitoramento de fornecedores para frigoríficos: Entenda a importância

Produção agrícola no Brasil: contexto, dados e desafios para o futuro

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Solicitar Orçamento