Blog

Produção agrícola no Brasil: contexto, dados e desafios para o futuro

Produção agrícola no Brasil: contexto, dados e desafios para o futuro

9 de março de 2023

Tempo de Leitura: 6 minutos

A produção agrícola é um dos grandes motores da economia brasileira. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o agronegócio teve participação de 27,4% no PIB em 2021.

Naturalmente, esse é um setor com muitas oportunidades, seja para aqueles que financiam, seguram ou que se relacionam com empresas e produtores rurais. Por isso, conheça alguns dados importantes sobre o agro no Brasil nos próximos tópicos!

Importância da produção agrícola no Brasil

A Conab estima que o Brasil vai ultrapassar a marca de 312 milhões de toneladas de grãos produzidos na safra 2022/2023. Se confirmado esse valor, seria um desempenho 15% melhor na comparação com a safra anterior.

Esse é um recorde histórico no país, que é explicado pela tendência de crescimento na produção agrícola nos últimos anos. Atualmente, nossa safra está em 77 milhões de hectares, um número 3,3% maior do que no período passado.

Além da participação no PIB, o agronegócio também é um grande gerador de empregos (um quinto de todos os empregos) e de exportações (43,2%, segundo a Embrapa). Logo, é um segmento que gera riqueza para o país.

Vale destacar o desenvolvimento do agro nas últimas décadas. Em 1975, nossa produção de grãos estava na casa das 38 milhões de toneladas (IBGE). Esse número saltou para 232,6 milhões em 2019 e, agora, pode romper a marca dos 300 milhões em 2023.

Dados gerais das culturas produzidas no país

De acordo com uma pesquisa do Imaflora, realizada entre 1985 e 2017, essas são as cinco culturas com maior produção agrícola no Brasil: soja, milho, cana-de-açúcar, feijão e arroz. De fato, a soja é um grande destaque do agronegócio brasileiro.

No ranking de produtores mundiais, o nosso país está em primeiro na produção e exportação dessa cultura, com mais de 135 milhões de toneladas anuais. Assim, fica à frente dos Estados Unidos, que também é uma potência no setor.

Um ponto relevante é que, além do tamanho da produção, a soja brasileira também se destaca pela sua qualidade. Um estudo da Embrapa mostrou que a nossa produção alcança 37% de proteína, contra 34,7% da segunda colocada no ranking.

Além disso, o Brasil também se destaca na produção de cana-de-açúcar (primeiro lugar mundial) e milho (terceiro lugar mundial), que são outras culturas que impulsionam o agronegócio nacional. Nesse caso, perdemos apenas para Estados Unidos e China.

Prato típico da mesa dos brasileiros, o arroz e o feijão também são relevantes em nossa produção agrícola. Fora da Ásia, o Brasil é o maior produtor de arroz do planeta e também está entre os primeiros no ranking mundial de feijão.

Ou seja, esse é um mercado com muitas oportunidades para as empresas e instituições financeiras que se relacionam com o agronegócio, já que movimenta bilhões de reais todos os anos.

Maiores produtores do Brasil

Há uma grande diversidade de culturas sendo produzidas no país. Os estados do Centro-Oeste e do Nordeste são os destaques na produção de soja, por exemplo. Por outro lado, Minas Gerais é líder no café e a região Sul se destaca na produção de arroz.

A seguir, veja o top 3 de algumas culturas em valor produzido. Os números são do IBGE, divulgados em 2020, em mil reais.

Soja

  • 1º – Sorriso (MT) – 2.797.020;
  • 2º – Formosa do Rio Preto (BA) – 2.753.881;
  • 3º – São Desidério (BA) – 2.485.740.

Milho

  • 1º – Sorriso (MT) – 1.877.319;
  • 2º – Maracaju (MS) – 1.645.668;
  • 3º – Rio Verde (GO) – 1.313.748.

Cana-de-açúcar

  • 1º – Morro Agudo (SP) – 762.300;
  • 2º – Rio Brilhante (MS) – 671.250;
  • 3º – Nova Alvorada do Sul (MS) – 621.451.

Café

  • 1º – Patrocínio (MG) – 656.331;
  • 2º – Campos Gerais (MG) – 475.556;
  • 3º – Três Pontas (MG) – 340.704.

Crédito e seguro rural

Nesse contexto de crescimento da produção agrícola, os bancos e instituições financeiras têm participação fundamental no financiamento e segurança das lavouras brasileiras. Até por isso, esses mercados também apresentaram bons resultados nos últimos anos.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o crédito rural somou um desembolso de R$ 148,25 bilhões na safra atual até outubro — uma alta de 22% em relação ao período anterior.

O mesmo vale para o seguro rural. Enquanto o setor de seguros cresceu 16,2% em 2022, o segmento rural teve alta de 39,4%, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Em 2021, houve recorde de apólices contratadas (217 mil), com 14 milhões de hectares segurados.

Os dois setores têm importância fundamental para o desenvolvimento do agro brasileiro. O financiamento garante a produção e, no fim da esteira, o abastecimento dos alimentos para o Brasil e o mundo. Ao mesmo tempo, o seguro é uma proteção contra as incertezas do campo e pode ser a garantia para um produtor rural seguir na atividade.

Desafios para o futuro

Porém, apesar de ser uma atividade com potencial de crescimento nas próximas décadas, o agronegócio também enfrenta desafios importantes. O principal deles são as mudanças climáticas, que podem impactar negativamente a produção agrícola.

Como comparação, o pagamento de indenizações subiu mais de 670% na última safra até fevereiro de 2022, atingindo R$ 4,8 bilhões. Logo, as seguradoras precisam encontrar formas de serem mais eficientes e não terem prejuízos que impossibilitam a continuidade no ramo.

O mesmo vale para o crédito, porque quando a produção quebra, existe um risco de não receber o pagamento do prêmio. Ou seja, as mudanças climáticas não impactam somente os produtores, mas também as empresas que estão inseridas nesse contexto.

Dessa forma, para manter a produção agrícola em alta e encontrar as boas oportunidades dentro do agronegócio, é fundamental ter acesso à tecnologia e soluções de ponta. Assim, as empresas que se relacionam com o agro podem se conectar com o campo e tomar decisões melhores, que impactam na rentabilidade e sucesso do negócio.

A Agrotools é uma empresa líder no mercado de tecnologia para o agronegócio, com mais de 15 anos de experiência. Quer saber como podemos impulsionar o seu negócio? CLIQUE AQUI e conheça as nossas soluções!

Relacionados

Monitoramento de fornecedores para frigoríficos: Entenda a importância

Múltiplas safras por ano em uma mesma área: como isso ajuda o Brasil

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Mais de 60% do abate de bovinos é monitorado pela Agrotools

Solicitar Orçamento