Blog

Impactos da lentidão nas análises de crédito na rentabilidade de sua instituição financeira

Impactos da lentidão nas análises de crédito na rentabilidade de sua instituição financeira

Impactos da lentidão nas análises de crédito na rentabilidade de sua instituição financeira

19 de julho de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

O agronegócio é um dos motores da economia brasileira e tem participação fundamental no nosso PIB. Porém, um obstáculo comum é a falta de conexão entre cidade e campo, que gera uma lentidão nas análises de crédito e traz diversos problemas para as instituições financeiras.

O crédito rural é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento dessa atividade. Só que a ausência de soluções digitais para realizar a operação gera uma distorção entre oferta e demanda, causando dificuldade no acesso para os produtores e perdas para as empresas que oferecem.

Neste texto, você entenderá como essa demora pode impactar na rentabilidade da sua instituição. Confira!

 

Nova call to action

Maiores custos operacionais

Quando a sua instituição financeira não tem uma análise de crédito eficiente, o primeiro impacto sentido é nos custos operacionais. 

Sem o auxílio da digitalização para acelerar o processo, os funcionários gastam mais tempo para reunir as informações necessárias ou mesmo precisam se deslocar presencialmente para atestar as condições da área rural.

Naturalmente, isso gera um custo maior para a instituição, seja com folha de pagamento, logística ou com a menor capacidade de agilizar o processo e atender a um maior número de clientes.

Além disso, a lentidão na análise também aumenta os riscos na concessão do crédito, principalmente porque a falta de tecnologia impacta nos resultados dessa pesquisa.

Quando um grande número de pessoas deixa de pagar as parcelas contratadas, há um impacto no fluxo de caixa da instituição. No longo prazo, essa realidade pode ser fatal para o negócio.

Análises de crédito com risco maior

O processo de conceder o crédito rural envolve riscos para a instituição — a inadimplência é o principal deles.

Sem o auxílio da tecnologia, torna-se mais difícil mitigar esses riscos, principalmente porque você não tem acesso ao histórico do cliente e nem da área em que o dinheiro será investido. Ou seja, fica mais difícil saber se a taxa é a mais correta para o cliente.

Todos os bancos ou instituições que operam crédito sabem que atrasos ou falta de pagamento são possíveis nesse ramo. Porém, existem formas de mitigar esses riscos e não comprometer a rentabilidade da operação.

O problema é que a análise lenta significa uma falta de integração nos processos. Isso aumenta a taxa de erro e, consequentemente, gera perdas financeiras, o que compromete a rentabilidade da instituição.

 

Nova call to action

Falta de transparência

Ao pedir o crédito rural para a instituição de sua confiança, o produtor já tem um plano traçado para a utilização do valor.

Pode ser para garantir a distribuição da colheita, aquisição de novas tecnologias para aumentar a eficiência da sua lavoura ou mesmo para pagar dívidas de safras anteriores.

Em qualquer um dos casos, o cliente espera que o processo de análise de crédito seja rápido e transparente, porque esse dinheiro é fundamental para a saúde do seu negócio.

Por exemplo, quando ele não encontra informações claras ou não entende porque o crédito foi negado, a sua visão em relação à instituição fica comprometida.

No século XXI, essas experiências negativas correm rápido como o vento! Portanto, oferecer um serviço transparente é fundamental para manter o nome da empresa limpo e atrativo para novos clientes.

Menos oportunidades de negócio

Quando a instituição financeira não está conectada corretamente ao campo, um resultado comum é a dificuldade no acesso ao crédito.

É simples: se você não tem as ferramentas corretas, a análise se torna lenta e, em geral, o acesso pode ser negado pelo simples desconhecimento da região ou atividade do produtor rural.

Por isso, muitos empreendedores do campo relatam que as taxas encontradas são muito altas ou mesmo que não conseguem o empréstimo nas instituições financeiras.

Por outro lado, se o banco utiliza a tecnologia corretamente e tem acesso a todos os dados que envolvem a operação, é capaz de garantir o crédito com menos riscos e ainda com taxas mais justas para o seu cliente.

Se a sua instituição financeira sofre com a lentidão nas análises do crédito, é fundamental acelerar a digitalização desse processo. Atualmente, existem diversas soluções que aumentam a segurança da operação e tornam o crédito rural mais atrativo para os produtores. No fim, todos saem ganhando!


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

 

Relacionados

Financiamento do agronegócio: quais tecnologias usar para a gestão de riscos

Terra com brotos de folhas verdes ao lado de moedas empilhadas com pequeno broto em cima, remetendo ao financiamento rural.

Financiamento rural: como ter mais segurança e agilidade

Mitigação de risco no crédito rural: dicas para instituições financeiras

Solicitar Orçamento