Blog

Crédito para produtor rural: tecnologia e inteligência de dados

Crédito para produtor rural: tecnologia e inteligência de dados

Crédito para produtor rural: tecnologia e inteligência de dados

Os números do crédito para produtor rural no Brasil estão em alta. No segundo semestre de 2021, os produtores contrataram R$ 159,7 bilhões, um volume 30% maior do que o mesmo período em 2020.

Porém, as incertezas sobre o agronegócio também cresceram, principalmente pelos problemas climáticos, que atingiram a safra de verão e podem intensificar as perdas nos próximos anos.

Por isso, mais do que nunca, as instituições financeiras precisam ser mais eficientes e reduzir seus fatores de risco. Para alcançar esse objetivo, a digitalização da esteira do crédito rural é a única alternativa viável, porque garante a otimização e proteção da carteira de crédito em grande escala.

A boa notícia é que a Agrotools tem soluções digitais na medida para os bancos e instituições financeiras que trabalham com o crédito rural. Neste artigo, você vai conhecer melhor o impacto positivo da tecnologia no setor e descobrir como a sua empresa pode ser onosso próximo case de sucesso!

Informações confiáveis para instituições financeiras

Um problema comum das instituições financeiras que ofertam crédito para produtor rural é a falta de informações confiáveis sobre o campo brasileiro. Ainda hoje, muitos bancos atuam sem o acesso rápido a dados em tempo real e sem dados históricos nas suas análises.

No setor de crédito, isso gera uma série de consequências que, no fim das contas, comprometem o desenvolvimento do mercado. Sem a segurança necessária para a operação, os produtos ficam mais caros e cai a demanda por crédito pelos produtores.

Por outro lado, quando a empresa tem acesso a dados confiáveis, ela é capaz de realizar uma gestão de riscos mais assertiva e praticar preços competitivos nos seus serviços financeiros. Além do aumento da rentabilidade no curto prazo, há também ganhos de estabilidade e competitividade no agronegócio brasileiro.

Isso é possível porque, além de precificar melhor os riscos, a instituição financeira também reduz suas tarifas operacionais, que representam uma parte do custo do crédito. A única forma viável de atingir esse objetivo atualmente é ter acesso a tecnologia que, em poucos cliques, passe uma lupa em todas as propriedades rurais do país.

Incertezas do agronegócio tornam a gestão de risco ainda mais relevante

Outro ponto a ser destacado é o aumento das incertezas que pairam sobre o agronegócio. A atividade, naturalmente, já é composta por riscos que não existem em outros mercados, porque lida diretamente com a imprevisibilidade do clima. Porém, nos últimos anos, a situação se acentuou.

Durante a última safra, houve perdas importantes geradas pelas mudanças climáticas, como a seca na região Sul. Os danos da produção atingem diretamente os produtores, mas também respingam nas instituições financeiras, porque aumenta o risco de inadimplência. Ao mesmo tempo, a alta de juros é outro fator que deve ser olhado com cautela.

Portanto, mais do que nunca, a gestão dos riscos envolvidos nas operações deve ser otimizada, com o monitoramento de todas as variáveis. A nossa solução Credit atua justamente na rastreabilidade da cadeia de valor, fazendo um acompanhamento remoto e em tempo real das propriedades que pegaram crédito.

Tecnologia é a chave para aumentar a eficiência e reduzir fatores de risco

Aumentar a eficiência é uma necessidade para as instituições financeiras que ofertam crédito para produtor rural. Para chegar lá, a tecnologia tem papel essencial, porque ela é capaz de digitalizar o processo e integrar todas as etapas do crédito rural, desde a avaliação dos riscos até a gestão da carteira de crédito.

Nesse sentido, a Agrotools, empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado agro, desenvolveu o Credit, a solução digital voltada para o financiamento rural. Seu grande foco é facilitar as operações de crédito, com a mitigação dos riscos envolvidos na concessão.

O Credit resolve dois grandes problemas do mercado: a necessidade de crédito acessível para os produtores, que muitas vezes precisam cumprir prazos para atingir os resultados da safra, e a entrega de informações transparentes para as instituições financeiras oferecerem o crédito sem comprometer a sua segurança.

Sabemos que o campo brasileiro sofre com a longa distância para as corporações financeiras, o que aumenta os riscos do agronegócio. Portanto, é nesse cenário que entra a nossa solução: incluir tecnologia para diminuir o espaço entre as áreas urbana e rural. Assim, os gestores podem tomar decisões melhores e diminuir os riscos do processo.

Crédito rural em larga escala sem digitalização é impossível

As empresas que trabalham com crédito para produtor rural precisam lidar com uma série de variáveis. Os principais são a mitigação dos riscos envolvidos e o ganho de eficiência nos processos, que podem ser menos custosos para aumentar a rentabilidade da instituição financeira.

Sem o auxílio da tecnologia, é praticamente impossível alcançar bons resultados, porque você não tem informações confiáveis o suficiente sobre os territórios rurais. Assim, você torna o crédito mais caro ou corre o risco de precificar errado o produto e ter prejuízos com a inadimplência dos produtores.

Nesse sentido, a transformação digital cumpre um papel importante para digitalizar o crédito rural. Com a utilização das soluções da Agrotools, o banco é capaz de conhecer as características da propriedade rural no ato da consulta — variáveis como uso do solo e clima da região são exemplos importantes.

Assim, é possível fazer milhares de operações ao mesmo tempo sem perder agilidade e segurança. Além disso, a instituição financeira pode fazer uma prospecção ativa de novos clientes, encontrando os perfis adequados à sua estratégia para ter uma oferta de crédito mais qualificada.

Diferenciais da Agrotools para o crédito rural

A introdução da tecnologia no agronegócio é capaz de trazer benefícios importantes para as instituições financeiras que oferecem crédito para produtor rural. Podemos destacar, por exemplo, a possibilidade de expandir a sua área de atuação e, com isso, aumentar o seu número de clientes sem perder eficiência.

Só que, para alcançar isso, você precisa de soluções que digitalizem a esteira de crédito rural e permitam controlar a sua carteira. Esse é exatamente o foco da Agrotools nas operações de financiamento do campo: levar tecnologia e dados confiáveis para as instituições financeiras.

Conheça os benefícios de utilizar os nossos produtos para os bancos e instituições financeiras que trabalham com crédito para produtor rural!

Agilidade na concessão de crédito

A transformação digital garante mais eficiência no processo de concessão de crédito, porque as análises são mais rápidas e precisas. Além disso, elas ficam mais baratas, porque não é mais necessário deslocar funcionários presencialmente para coletar os dados. Eles estão disponíveis no momento da consulta.

Dados confiáveis e seguros

A Agrotools montou o maior banco de dados sobre o agronegócio brasileiro. Assim, com poucos cliques, nossos clientes são capazes de receber informações sobre os mais diversos fatores, como clima, solo e localização. Com uma percepção mais apurada sobre os territórios, os clientes também são capazes de mitigar melhor os riscos.

Monitoramento em tempo real

Com a Agrotools, você vai além da concessão do crédito para produtor rural e pode monitorar as propriedades em tempo real. Assim, você tem um olhar mais completo sobre o que acontece no campo e pode tomar decisões mais eficientes sobre o financiamento agrícola.

Profundo conhecimento do agronegócio

Além dos mais de 15 anos de experiência no agro, a Agrotools também montou uma equipe de especialistas no mercado. Dentro das nossas soluções para empresas, as instituições financeiras podem gerar relatórios e análises sobre o campo, mas também recebem uma consultoria especializada para dar o próximo passo na sua atividade, como explorar o mercado de capitais, por exemplo.

Adoção da agenda ESG

Em linha com a nova realidade do mercado e o combate às mudanças climáticas, as soluções da Agrotools colocam a sua instituição financeira em compliance socioambiental, porque você identifica e deixa de fazer negócio com produtores que seguem práticas ilegais nas suas propriedades.

Seja o próximo case de sucesso da Agrotools

A boa notícia é que, com o surgimento das ferramentas digitais, as grandes empresas conseguem enxergar tudo que acontece nos dois lados da porteira, algo que não era possível antes. Ao mesmo tempo, as plataformas Agrotools vão além e permitem fazer o monitoramento com agilidade.

Grandes players do mercado são capazes de digitalizar toda a esteira de crédito e seguro rural, com gestão integrada dos riscos, monitoramento nos moldes da Resolução 4895 do Banco Central, cumprimento das legislações vigentes do mercado e adoção das melhores práticas ESG.

É o caso dos parceiros Rabobank, Fairfax, Itaú e ABC, entre outras instituições financeiras grandes no setor. Cada empresa usa as nossas soluções com determinados objetivos, mas o principal ganho é a capacidade de passar uma lupa em cada propriedade rural, o que permite aumentar a eficiência das operações e eliminar da cadeia de valor aqueles que não estão em linha com as melhores práticas.

Por isso, se a sua empresa trabalha com crédito para produtor rural e tem dificuldades para conceder financiamento com agilidade e monitorar todos os riscos envolvidos no processo, a Agrotools tem a solução ideal para promover a transformação digital na sua instituição financeira e expandir as suas operações no curto prazo.

Venha ser o nosso próximo case de sucesso! Clique aqui e conheça o Credit, a nossa solução digital de crédito rural voltado para bancos, instituições financeiras e qualquer empresa que atua no setor. Temos a solução que você precisa!

Relacionados

Avaliação de imóveis rurais: diferenças entre valoração remota e ABNT

Avaliação de imóveis rurais: diferenças entre valoração remota e ABNT

atividades financiadas pelo crédito rural

Quais são as atividades financiadas pelo crédito rural?

Crédito rural: como reduzir a insegurança gerada pela escassez de informações no campo

Crédito rural: como reduzir a insegurança gerada pela escassez de informações no campo

Solicitar Orçamento

Nova call to action

This will close in 20 seconds