Blog

Tecnologia e planejamento agrícola: importância do geomonitoramento remoto

Tecnologia e planejamento agrícola: importância do geomonitoramento remoto

Tecnologia e planejamento agrícola: importância do geomonitoramento remoto

25 de julho de 2022

Tempo de Leitura: 5 minutos

Planejamento Agrícola é um processo que visa integrar recursos humanos e tecnológicos, além de conhecimentos no acompanhamento das atividades produtivas em territórios rurais. O objetivo é tornar as atividades mais eficientes, economicamente viáveis e ambientalmente corretas, valorizando a propriedade para futuros negócios.

Para isso, é necessário o uso de diversas ferramentas, como análise de solo, clima e outros fatores que possam melhorar a produtividade. Além disso, é importante acompanhar o mercado para saber qual produto será mais valorizado e, assim, maximizar os lucros.

No entanto, o planejamento agrícola não se limita apenas às atividades produtivas. Ele também envolve a compra de insumos, a gestão financeira e administrativa do território rural, bem como o gerenciamento de pessoas e de equipamentos.

Assim, o planejamento agrícola é um processo complexo que requer o uso de diversos mecanismos associados. A seguir, vamos ver como a tecnologia é fundamental e pode auxiliar nesse processo e tornar as atividades mais eficientes.Nova call to action

O papel do distribuidor de insumos no planejamento agrícola

Um dos principais objetivos do planejamento agrícola é o de otimizar a utilização dos insumos, sejam eles sementes, defensivos, fertilizantes e maquinários, para que haja um bom uso dos recursos financeiros, o que inclui, a redução de custos e o aumento da produtividade.

Para isso, o distribuidor de insumos tem um papel fundamental, uma vez que é responsável por fornecer produtos e equipamentos para as atividades agrícolas. Ao selecionar os melhores produtos, o distribuidor de insumos contribui para que se possa gerar os melhores resultados no território dentro do ano safra, promovendo a sustentabilidade da fazenda, controle de pragas, valorizando e atraindo investimentos.

Além do fornecimento de insumos, o distribuidor também pode auxiliar nas operações financeiras que viabilizam o planejamento agrícola do território, tais como barter, em que produtos são negociados entre agricultores e empresas.

O barter é uma forma de comércio muito utilizada no mundo rural, em que bens e serviços são trocados por outros bens e serviços, sem o uso de moeda. No Brasil, a barter é regulamentada pelo Banco Central e pode ser utilizada tanto por agricultores individuais como por cooperativas que atuam na venda do produto.

Com a evolução da tecnologia, o distribuidor de insumos tem cada vez mais ferramentas para auxiliar na evolução do território rural em cada etapa, como por exemplo, o geomonitoramento remoto.

A importância do Geomonitoramento

O geomonitoramento é um recurso tecnológico importante no planejamento agrícola, pois através dele é possível monitorar a produção agrícola de forma remota. Esse tipo de monitoramento utiliza dados geoespaciais para avaliar ou monitorar a condição de uma área específica.

Além de auxiliar no planejamento estratégico, o geomonitoramento permite que investidores, bancos, agrofintechs, seguradoras e outras empresas que compram ou vendem para o agro direta ou indiretamente, (tradings, varejos, indústrias de alimentos, vestuário, calçados,cosméticos, cadeias de restaurantes, etc), identifiquem boas práticas nas áreas com maior potencial de produção e tomem decisões estratégicas com uso de plataformas digitais que geram inteligência de dados.

A tecnologia assegura a viabilidade dos negócios

A tecnologia se tornou essencial para o agronegócio em vários aspectos, não se limitando apenas ao planejamento agrícola. O seu uso assegura a viabilidade dos negócios, permitindo acompanhar fatores cruciais de produtividade, prevenção de incêndios, se preparar para eventos climáticos, entre outros aspectos que protegem marcas contra riscos financeiros e reputacionais.

A Agrotools desenvolve soluções tecnológicas que fornecem informações estratégicas sobre os territórios rurais abordando áreas críticas como:

Aspectos climáticos

O Pixel para previsão do tempo para a safra usa recursos tecnológicos para antecipar dados climáticos de uma região por um período predeterminado e informar companhias que se relacionam com o campo e também o produtor rural sobre possíveis períodos de muito sol, altas temperaturas, excesso de vento e outras condições climáticas que interferem na colheita.

Área produtiva

O Pixel de Composição do Uso do Solo usa dados provenientes de imagens de satélite e cruzamento de dados para calcular o percentual de cada classificação encontrada no território e apontar qual a área produtiva e outras classificações. De forma 100% digital, sem a necessidade de visitas in loco, é possível saber historicamente como está sendo utilizado o solo das fazendas e talhões que as empresas financiam, asseguram ou dos quais compram.

Estimativa de Penalização de Produtividade

A solução digital Pixel de Produtividade Histórica da Safra usa tecnologia de ponta para colher e cruzar dados sobre o comportamento produtivo de um território ao longo dos anos, mostrando se a fazenda/talhão analisado sofre com instabilidade produtiva ou tem períodos de queda significativa de produtividade.

Focos de incêndio

Esta ferramenta detecta se há sobreposição entre focos de calor (queimadas no campo) e um território de interesse, um CAR ou uma fazenda, por exemplo.

A tecnologia e o planejamento agrícola estão cada vez mais integrados, principalmente com o uso do geomonitoramento remoto. As empresas têm acesso às últimas informações sobre o clima, o solo e as plantas, o que permite decisões mais estratégicas para a realização de negócios relacionados ao ciclo agrícola, desde antes da produção até chegar ao consumidor final.

 


Gerencie sua originação no campo de forma mais ágil e 100% digital

Com a tecnologia Agrotools, você tem acesso fácil a dados detalhados de todos os seus fornecedores na palma da mão.

Aumente seu poder de barganha e sinta a evolução nos resultados!

Quero saber mais

Relacionados

Monitoramento de fornecedores para frigoríficos: Entenda a importância

Produção agrícola no Brasil: contexto, dados e desafios para o futuro

Múltiplas safras por ano em uma mesma área: como isso ajuda o Brasil

Solicitar Orçamento