Blog

Entenda o que é agricultura digital e conheça os desafios no futuro do segmento agro

O que é agricultura digital? Conheça os desafios e tendências!

Entenda o que é agricultura digital e conheça os desafios no futuro do segmento agro

21 de junho de 2021

Tempo de Leitura: 8 minutos

O uso de alta tecnologia na cadeia de produção agro já não é novidade para a maioria dos agentes do segmento. Mas, você tem real consciência da importância dos dados para quem se relaciona com territórios rurais? E, sabe o que é aquilo que tem sido chamada de “agricultura digital”? 

As respostas para essas questões estão no conteúdo a seguir. Confira. 

Nova call to action

 

O cenário do setor agrícola no Brasil

O Brasil é um dos líderes mundiais em produção e exportação agrícola. O que explica essa posição de destaque? Uma conjunção de fatores como:

  • condições do solo;
  • clima;
  • relevo;
  • ciência e tecnologia;
  • políticas públicas;
  • empreendedorismo em torno da complexa cadeia produtiva.

Recentes projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) indicam que a produção de grãos no país poderá ultrapassar o atual patamar de 250 milhões de toneladas e chegar a níveis que vão de 300 e 350 milhões de toneladas na safra de 2028/2029.

E quanto à cadeia de proteína animal (de frango, suína e bovina)? As projeções indicam que vamos passar dos atuais 26 milhões para 33 milhões de toneladas até o final da próxima década.

Há, também, crescente demanda por algodão, celulose, leite, açúcar e frutas, especialmente manga, uva e maçã. Muitos indicam o mercado interno e a demanda internacional como os principais fatores de crescimento para a maior parte desses produtos. E tudo sugere que o aumento da produção deve continuar ocorrendo com base na produtividade. 

Assim, é importante nós ressaltarmos a previsão de intensificação da atividade agrícola brasileira nos próximos anos. Há destaque nisso para:

  • múltiplas safras por ano em mesma área;
  • recuperação de pastagens degradadas;
  • irrigação de precisão;
  • uso mais sustentável de insumos e recursos naturais.

Por sua vez, o aumento da população, a contínua urbanização, a maior expectativa de vida, as alterações no padrão alimentar e no poder econômico são fatores que impulsionam uma demanda mundial maior de alimentos, energia e água.

Todo esse cenário, que cria múltiplas oportunidades para o setor, apresenta também diversos desafios e demanda uma mudança de paradigmas, a adoção de novas práticas e novas tecnologias. 

Os desafios e os riscos enfrentados pelo setor agro

A agricultura é uma atividade de retornos e riscos significativos, com processos produtivos e negócios cada vez mais beneficiados pela disponibilidade e pelo uso de informações.

Dimensões técnicas, econômicas, sociais e ambientais interessam a todos os segmentos do agronegócio, que buscam indicadores confiáveis para operações e negócios.

Financiamentos, insumos, contratos de comercialização e de seguros, certificações e processos regulatórios passam a depender do desenvolvimento de sistemas inteligentes e de informações a custos razoáveis, que se tornam essenciais para a competitividade e a sustentabilidade, em uma perspectiva de fortalecimento das cadeias de valor da agricultura.

É inegável que os elementos decorrentes da instabilidade climática, de ocorrências sanitárias e de oscilações dos mercados e dos ambientes de negócios sobressaem nos resultados da agricultura, e que os dados e informações a eles referentes devem ser investigados de maneira interdisciplinar. 

Segundo estudo apoiado pelo Banco Mundial, no Brasil perde-se, anualmente, mais de R$ 11 bilhões devido a riscos que poderiam ser minimizados

Os agricultores exercem pouco ou nenhum controle sobre fenômenos naturais como secas, geadas, ondas de calor, vendavais e granizo. Há dependência de informações derivadas de processos analíticos mais complexos para serem capazes de, ao menos, prever tais eventos. Veremos, dessa forma, que mais de 60% da variabilidade e do risco na produção agrícola é causado por efeitos climáticos.

A questão climática 

Para reduzir os riscos e garantir maior resiliência dentro da complexa cadeia do agronegócio, é imprescindível compreender e quantificar os riscos climáticos a que as produções estão expostas nas diferentes regiões do Brasil. 

A tarefa se torna mais complexa dada a dimensão continental do país, a diversidade de cultivos agrícolas, de sistemas de produção e de oferta de recursos naturais – condições de solo, relevo e clima, exige o conhecimento especializado sobre o funcionamento dos agroecossistemas e a correta alocação de competências e recursos. 

A ciência avança no entendimento desses complexos sistemas biofísicos e econômicos com o uso intensivo de dados associados a robustos sistemas analíticos. Nesse sentido, a formulação de políticas, a criação de incentivos e a regulação das atividades econômicas progressivamente incorporam avanços e, consequentemente, passaram a depender de novos processos de informação. 

Medidas de riscos, retornos e impactos produtivos, econômicos, sociais e ambientais tornaram-se um aspecto essencial da inovação. É a partir disso que a Agrotools, com suas estruturas, operações, equipes e produção de conhecimento, promove a agricultura digital para as corporações que estão, de alguma maneira, distribuídas ao longo da cadeia do agronegócio.

A importância dos dados para os bons resultados do segmento agrícola

As tecnologias digitais podem ajudar a resolver essa complexa equação com inúmeras variáveis econômicas, sociais e ambientais, na qual é preciso produzir mais alimentos, com qualidade e com menor uso de recursos naturais. 

Lidar com essa complexidade exige a capacidade de processamento de um grande conjunto de dados e informações para a geração de conhecimento e suporte à tomada de decisões mais embasadas e, consequentemente, mais acertadas. 

Para isso, é necessário: 

  • um grande investimento em tecnologia da informação, garantindo a coleta de dados básicos e primários, usando sensores em campo e remotos
  • o armazenamento, a organização, o acesso e a interoperação de várias bases de dados
  • o desenvolvimento e a adaptação de poderosas ferramentas de processamento e análise de grande volume de dados. 

Assim, na agricultura digital se gera e divulga informações e conhecimentos de forma adequada e compreensível a seus diversos públicos.

A transformação para uma agricultura digital

O que tem sido chamado de agricultura digital é um conjunto de práticas composto por tecnologias, já operacionais ou em desenvolvimento, como robótica, nanotecnologia, proteína sintética, agricultura celular, tecnologia de edição de genes, inteligência artificial, blockchain e aprendizado de máquina, que podem ter seus efeitos transformadores difundidos para o futuro evoluído da agricultura e dos sistemas de produção agropecuário.

O processo de transformação digital não é mais uma opção, é um caminho imprescindível para tornar a agricultura brasileira mais competitiva e com mais valor agregado. 

Essa mudança pode ser entendida como interdisciplinar e transversal, não limitada a regiões, cultivos ou classe social. Seus potenciais benefícios amplificam as inovações e a interação entre os elos das cadeias produtivas agrícolas, promovendo novas abordagens e aplicações para fabricantes de insumos, produtores rurais, processadores, distribuidores e consumidores.

Esse ambiente de transformação digital também molda agendas de desenvolvimento em várias escalas e está associado à Agenda 2030, que envolve 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Nesse contexto, a transformação digital na agricultura pode contribuir significativamente para o alcance das ODSs, em especial na: 

  • redução da fome
  • melhora da saúde e do bem-estar 
  • geração de empregos dignos e crescimento econômico
  • redução das desigualdades
  • consumo e produção responsáveis
  • combate à crise climática
  • qualidade da vida sobre a terra
  • paz, justiça e instituições fortes. 

Alguns estudos apontam que o mercado mundial da agricultura digital, em 2021, será de 15 bilhões de dólares, e que 80% das empresas esperam ter vantagens competitivas nesse setor.

 


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 

 IR PARA A LOJA

 

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento