Blog

Conheça a API de Consulta Geográfica de Municípios e veja suas aplicações

Conheça a API de Consulta Geográfica de Municípios e veja suas aplicações

Conheça a API de Consulta Geográfica de Municípios e veja suas aplicações

12 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: 3 minutos

Quando falamos da hierarquia entre as leis brasileiras, a Constituição Federal não coloca nenhuma definição que uma esfera tem mais poder sobre as outras. Porém, em geral, as leis municipais são mais restritivas, o que pode causar certos empecilhos para as empresas que se relacionam com o agro. Nesse contexto, a consulta geográfica de município ganha relevância.

Nos próximos tópicos, veja como a sua empresa pode realizar um monitoramento rural eficiente com a API de Consulta Geográfica, que é oferecida pela Agrotools!

Legislação brasileira pode criar obstáculos no agronegócio

Já nos acostumamos em falar que a legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo. Também pudera, o país tem dimensões continentais e há muitos “Brasis” dentro do nosso território.

Porém, a tecnologia surgiu, justamente, para facilitar a aplicação de certas normas. No caso dos municípios, que é o tema central do texto, cada um pode ter suas próprias regras e as empresas precisam se adaptar a elas.

Assim, além de fazer análises mais rápidas e com maior assertividade, as ferramentas digitais também são capazes de evitar problemas nas operações, que podem causar riscos financeiros e danos à imagem da companhia. Essa segurança traz um ganho financeiro relevante para as empresas.

Como funciona a API de Consulta Geográfica de Municípios

A API de Consulta Geográfica de Municípios identifica em qual município a coordenada ou fazenda se encontra. A resposta é o código do município, igual ao que está inscrito na base do IBGE.

Dessa forma, o cliente faz uma entrada, que pode ser um ponto, e a ferramenta devolve automaticamente o município em que ele está inserido. Essa é uma forma rápida e digital de conseguir essa informação por meio da tecnologia, sem precisar consultar mapas, por exemplo.

Como se trata de uma API, esse serviço é integrado diretamente ao software utilizado pela empresa. Porém, uma das grandes vantagens é que o AT Market, o marketplace da Agrootols, permite a compra de consultas individuais. Assim, você tem acesso somente ao número de usos que precisa.

Nova call to action

Principais aplicações da ferramenta

A informação sobre o município pode parecer simples inicialmente, mas faz muita diferença dentro do agro em certas ocasiões. Uma delas, por exemplo, é uma empresa que tem fornecedores em diferentes municípios do país. Isso é bastante comum no Brasil.

Só que cada cidade pode ter a sua legislação ambiental específica e algumas podem ser mais restritas do que as outras. Assim, ao saber exatamente o município em que cada propriedade está inserida, há uma clareza maior nas informações.

Isso também é válido para os protocolos que foram criados no país, como o protocolo verde de grãos do Pará. Se aquela coordenada em questão está perto da divisa com o estado, é possível que certas regras sejam diferentes.

Portanto, a Consulta Geográfica de Municípios fornecida pela Agrotools é uma importante ferramenta para acessar informações sobre a localidade dos territórios rurais. Dessa forma, a empresa consegue uma informação rápida, digital e atualizada em questão de segundos, o que auxilia na tomada de decisão das operações.

Se você ficou interessado(a) na API, clique aqui e veja como a solução digital funciona!

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento