Blog

Conheça o GIX: Nosso aplicativo móvel para coleta e acesso a informações em territórios rurais

Conheça o GIX: Nosso aplicativo móvel para coleta e acesso a informações em territórios rurais

Conheça o GIX: Nosso aplicativo móvel para coleta e acesso a informações em territórios rurais

Diante de um grande volume de informação gerada diariamente, dispor de um aplicativo móvel para coleta de informações in loco em territórios rurais é uma atividade crucial para muitas empresas que compram, vendem ou financiam atividades do campo.

Seja para valorar garantias em contratos de crédito ou de seguro ou para monitorar a dinâmica de fornecimento em cadeias produtivas, os dados são sempre imprescindíveis. Mas para que sejam, de fato, eficientes, a padronização das informações é fundamental. Dados desorganizados, registros em planilhas de papel, informações incompletas ou que se perdem por falta de organização fazem com que os relatórios sejam ineficazes. 

Para atender necessidades personalizadas para cada negócio, a Agrotools desenvolveu um aplicativo móvel destinado à coleta, armazenamento e padronização das informações do campo: O GIX.

Conheça o aplicativo móvel GIX e suas muitas funcionalidades que permitem coletar e organizar dados de territórios rurais com qualidade, eficiência e exatidão.

No campo, os dados são o novo petróleo

Hoje em dia, os dados são essenciais em todas as operações de campo, seja para ajudar na tomada de decisão na cadeia de fornecimento, seja para instituições financeiras que oferecem produtos de seguro ou financiamento rural.

Por meio de uma infinidade de dados, coletados de diversas fontes, a tomada de decisão será mais ágil, possibilitando melhores resultados em todos os aspectos, resultando no que chamamos de inteligência de dados.

Muitos dizem que a inteligência de dados no campo é a transformação de dados em informações que sejam, de fato, relevantes a ponto de melhorar a estratégia e a tomada de decisão.

Assim, as vistorias ou acompanhamento diários devem evoluir acompanhando o desenvolvimento tecnológico. Ou seja, formulários de papel ou até mesmo planilhas de Excel apresentam muitas limitações, pois não garantem a padronização e permitem incongruências dos dados. Mesmo armazenando as informações, não são ligadas a uma fonte central capaz de organizar tudo e oferecer relatórios específicos para cada uma das necessidades.

Por que utilizar o GIX?

Ter dados de qualidade e confiabilidade é bastante importante para empresas que precisam tomar decisões para diferentes necessidades, como ter informações de satélite para saber o tamanho e o perímetro de uma propriedade, conhecer as características de um território ou ver se um sinistro, de fato, ocorreu.

Muitas dessas informações podem ser facilmente obtidas em bancos de dados públicos e análises de sensoriamento remoto utilizando imagens de satélite. No entanto, há outras ocasiões em que a coleta de dados presencial se faz obrigatória e insubstituível. 

Afinal, toda empresa que vende, compra ou financia as operações rurais precisará, em algum momento, enviar um profissional ao campo para coletar dados e gerar informação.

Nestes casos, ter um aplicativo móvel para registrar e armazenar dados para posterior estudo torna-se imprescindível. E foi com este propósito que o aplicativo móvel GIX foi desenvolvido pela Agrotools. 

Ele surgiu para ajudar os funcionários destas empresas a padronizar e agilizar a coleta de informações de territórios rurais. O GIX também consegue ajudar as empresas a identificar onde e quando cada um destes funcionários esteve e que dados ele coletou.

GIX é também um aplicativo móvel muito prático e de fácil uso, tendo a capacidade de otimizar o tempo de todos. Além disso, gestor e time de campo ficam sempre na mesma página, evitando distorções sobre a realidade do território rural. 

O que é o GIX?

O GIX é uma das ferramentas presentes na plataforma de soluções da Agrotools que permitem que seus usuários consigam, de forma eficiente, coletar informações em campo associadas a uma localização geográfica.

O mais interessante é que a coleta de dados pode ser realizada independente do dispositivo ter conectividade com Internet ou não e, como sabemos, no Brasil, a disponibilidade de um sinal de internet com qualidade nas áreas rurais ainda é baixa.

Ao final da atividade, com o aplicativo móvel GIX conectado à rede, os dados são sincronizados com a base oficial, garantindo que o administrador tenha acesso às informações mais atualizadas.

GIX é um aplicativo que permite coletar uma série de informações no campo, desde fotos, números, cálculos, áudios e coordenadas, criar e preencher formulários e até mesmo realizar a gestão de visitas em campo. 

Tudo isso garante uma padronização da visita/vistoria de todos os colaboradores da empresa que visitam muitas fazendas.

Com a padronização garantida por este aplicativo móvel, a empresa terá a possibilidade de desenvolver uma estratégia comercial bastante interessante, principalmente por poder criar um banco de dados que dão uma visão de longo prazo sobre o que acontece no campo.

Diferenciais do aplicativo móvel GIX que você precisa conhecer

Comparado a outros aplicativos móveis capazes de coletar, transmitir e armazenar dados do campo, GIX apresenta alguns diferenciais bastante interessantes que estimulam seu uso. 

Alguns destes diferenciais são:

Permite coletar dados de forma off-line 

A disponibilidade de internet móvel ainda não é satisfatória em muitas regiões brasileiras. Entendendo essa realidade, com o GIX, as informações não deixarão de ser coletadas, já que o processo pode ocorrer de forma totalmente off-line. 

Assim, quando o usuário estiver no escritório, basta sincronizar as informações sem que qualquer informação seja perdida. 

GIX alimenta o produtor com informação de qualidade

A informação obtida pela equipe de campo pode ser utilizada para alimentar tanto os bancos de dados internos, como também pode ser enviada para o produtor rural. Com isso, o produtor se sente bem atendido e “importante” para sua empresa.

GIX é totalmente customizável

Este aplicativo móvel é totalmente customizável ao ponto de se adaptar para cada situação ou realidade em que uma empresa precisa para coletar dados. O cliente também pode customizar o app de acordo com sua necessidade.

Ou seja, ao fazer a visita, o funcionário terá um aplicativo pronto para que ele use em suas necessidades específicas, como reports, roteiros e relatórios de acordo com a necessidade, tudo de uma forma muito mais prática.

Se a sua empresa precisa coletar dados pecuários, GIX estará customizado para isso, mas se precisar coletar dados agrícolas, o app estará voltado para esse objetivo. Assim, de uma ponta a outra, todos serão atendidos por esse aplicativo móvel.

Por fim, é importante ressaltar que o GIX não é um aplicativo móvel para produtores rurais que precisam coletar dados. Seu foco é oferecer facilidades para toda empresa que vende, compra, financia ou oferece seguros rurais e que precisa monitorar o que acontece com os territórios rurais dos negócios atendidos.

Você gostou dessa solução da Agrotools? Então peça um orçamento agora mesmo

Relacionados

Tecnologia que agrega valor para o agro da porteira pra fora

Tecnologia que agrega valor para o agro além da porteira

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

SaaS e o mundo corporativo do agronegócio. Como a Agrotools conecta sua empresa aos territórios rurais

Solicitar Orçamento