Blog

Pixel Composição do Uso do Solo: benefícios e diferenciais da plataforma Agrotools

Pixel Composição do Uso do Solo: benefícios e diferenciais da plataforma Agrotools

Pixel Composição do Uso do Solo: benefícios e diferenciais da plataforma Agrotools

14 de março de 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

Inovação e uso das modernas tecnologias relacionadas: Essas são duas pautas que ganham cada vez adeptos entre os players do agronegócio. Mas o interessante é que há cada vez mais inovações que ajudam a garantir um melhor uso do solo.

Na agricultura atual, o monitoramento de territórios rurais permite que muitas funcionalidades sejam conquistadas pelo setor, tais como:

  • Monitorar alterações no uso do solo (aumento ou redução) em áreas de vegetação natural;
  • Checagem de presença de área produtiva para concessão de crédito, entre outras possibilidades 

Neste contexto, tanto os trabalhadores do campo quanto as instituições de financiamento e de seguro rural entendem que aplicar as mais modernas tecnologias são essenciais para monitorar os territórios rurais e as atividades produtivas atreladas a eles.

Focada neste propósito, a Agrotools oferece uma ferramenta tecnológica fundamental dentro do seu marketplace de soluções, conhecida como Pixel Composição do Uso do Solo.

Convidamos você a entender quais são os benefícios e principalmente alguns dos principais diferenciais que valem a pena conhecer deste Pixel.

Pixel Composição do Uso do Solo: O que é?

O pixel Composição do Uso do Solo é uma das soluções tecnológicas de análise presentes na plataforma da Agrotools. Com essa solução é possível realizar o monitoramento de territórios rurais de forma 100% digital, ou seja, sem a necessidade de visitas in loco.

Para isso, este Pixel usa insights provenientes de imagens de satélite e bases de dados, que quando cruzados, permitem calcular a área e o percentual de cada classificação de uso do solo que ocorre no território. 

Com essa solução é possível saber qual o uso e cobertura  do solo em fazendas e talhões, ou seja, essa ferramenta permite identificar quais áreas e respectivas porcentagens são cobertas por rio, pastagens, florestas plantadas, vegetação nativa,  lavoura, área construída (consolidada) e muitas outras, dentro de um determinado período de tempo. 

Por essas características, essa ferramenta torna-se bastante útil para bancos e financeiras, além de seguradoras.

Para os bancos que financiam áreas agrícolas, o Pixel de Composição do Uso do Solo permite verificar se em determinado território realmente há a adoção da agricultura, com isso são evitadas fraudes na liberação de crédito.

Essa ferramenta também garante às seguradoras a capacidade de conceder cobertura para a área agrícola correta da propriedade, com uma precisão muito maior, além de ajudar a diminuir riscos.

Também é possível estimar a área de vegetação nativa presente, checando a aderência ao Código Florestal.

3 Benefícios deste Pixel

Quando escolhido por empresas e entidades que exigem dados de qualidade e informações confiáveis sobre o uso do solo, esse Pixel oferece três benefícios bastante significativos e que valem o investimento. Veja quais são:

1.) Permite saber qual é a composição do uso do solo de forma rápida e automatizada

Este pixel permite que empresas, instituições públicas, ONGs e produtores rurais conheçam qual é a atual cobertura e uso  do solo de um determinado território, de uma forma segura e muito eficiente, sem necessidade  de deslocamento até a propriedade.

2.) É uma excelente fonte estratégica de tomada de decisão

Ao saber qual é o  uso de solo da área é possível tomar decisões bem mais estratégicas.

Também é possível olhar para o histórico do uso do solo, checando se houve alteração nos últimos anos, com isso há a possibilidade de planejar a concessão de crédito e risco de seguro, dentre outras ações. Com tudo isso, o planejamento de negócios futuros será facilitado com base em dados atualizados.

3.) A solução permite uma fácil comparação entre 2 períodos distintos

A plataforma Agrotools disponibiliza mais de 20 anos de consulta. Com isso é possível entender qual era o cenário anos atrás e qual foi a evolução da área. 

Por exemplo: De um ano para outro houve queda de área de vegetação nativa e aumento da área de agricultura? Este pixel mostrará essa informação, permitindo um melhor entendimento do uso do solo ao longo do tempo.

Diferenciais do pixel que valem o investimento

O monitoramento de territórios rurais de forma remota representa uma necessidade recorrente entre produtores rurais, bancos e empresas que comercializam seguro rural. Exatamente por isso, é grande o número de empresas e startups que oferecem a solução de monitoramento via sensoriamento remoto.

Mas então porque o Pixel Composição de Uso do Solo é a melhor opção? Três de seus principais diferenciais explicam a razão:

A solução pode ser adquirida de forma individual dentro da plataforma

O primeiro grande diferencial desta solução é que ela está disponível no marketplace da Agrotools. Por essa característica, suas informações podem ser consumidas de forma isolada sem a necessidade de adquirir outras ferramentas.

Além disso, os clientes que já possuem as soluções da Agrotools incorporadas terão benefícios ainda maiores ao adquirir este pixel em específico. Isso prova que este pixel é uma ferramenta associativa, ou seja, contribui com uma melhor utilização das demais ferramentas dentro da plataforma.

As soluções são integradas e comunicam-se entre si

A plataforma da Agrotools é bastante completa, oferecendo soluções seguras e confiáveis para as mais diversas necessidades. Mas o grande diferencial é que todas essas ferramentas estão integradas e conversam entre si a todo momento.

Com isso, à medida que a necessidade vai sendo sofisticada, a mesma plataforma permite plugar diversas soluções que vão funcionar de maneira contínua e harmônica, sem qualquer incompatibilidade.

Times especializados de ciência de dados

Por fim, é importante ressaltar que a Agrotools tem times altamente especializados para diferentes situações. No caso do uso de solo, há cientistas de dados altamente especializados e dedicados para fazer a atualização de todas as informações relacionados aos Territórios Rurais.

Com isso, os clientes da Agrotools terão os melhores critérios de análise à disposição, pois estes serão sempre atualizados. Além do mais, os dados são totalmente seguros e possíveis de serem auditados. 

Tudo isso garante o uso dos dados mais atualizados possíveis de uso de solo, trazendo maior segurança para todos os elos que atuam nessa gigantesca cadeia do agronegócio nacional. Quer saber mais? Então conheça agora mesmo o Pixel Composição do uso do solo e se surpreenda com seu potencial.

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento