Blog

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

27 de julho de 2023

Tempo de Leitura: 5 minutos

O agronegócio é um setor importante para a economia, já que é responsável por fornecer alimentos, fibras e biocombustíveis, dentre outros produtos, para a população mundial. No entanto, os produtores rurais enfrentam muitos desafios, com destaque para os riscos climáticos, que podem prejudicar a produção agrícola

Sem dúvida, as mudanças climáticas estão aumentando a frequência e a gravidade de eventos adversos, tornando ainda mais importante o papel da tecnologia na gestão desses riscos e na melhoria da rentabilidade do agronegócio.

Portanto, é seguro dizer que a chave para minimizar esses riscos e aumentar a eficiência das operações das empresas inseridas no agro está na tecnologia. Atualmente, por exemplo, é possível utilizar ferramentas de monitoramento, análise de dados e previsão do clima para tomar decisões mais assertivas e eficientes.

A seguir, veja como os riscos climáticos impactam nos preços e nos resultados da safra e saiba como as soluções digitais podem fazer as empresas inseridas no agro terem mais segurança e agilidade nas suas operações!

Como o clima influencia no ciclo produtivo

O clima é um fator crítico para o ciclo produtivo do agronegócio, uma vez que as condições meteorológicas podem afetar significativamente o desenvolvimento das plantas e dos animais. As mudanças no clima podem levar a variações na quantidade de chuva, temperatura, umidade e vento, o que pode influenciar diretamente o rendimento das colheitas e a produtividade animal.

Por exemplo, a escassez de chuva pode levar à seca e atrasar ou até mesmo interromper a produção agrícola, enquanto o excesso de chuva pode causar enchentes e erosão do solo, prejudicando as plantações. Além disso, as mudanças climáticas podem levar a eventos extremos, como tempestades, furacões, geadas e ondas de calor, que podem ser extremamente prejudiciais para o agronegócio.

Dessa forma, uma seguradora que trabalha com o agronegócio precisa monitorar constantemente a sua carteira de clientes para entender os impactos do clima, seja na atual ou para as próximas safras. Além disso, é fundamental conhecer o manejo dos produtores rurais para garantir que suas práticas de produção conforme as condições previstas.

Preços são impactados pelos riscos climáticos

Entre os impactos do clima no agronegócio, o preço dos alimentos pode sofrer alterações, especialmente quando ocorrem eventos climáticos extremos. Quando ocorre uma quebra de safra, por exemplo, há menor disponibilidade daquele alimento, fazendo os preços subirem.

Além disso, os custos de produção também podem aumentar devido a fatores como aumento no custo de irrigação, custos adicionais de transporte e armazenamento devido a atrasos na colheita e aumento no custo de sementes e fertilizantes.

Tudo isso gera um impacto direto para os bancos e seguradoras que trabalham no setor. Quando fenômenos adversos ocorrem, o seguro rural fica ainda mais importante e cresce a necessidade de crédito para garantir a comercialização e o início da próxima safra.

Conhecer o clima é fundamental para melhorar os resultados da safra

Ao entender melhor esses fatores ambientais e/ou edafoclimáticos, os produtores rurais podem tomar decisões informadas e implementar práticas de manejo que aumentam a eficiência da produção e reduzem os riscos de perda de colheita. Por exemplo, se houver previsão de uma seca, o produtor pode implementar técnicas de irrigação mais eficientes para garantir que as plantas recebam água suficiente.

Além disso, as tecnologias de previsão do clima, como satélites meteorológicos, estações meteorológicas e modelos de previsão, estão cada vez mais disponíveis e precisas. Essas ferramentas podem ajudar os produtores a entender as tendências climáticas a longo prazo e a tomar decisões informadas sobre o momento da plantação, o manejo da irrigação e a seleção de culturas mais resistentes às condições climáticas locais.

Em resumo, conhecer o clima é fundamental para garantir a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola. A compreensão das tendências climáticas e a adoção de práticas de manejo apropriadas podem aumentar a produtividade e reduzir os riscos de perda de colheita.

Como as soluções da Agrotools impactam na rentabilidade das operações

Com 16 anos de experiência no mercado, a Agrotools desenvolveu soluções com o potencial de contribuir significativamente na rentabilidade das operações das empresas do agronegócio. O objetivo é tornar a operação mais eficiente e segura, com redução de custos para as empresas do agronegócio.

Dentro do AT Market, o marketplace agro criado pela nossa empresa, o cliente pode adquirir análises individuais ou produtos completos voltados para instituições financeiras, bancos, seguradoras, frigoríficos e vários outros segmentos.

Um grande exemplo é a API de Previsão do tempo para a safra. Essa tecnologia é constantemente atualizada e antecipa às empresas e produtores rurais os dados climáticos de uma região, podendo indicar períodos de condições extremas que podem impactar na produção e colheita.

Ao adotar essas soluções, as empresas do agronegócio conseguem mitigar os riscos climáticos e podem melhorar a eficiência de suas operações, reduzir custos e aumentar a produtividade, o que pode ter um impacto significativo em sua rentabilidade. Além disso, as soluções da Agrotools também contribuem para a sustentabilidade da produção agrícola, ajudando os produtores a gerenciar melhor seus recursos naturais e reduzir o impacto ambiental de suas operações.

Quer saber como a Agrotools pode ajudar o seu negócio a ter mais segurança nas operações de seguro rural? Clique aqui e conheça a nossa solução digital voltada especialmente para esse segmento!

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Evolução-tecnológica-no_agro

Como a evolução tecnológica no agro contribui para a segurança alimentar

Solicitar Orçamento