Blog

Como um software para agronegócio pode ser integrado e obter os dados necessários

Como um software para agronegócio pode ser integrado e obter os dados necessários

Como um software para agronegócio pode ser integrado e obter os dados necessários

30 de maio de 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

Com o mundo em constante mudança, mercados voláteis e regulamentação crescente, é mais importante do que nunca ter operações eficientes, confiáveis ​​e estruturadas. Só que em muitos casos, quando se está buscando gerenciar melhor os negócios que se relacionam com territórios rurais (tais como instituições financeiras, indústria, tradings e varejo), o desenvolvimento e/ou implantação de software para o agronegócio tornam- se complexos. 

Por isso vale a pena considerar alternativas já disponíveis e como elas ajudam a suprir as suas necessidades atuais e futuras de informações. E ter a tranquilidade de que elas estão constantemente atualizadas em relação às mudanças nas regulamentações governamentais e às demandas dos consumidores, especialmente quanto à agenda ESG. É aí que entra a Agrotools. 

Afinal, as empresas necessitam de embasamento para melhores decisões estratégicas. Ou seja, elas precisam ter acesso a dados que abrangem uma ampla gama de características. Nova call to action

O que é software para agronegócio

Geralmente se fala em software para agronegócio, partimos da necessidade das empresas que atuam nesse setor de realizar o gerenciamento de dados estratégicos. Elas buscam acesso a informações precisas e atualizadas para tomar decisões inteligentes. Mas chegou o momento de entender o conjunto de possibilidades e soluções tecnológicas que o conceito abrange. 

Sua empresa já dispõe de um CRM (Customer Relationship Management) para armazenar informações? Ou talvez já utilize um ERP (Enterprise Resources Planning) visando otimizar os processos operacionais? Ou, ainda, esteja trabalhando no desenvolvimento de sua própria plataforma de Business Intelligence (BI). 

Em todos os casos acima, para abastecer a plataforma escolhida com dados modelados e atualizados constantemente é vantajoso considerar a integração com fontes confiáveis que possibilitem análises territoriais de diversos critérios. 

De fato, dados relacionados a territórios rurais podem ser difíceis de obter e manter atualizados. Existem muitas fontes diferentes de informações e os dados podem ser difíceis de interpretar e usar de forma eficaz. Percebe-se, então, as inúmeras vantagens de integrar seu próprio sistema ao amplo cardápio de soluções disponíveis no Marketplace da Agrotools, que se torna uma possibilidade segura, ágil e vantajosa para suprir essa necessidade.

Como integrar dados para monitorar territórios e seu negócio crescer

A vantagem é que já nossa plataforma já realiza o tratamento e validação dos dados que vão abastecer o software da sua empresa. Com as soluções da Agrotools, melhor do que um software isolado, as empresas vão encontrar todas as análises e informações de que necessitam para decisões mais precisas sobre suas operações.

As instituições financeiras, por exemplo, são obrigadas a atender aos parâmetros do Banco Central, além do monitoramento ambiental nas áreas financiadas e/ou seguradas. Enquanto isso, a indústria e o varejo devem acompanhar a origem das matérias-primas, entender logística, meteorologia e muito mais.

Como você pode ver, soluções digitais como API’s que podem se integrar ao software para agronegócio e já estão validadas e prontas para ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade, ao mesmo tempo em que reduzem custos. São benefícios que fortalecem sua competitividade no mercado, resultando na maior satisfação dos clientes.

A complexidade para obter informações e atualizá-las

O agronegócio tem protagonismo cada vez maior na economia, demandando inteligência de dados para o embasamento nas decisões estratégicas. Embora também seja importante considerar as complexidades de obter informações cruciais e atualizá-las em tempo hábil. 

O desafio de ter acesso a dados se estende à necessidade de acompanhar as principais tendências relacionadas ao ESG e requisitos governamentais no Brasil e no exterior, além de atender às novas necessidades dos consumidores, cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade nas cadeias produtivas.

Na prática, uma das principais dificuldades é que esses dados são geralmente isolados em diferentes departamentos ou espalhados por vários bancos de dados. Pode ser difícil compilar todas essas informações em uma única visualização que possa ser usada para análise.

Além disso, existem dados que demoram a ser atualizados à medida em que são coletados. Outro desafio é que esses dados geralmente são difíceis de acessar. Eles podem ser armazenados em sistemas proprietários ou bloqueados por firewalls. Para obter acesso, você pode precisar de permissões especiais ou ser obrigado a assinar acordos de confidencialidade, dificultando que os analistas obtenham as informações de que precisam em tempo hábil.

Apesar desses desafios, é fundamental que as empresas tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre os territórios rurais onde são desenvolvidas atividades produtivas. Esses dados podem ajudá-los a tomar melhores decisões sobre onde investir, e como responder às mudanças no mercado. 

Os benefícios de usar inteligência no agronegócio

Com o  AtMarket, oferecemos soluções como APIs que se integram a variados tipos de software para agronegócio ou plataformas que já estão prontas para uso, os Pixels. Elas foram projetadas para agilizar suas análises de territórios, desde o mapeamento de coordenadas até análise de CAR, integrando CPFs e CNPjs para tomada de decisão na hora de vender, comprar, segurar ou dar crédito ao produtor rural.

Os benefícios incluem:

  • Acesso a informações precisas e atualizadas;
  • Melhor tomada de decisão;
  • Maior eficiência e produtividade;
  • Custos reduzidos;
  • Maior competitividade;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Sustentabilidade aprimorada;

Nossas soluções são baseadas na web, portanto, podem ser acessadas de qualquer lugar, e nossa equipe de especialistas está sempre à disposição para fornecer suporte e treinamento. Com a Agrotools, você pode ter certeza de que seu negócio está funcionando da maneira mais eficiente possível. Conheça as nossas soluções e entre em contato conosco hoje para saber como podemos ajudar sua empresa a expandir seus negócios.


Tecnologia sob medida para
sua necessidade e orçamento

Estamos aqui para garantir o sucesso das suas operações envolvendo territórios rurais. Nosso time de especialistas já está de prontidão para te explicar melhor sobre todas as facilidades e benefícios das soluções digitais Agrotools.

Clique no botão para agendar sua consultoria gratuita:

Fale com nosso especialista

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento