Blog

Agfintechs agregam inovações financeiras para o setor agro

Agfintechs agregam inovações financeiras para o setor agro

Agfintechs agregam inovações financeiras para o setor agro

Crédito e risco são dimensões fundamentais do setor agropecuário em todo o mundo. Duas características centrais da produção no campo são o longo intervalo de tempo entre o investimento em insumos e a realização de lucros, além dos grandes riscos e impostos associados às atividades produtivas. 

Essas duas dimensões criam um conjunto de desafios interligados tanto do lado da oferta, as instituições financeiras enfrentam grandes e sistêmicos riscos ao conceder crédito ao setor agrícola, quanto do lado da demanda, os produtores enfrentam muitos riscos além de seu controle ao tentar financiar os investimentos necessários para aumentar produtividade.

Felizmente, o cenário tecnológico para a prestação de serviços financeiros está mudando rapidamente, e o mundo em desenvolvimento parece pronto para superar os sistemas legados de várias maneiras interessantes.

Neste artigo, você vai ver que, associado a esse cenário de mudanças, as empresas AgroFintechs ou simplesmente Agfintechs, como também são conhecidas, surgem como soluções financeiras inovadoras no segmento agro, conectando o mercado de capitais e investimentos com o setor rural, permitindo que a cadeia de valor tome melhores decisões para criar um sistema produtivo sustentável. 

Agfintechs desempenham papel estratégico

Melhorando o acesso ao crédito e a eficiência financeira, além de reduzir os riscos na contratação de produtos financeiros, as empresas Agfintech utilizam a tecnologia da informação para expandir a produtividade agrícola.

Na prática, as AgroFintechs oferecem várias soluções para alguns dos maiores desafios enfrentados pelo setor da agroindústria. 

Para pequenos agricultores provenientes da agricultura familiar (equivalente 25% do agronegócio brasileiro), por exemplo, a decisão de cultivar durante as safras, investir em métodos agrícolas mais eficientes ou comprar novos equipamentos depende do acesso a financiamento. 

Porém, apesar da importância do setor agropecuário para a economia do país, com o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro alcançando 27,4% no PIB brasileiro em 2021, de acordo com estudo feito pelo Cepea em parceria com a CNA, historicamente as instituições financeiras tradicionais ainda impõe grandes restrições e requisitos para fornecer recursos financeiros aos pequenos empreendedores rurais. 

As razões para essas dificuldades são diversas. 

A distância entre os grandes centros financeiros e os territórios rurais, por exemplo, incorrem numa assimetria de informações sobre as cadeias de produção, de modo que os bancos, muitas vezes, consideram um território desconhecido e, portanto, investimento de alto risco. 

Existe uma necessidade clara e constante dos agricultores de comprar insumos agrícolas de alta qualidade, como sementes híbridas e fertilizantes, a crédito com prazos de pagamento flexíveis e datas de vencimento pós-colheita. É nesse momento que as Agfintechs fazem a diferença.

O ponto mais desafiador consiste na dificuldade que muitos produtores rurais têm para responder ou atender a todos os critérios e questionamentos que as instituições financeiras exigem em uma análise de crédito.

Basicamente, as instituições financeiras tradicionais que oferecem crédito rural são requisitadas a atender regulamentações do Banco Central, tais como enviar coordenadas geodésicas e realizar monitoramento remoto, entre outras exigências regulatórias. 

Por outro lado, seguindo seu conceito de inovação, as Agfintechs fazem a diferença que o produtor rural precisa. Sua forma de atuação tem particularidades que beneficiam a realidade de cada produtor, já que elas financiam o agronegócio com recursos livres, ou seja, dinheiro próprio ou oriundo do mercado de capitais, sócios, etc.  São recursos com taxas livres, direcionados, mas não controlados, apresentando flexibilidade em sua negociação e na forma de pagamento.

Além disso, o cenário de alta da taxa básica de juros reduz a oferta de linhas de financiamento agropecuário privadas tradicionais, intensificando a necessidade de iniciativas de crédito para o produtor, por alternativas viáveis, seguras e eficientes no processo de tomada de crédito rural junto às instituições financeiras. 

Soluções das Agfintechs ampliam o acesso a financiamento 

Além de linhas de financiamento mais flexíveis, o setor de Agfintechs oferece uma oportunidade para os empreendedores criarem produtos bancários, pagamentos e crédito fáceis de usar para os agricultores e outras soluções tecnológicas. 

Em complemento a esse cenário, em áreas rurais a infraestrutura bancária é precária e as soluções Agfintech também fornecem mecanismos de identificação adequada para garantir que os mutuários paguem seus empréstimos. 

As soluções também podem usar dados em tempo real de sensores e tecnologia habilitada para IA para medir os custos e riscos dos agricultores com base em sua geografia. 

Casos de uso ​​da Agfintech na agricultura

Muitas AgroFintechs estão usando uma variedade de soluções tecnológicas para ajudar a tornar o processo de transações financeiras predominante no setor agrícola mais suave, ao mesmo tempo em que constroem uma indústria mais orientada e equipada financeiramente a partir da agricultura. 

Aqui estão alguns exemplos de plataformas que utilizam interfaces amigáveis ​​e funcionalidades intuitivas fáceis de usar para dar aos agricultores importantes recursos que vão além de linhas de financiamento bancário.

Financiamento pay-as-you-go 

Opção para equipamentos agrícolas que agiliza o processo de aluguel, compra e venda por meio de soluções baseadas em plataforma, reduzindo o custo e aumentando o acesso aos agricultores. Uma situação vantajosa para todos que precisam do equipamento e para quem o possui, mas não precisa dele em tempo integral. 

Plataforma de Poupança

Construir todo um ecossistema inclusivo financeiramente dentro da comunidade rural, simplificando os pagamentos entre várias partes que trabalham no campo agrícola, leva a pequenas economias. 

Pontuação de Crédito Alternativa

Sistema que usa indicadores agrícolas relevantes para fornecer pontuações de risco de crédito mais precisas para instituições financeiras que aportam recursos no setor agro. Esses conjuntos de dados tendem a ser imparciais, derivados de dados sociais, ambientais, agronômicos e de satélite. Ele é analisado por algoritmos de aprendizado de máquina para produzir pontuações de crédito relevantes.

De fato, as Agfintechs conectam o campo aos negócios, ao mercado financeiro e faz com que as empresas entendam melhor os riscos associados à produção rural e as reais oportunidades do agronegócio. 

Desta forma, é possível tomar decisões estratégicas de negócio com maior agilidade e assertividade, fundamentada em dados e fatos. Atendendo critérios de governança e análise de risco socioambiental, diretrizes fundamentais das instituições financeiras para decidir se segue, ou não, com o financiamento.

Agfintechs são peças chaves para a recuperação da economia

Mesmo diante do atual cenário de crise, que inclui a recuperação gradual dos impactos da pandemia e os conflitos envolvendo economias globais, o agronegócio terá um importante papel na recuperação da economia. E as Agfintechs serão peças chaves nesse processo.

As Agfintechs desempenham uma série de papéis críticos ao impulsionar a capacidade de fornecer financiamento agrícola em grande escala, particularmente em países em desenvolvimento, onde o acesso a crédito para produtor rural pode estar longe de ser universal. 

A variedade de tecnologias digitais diminuiu drasticamente o custo de prestação de serviços, permitindo que sejam oferecidos em pacotes menores para negócios que se relacionam com o agro, compram, vendem ou oferecem cobertura de seguros para produtores rurais de todos os portes.

Isso mantém a promessa de que países menos desenvolvidos e regiões remotas poderiam superar os desafios de atender os diferentes requisitos de mercado, substituir sistemas legados e usar a tecnologia móvel/digital para impulsionar a produtividade agrícola de novas maneiras. 

É possível ainda, incluir nesse cenário de mudança, inovação tecnológica, a exemplo das ferramentas de big data e inteligência artificial que permitem que as instituições direcionam o crédito com mais precisão, alcançando assim melhores grupos de produtores rurais e expandindo o acesso ao crédito com garantias mais flexíveis.

Agfintech para promover a agricultura de alto valor

Ao abordar diferentes partes da cadeia de valor simultaneamente e atender a várias necessidades do setor agrícola, a Agfintech tem poder para ajudar a criar um fluxo ininterrupto de insumos para os agricultores e atender a demanda do consumidor final. 

Os players das Agfintechs podem trabalhar ao lado de bancos, empresas de microfinanças e governo para criar um impacto significativo. 

A visão de fornecer inclusão financeira a milhares de produtores rurais sem acesso a serviços bancários, investimentos e financiamentos, além de dobrar a renda dos agricultores pode ser cumprida com ajuda das Agfintechs e os provedores de serviços financeiros tradicionais se unirem e colocarem mais ênfase no setor agropecuário.

Esperamos que nosso conteúdo introdutório sobre Agfintechs seja útil para você e para os seus negócios. Nos próximos textos desta série, vamos aprofundar esse entendimento com novos exemplos, inovações e cases. Enquanto acompanha, se você também quiser conhecer soluções digitais que ajudam a diminuir a assimetria de informações e conectar o campo à cidade, visite o nosso marketplace e veja como a maior AgTech da América Latina pode apoiar a sua empresa.


Que tal contar com ajuda de um especialista do nosso time para conhecer a melhor solução que atende sua necessidade?

Conte-nos um pouco mais e tenha acompanhamento personalizado!

Fale com nossos especialistas

Relacionados

atividades financiadas pelo crédito rural

Quais são as atividades financiadas pelo crédito rural?

Crédito rural: como reduzir a insegurança gerada pela escassez de informações no campo

Crédito para produtor rural: tecnologia e inteligência de dados

Crédito para produtor rural: tecnologia e inteligência de dados

Solicitar Orçamento