Blog

Entenda os impactos que a Análise Espacial de Dados Geográficos pode trazer na gestão do agronegócio

Entenda os impactos que a Análise Espacial de Dados Geográficos pode trazer na gestão do agronegócio

Entenda os impactos que a Análise Espacial de Dados Geográficos pode trazer na gestão do agronegócio

7 de fevereiro de 2022

Tempo de Leitura: 7 minutos

Uma propriedade rural tem diferentes características. Naquela porção de terra, há diversos atributos que influenciam na sua capacidade de produção. Por isso, a Análise Espacial de Dados Geográficos é fundamental para conhecer as suas diversas camadas, como o tipo de solo, relevo e a presença de vegetação nativa, apenas para citar alguns exemplos.

Resolvemos o problema da complexidade para consultar dados em fontes públicas, que muitas vezes não eram apresentados da forma mais intuitiva ou organizados para a necessidade específica de negócios que se relacionam com territórios. A análise criada pela Agrotools mostra as informações completas sobre territórios, que vão além daquelas que nos acostumamos nos mapas dos livros didáticos. Somamos, ainda, nosso profundo conhecimento do agro com informações de satélites constantemente atualizadas e um time avançado de especialistas que gera insights exclusivos.

Neste artigo, vamos apresentar a function (microsserviço) de Análise Espacial de Dados Geográficos, que é uma API integrada diretamente no seu ERP ou sistema de informação geográfica. Ela tem a finalidade de conhecer melhor o território de interesse e obter informações geográficas relevantes sobre os locais analisados.

Mais do que isso, ela têm uma participação fundamental na tomada de decisões para empresas que se relacionam diretamente com o agronegócio. Confira!

Como funciona a API de Análise Espacial de Dados Geográficos

A function de Análise Espacial de Dados Geográficos, disponível no nosso marketplace agro, realiza diferentes tipos de análise, como centróide de polígono, buffer e área total. Basicamente são estudos que retornam informações relevantes sobre aquele espaço — verificar as nascentes de rios em volta do ponto informado, por exemplo.

A resposta trazida por essa API dependerá da finalidade daquela consulta. “Nossos dados históricos mostram, por exemplo, quanto uma área teve de supressão ou regeneração da floresta. Então se o cliente trabalha com protocolos de desmatamento, consegue acessar todos esses dados e fazer o monitoramento”, exemplifica Daniela Nogueira Nunes, especialista da Agrotools.

Existem diversos motivos que levam a usar a Análise Espacial. Por exemplo, uma instituição financeira pode confirmar se a área total da propriedade é, de fato, aquela que foi informada pelo seu cliente que solicitou o crédito rural. Assim, evita-se que áreas com riscos socioambientais ou ilegalidades sejam omitidas.

Também pode ser usada para empresas que desejam garantir o cumprimento dos requisitos do Código Florestal e querem expandir sua agenda ESG. Por exemplo, frigoríficos que querem acessar novos mercados internacionais, mas precisam cumprir requisitos mais rígidos na sua linha de produção.

Ou mesmo empresas que precisam comprovar critérios de sustentabilidade, seja para conseguir certificações ou receber aportes de fundos de investimento. As informações trazidas por esse microsserviço jogam luz aos territórios e permitem conhecer, exatamente, o que há nele.

Nova call to action

Microsserviços complementares

O grande avanço das APIs da Agrotools é a possibilidade de contratar análises individuais. Logo, empresas que têm um orçamento mais enxuto ou que trabalham com análises muito específicas podem personalizar os seus dados.

Apesar disso, o cliente pode combinar diferentes microsserviços para atingir o seu objetivo. Existem outras functions que se relacionam com a Análise Espacial de Dados Geográficos e complementam o estudo, o que traz dados mais completos sobre o local.

  • Consulta Geográfica de Municípios: retorna o município em que a coordenada está inserida, com o código inscrito na base do IBGE.
  • Imagem de Satélite Sentinel: traz uma visão ampla do território, com sequências de imagens de satélite no período informado (de 5 a 60 dias). Permite analisar alterações no solo, identificar florestas ou mesmo ver o histórico de utilização da terra nas últimas décadas.

Saber o município correto permite que você siga as regras locais, como analisar se aquela fazenda cumpre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Já as imagens de satélite complementam a análise com a identificação do uso da terra, solo e mais informações relacionadas à agricultura digital.

Análise Espacial na tomada de decisão no agronegócio

O nosso banco de dados é capaz de processar diversas análises sobre a mesma propriedade ou coordenada. Ele funciona como um mapa, mas oferece diversas camadas com níveis de informação diferentes, o que torna seu conhecimento mais completo.

Nesse sentido, a Análise Espacial de Dados Geográficos traz a possibilidade de criar protocolos personalizados, com base nas necessidades dos clientes. Pense em uma organização que precisa zerar o desmatamento nos seus fornecedores, porque deseja exportar para mercados que colocam essa restrição.

Com os nossos microsserviços, ele pode definir as regras que precisam ser analisadas e criar um protocolo específico para aquela finalidade. Existe a opção de analisar Áreas de Proteção Permanente, focos de incêndio e índice de desmatamento em conjunto, por exemplo.

Além disso, os dados podem ser enriquecidos com frequência e auxiliam nas tomadas de decisão, porque você identifica exatamente onde estão os pontos que demandam ações. Sem esse tipo de tecnologia, é mais complexo monitorar grandes porções de terra ou milhares de fornecedores, o que deixa espaços para riscos reputacionais.

O mesmo vale para uma pessoa jurídica que deseja comprar uma fazenda para criar gado. Na hora de escolher a propriedade ideal, é fundamental analisar se o terreno é íngreme ou acidentado, porque isso compromete o objetivo final. A consulta aqui na Agrotools traz esse tipo de informação. De fato, são inúmeras aplicações possíveis.

Porque usar as análises individuais da Agrotools

As APIs da Agrotools têm diferenciais importantes para as empresas ou instituições financeiras que utilizam a Análise Espacial na sua rotina. São dados automatizados e obtidos de forma simples pelo cliente, mas com grande potencial nas decisões corporativas.

O primeiro deles é o monitoramento diário dos dados socioambientais. A Agrotools analisa diversos critérios regularmente, como áreas embargadas, fluxo de importação e exportação de bovinos e focos de incêndio. Ou seja, o cliente tem a certeza de que a sua pesquisa retorna informações confiáveis e atualizadas.

Ao mesmo tempo, a nossa equipe de especialistas busca um constante enriquecimento no banco de dados, que é o mais completo do Brasil. São novas informações que compõem o ambiente de clientes e aumentam o seu conhecimento sobre a área de interesse.

“Nós buscamos um constante enriquecimento dos dados geográficos, sempre buscando dados que possam compor o ambiente dos clientes. Por exemplo, se o cliente trabalha com água, nós buscamos dados de nascentes, outorgas e secas para fazer o monitoramento, entre outras informações”, destaca Daniela Nogueira Nunes.

Mais do que isso, os nossos dados são capazes de cruzar informações e apontar inconformidades dentro dos quesitos analisados, como encontrar áreas embargadas por algum requisito do Código Florestal.

Fora que, nesses 15 anos de atuação no mercado, também criamos tecnologias proprietárias para auxiliar nossos parceiros a atingir seus objetivos, como o GeoID, que traz um monitoramento mais preciso e realista dos territórios.

São muitas camadas de informações combinadas. Assim, os clientes podem ser mais assertivos na sua atividade, como oferecer um crédito rural mais eficiente ou mesmo acompanhar e comprovar a sustentabilidade da sua cadeia de valor.

Aplicar a Análise Espacial de Dados Geográficos na sua rotina pode trazer ótimos resultados para a sua análise socioambiental. Em conjunto com outros microsserviços oferecidos pela Agrotools, como as APIs de Consulta Geográfica de Municípios e Imagem de Satélite Sentinel, você é capaz de acessar muitas camadas de informações e tomar decisões mais precisas e seguras. Inclua as APIs da Agrotools na sua estratégia de negócio. Clique aqui e saiba como disponibilizamos os dados e análises que você precisa, na hora e no formato que você quiser.

Relacionados

Mercado de carbono_protagonismo do setor privado

Mercado de carbono: protagonismo do setor privado

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Solicitar Orçamento