Blog

ESG para indústria, inovação e infraestrutura

ESG para indústria, inovação e infraestrutura

ESG para indústria, inovação e infraestrutura

15 de setembro de 2022

Tempo de Leitura: 5 minutos

Reconhecendo que é fundamental inovar nos processos e ter uma visão abrangente da cadeia de valor, o tema Indústria, Inovação e Infraestrutura faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU. Essa abordagem tem relação direta com as empresas que se relacionam com o agronegócio.

Com o desenvolvimento do ESG e o crescimento dos negócios com propósito, ganhou destaque a busca por formas relevantes para alcançar o desenvolvimento sem comprometer o meio ambiente.

Nos próximos tópicos, veja como a inovação e a tecnologia podem gerar impacto positivo no agro!

Os três “is” do ODS 9

Em qualquer mercado, o investimento nos três “is” tem potencial para gerar crescimento sustentável. Ou seja, quando falamos de diretrizes e metas globais para os próximos anos, é impossível deixá-los de fora.

A população está em constante crescimento e será necessário progredir tecnologicamente para atender a todos sem impactar negativamente no meio ambiente. Nesse sentido, a ONU indica alguns caminhos relevantes:

  • Infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente;
  • Industrialização inclusiva e sustentável;
  • Inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Todas as metas do ODS envolvem inovação, porque para conseguir uma indústria moderna, é necessário pensar em sustentabilidade em todas as etapas do negócio. Nesse sentido, a Agrotools sempre esteve na vanguarda da criação de novas tecnologias para organizações que se relacionam com o agronegócio, contribuindo nessa inovação e democratização.

Como mostrou o Índice Global de Inovação 2021, os setores que adotaram inovação e digitalização são mais resilientes e estão melhor preparados para o futuro.

Sustentabilidade na cadeia produtiva

Quando trazemos para a realidade das empresas com fornecedores em sua cadeia produtiva, a indústria sustentável tem peso importante. Não é simples garantir que todos os participantes do processo estejam em compliance socioambiental, mas é viável.

O segredo está na tecnologia. Para aliar desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade, o melhor caminho está na pesquisa científica e inovação. Como isso é possível? A inteligência de dados é uma das soluções, justamente no que a Agrotools se destaca há 15 anos.

Munida das ferramentas corretas, a indústria pode alcançar a excelência no supply chain e buscar processos mais limpos, que estejam em linha com as boas práticas ESG. Além de jogar luz sobre todo o processo, os dados conectados que geram informações e insights também auxiliam na tomada de decisões, algo que é vital na gestão e rastreabilidade responsável da cadeia de suprimentos.

Inovação no desenvolvimento sustentável

Além da sustentabilidade em toda a cadeia, há uma série de inovações que permitem bons resultados financeiros e com o menor impacto possível no meio ambiente. Dentro das metas dos ODS 9, estão a adoção de processos industriais limpos e a eficiência no uso dos recursos.

Para chegar lá, será necessário adotar algumas práticas inovadoras:

  • diversificação industrial, que é lidar com tipos diferentes de matérias-primas e mercadorias;
  • agregação de valor às commodities, com melhoria nos produtos e recursos;
  • investimento em pesquisa e desenvolvimento, para trazer novidades que impactem positivamente na infraestrutura;
  • automação de processos, com aplicação de tecnologia para aumentar a eficiência da produção;
  • gerenciamentos dos insumos e materiais utilizados, o que diminui as perdas e os custos do processo, entre outras inovações.

Nova call to action

Democratização do acesso a novas tecnologias

De fato, existem muitos desafios para alcançar as metas dos ODS 09. Um deles é o acesso às tecnologias, que permitem chegar aos objetivos traçados. Um exemplo claro é o uso da internet, que cai de 87% (países desenvolvidos) para 19% (países em desenvolvimento), de acordo com a ONU.

Como criar e desenvolver novas tecnologias sem o básico? Uma das soluções é democratizar o acesso a elas. As soluções que citamos anteriormente precisam ser aplicadas no maior número possível de locais para realmente gerar resultados positivos.

Aqui na Agrotools, nós trabalhamos para democratizar o acesso à tecnologia de ponta. Prova disso é o nosso AT Market, que é um marketplace do agro. As nossas soluções, como os pixels (ferramentas Saas) e as APIs, podem ser compradas individualmente e com baixo custo.

Elas permitem ajudar na rastreabilidade da cadeia, na maior eficiência da produção e na melhora dos processos internos, apenas para citar alguns efeitos positivos.

Assim, mesmo as pequenas empresas, pesquisadores e indústrias de menor porte podem acessar dados que, em geral, estavam restritos a grandes corporações. Ainda há um caminho a ser percorrido, mas facilitar o acesso é fundamental para atingir as metas de indústria, inovação e infraestrutura.

Você já conhece o AT Market? Clique aqui e veja as soluções do nosso marketplace para garantir a sustentabilidade da sua cadeia produtiva! Também oferecemos um aplicativo móvel para coleta de informações em campo, o GIX, que é uma solução horizontal, de fácil acesso e baixo custo.


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

Relacionados

Mercado de carbono_protagonismo do setor privado

Mercado de carbono: protagonismo do setor privado

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Solicitar Orçamento